Deputados Molon e Aliel abandonam a REDE de Marina Silva. Agora eles são “socialistas”

Os deputados federais Aliel Machado (PR) e Alessandro Mollon (RJ) comunicaram por meio de cartas, nesta segunda (26), que deixaram a Rede Sustentabilidade (REDE) para ingressar no Partido Socialista Brasileiro (PSB). O Blog do Esmael registrou em outubro de 2017 que os dois parlamentares estavam de saída do partido de Marina Silva em outubro de 2017. Agora os moços são “socialistas”.

Na eleição de 2014, Aliel foi eleito pelo PCdoB do Paraná e Molon pelo PT do Rio de Janeiro. Ambos se albergaram na REDE em setembro de 2015. E agora no “socialismo chinês” do deputado ideólogo Luiz Claudio Romanelli — líder do governo Beto Richa (PSDB) na Assembleia Legislativa do Paraná.

LEIA A ÍNTEGRA DA CARTA DE ALIEL MACHADO:

Ponta Grossa, 26 de fevereiro de 2018.

Car@s Amig@s,

Em atenção e respeito a todos que acompanham o nosso trabalho, comunico nesta carta o meu desligamento da Rede Sustentabilidade, partido o qual me orgulho de ter feito parte desde a sua oficialização, em setembro de 2015. Na ocasião, a convite de Marina Silva, aceitei com entusiasmo o desafio de ingressar no partido e lutar o bom combate diante de uma grave crise política e moral.

Economia

Lutamos juntos. Em algumas ocasiões, vencemos. Em outras, fomos vencidos. Mas sempre combatemos de forma honesta e pensando num bem maior. E é também de forma muito transparente que hoje, mais de dois anos depois, percebo que é hora de trilhar outro caminho. Sinto que fizemos a nossa parte. Terá sempre um pedaço de mim na Rede e uma parte da Rede em mim.

Faço uma menção especial a Marina. Personalidade ímpar na nossa tão desacreditada política. Falar da história dela seria redundância. Mas é preciso ressaltar a sua luta e opção pelo bem comum. Deixo aqui um agradecimento fraterno e sincero de quem continuará a admirá-la.

Mas a política é feita de decisões. Por isso gostaria de comunicar que, junto com uma das lideranças mais respeitadas do parlamento brasileiro, o deputado Alessandro Molon, aceitei o convite para ingressar no Partido Socialista Brasileiro (PSB), partido que confunde a sua história com as lutas do povo brasileiro. Como disse o líder político Miguel Arraes: “O que importa é a prática política: o que importa são os posicionamentos que se tomam ao lado de determinadas camadas sociais em defesa de teses que interessam à nação como um todo”.

Sabemos que teremos incontáveis desafios a superar, mas sem dúvida o maior deles é o combate à desigualdade social. O PSB, ciente desse dever, se organiza para intensificar a sua luta em defesa dos interesses nacionais e do desenvolvimento do país.

O momento político nacional é delicado. E no Paraná também enfrentamos grandes problemas. Por isso agradeço o convite e a confiança do presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, que por conhecer a nossa história e trajetória de vida, nos convidou a participar desse momento histórico para o Brasil. Tenho certeza de que teremos muito a contribuir.

Um grande abraço,

Aliel Machado
Deputado Federal

LEIA A ÍNTEGRA DA CARTA DE ALESSANDRO MOLO:

Querid@s amig@s,

Queria compartilhar com vocês uma decisão que tomei, depois de um processo de reflexão em que levei em conta constatações que fiz nos últimos meses, análises do momento em que vivemos e os sonhos que me movem na política. Após conversas com a porta-voz da Rede Sustentabilidade, Marina Silva, comuniquei a ela minha opção por me desfiliar da Rede.

O Rio de Janeiro e o Brasil passam por um período especialmente delicado e preocupante. Como deputado federal, sinto a enorme responsabilidade e a grande honra de representar milhões de cidadãs e cidadãos. Por isso, não me sinto no direito de oferecer menos do que tudo o que posso e que tenho em mim. Nosso estado e nosso país o exigem.

Com isso em mente, cheguei à conclusão de que, em um novo partido, me sentirei mais à vontade para continuar a lutar com firmeza e determinação por tudo o que sempre defendi: a redução das brutais desigualdades de nossa sociedade – a maior chaga brasileira, na minha opinião -, a busca de um desenvolvimento eficiente e sustentável, e uma política feita de forma limpa e transparente.

Observando o cenário partidário, vejo com entusiasmo e esperança o movimento de reencontro do PSB com sua história, marcada por uma defesa clara da justiça social feita por quadros como Miguel Arraes e tantos outros que se dedicaram à construção de um país melhor.

Em uma conjuntura tão conturbada, não há decisão simples a ser tomada. A complexidade do momento e a fragilidade do quadro partidário brasileiro não devem nos paralisar. O momento atual requer ousadia, exige correr riscos à altura dos desafios presentes. O Rio e o Brasil têm pressa.

À Rede e a cada um de seus militantes, meu agradecimento pelas lutas que travamos juntos. Meu carinho especial a Marina Silva, cuja integridade e história de luta e de superação são reconhecidas por todos.

Aos quadros do PSB, minha esperança de uma jornada de realizações conjuntas para o Rio de Janeiro e para o Brasil, com soluções modernas, responsáveis e arejadas que construiremos juntos. Elas hão de trazer um novo sopro de entusiasmo à sociedade!

Lanço-me nesta nova empreitada de peito aberto. Mudo de partido para permanecer fiel às bandeiras que sempre defendi – e continuarei a defender – na minha caminhada. Conto com vocês nessa nova etapa de luta por um estado e um país mais justos, solidários e fraternos.

Um forte abraço,
Alessandro Molon

Deixe um comentário