Beto Richa sempre foi uma “mãe” para as concessionárias, diz ex-relator da CPI dos Pedágios

Publicado em 23 fevereiro, 2018

O deputado Péricles de Mello (PT) afirmou nesta sexta (23) que o governador Beto Richa é o responsável direito pelo aumento nas tarifas de pedágio nas rodovias paranaenses. Segundo o petista, que foi o relator da CPI dos Pedágios na Assembleia Legislativa do Paraná, em 2014, o tucano desrespeitava índices indicados por técnicos do DER para agradar as concessionários.

Nas palavras do deputado Péricles, o governador Beto Richa sempre foi uma “mãe” para as concessionárias de pedágio e um carrasco para os usuários das estradas paranaenses.

.

Em outra oportunidade, em 2015, Péricles disse profético que “os desvios da Lava Jato, investigados pelo juiz Sérgio Moro, são café pequeno perto do que a máfia do pedágio fatura no Paraná.”

Nesta quinta (22), a lava jato acusou agentes do governo do estado de cobrarem propina para superfaturar a tarifa, em até 400%, nas 27 praças de pedágio existentes no Paraná. Portanto, Péricles tinha razão.

Por meio de nota, nesta sexta (23), o parlamentar do PT assim se expressou acerca da Operação Integração, da lava jato:

.

“Há muito tempo tenho denunciado o conluio entre as concessionárias e empreiteiras que sempre dominaram grandes obras públicas.

Mostrei, em meu relatório da CPI dos Pedágios, as irregularidades no edital de licitação, o aumento na taxa de retorno solicitada pelo governo – desrespeitando os índices indicados pelo Departamento de Estradas de Rodagem, DER e o superfaturamento de obras, entre outras irregularidades.

Agora, a Justiça investiga casos de corrupção relacionados às concessões de rodovias no Paraná. Espero que tudo seja esclarecido e que os culpados sejam punidos.”