UFPR divulga resultado do vestibular

Daqui a pouco, às 14h, a tradicional Universidade Federal do Paraná (UFPR) — o último reduto progressista em Curitiba — divulga o resultado final do vestibular 2017/2018. Antes, porém, às 13h30, o reitor Ricardo Marcelo Fonseca concede entrevista coletiva no Campus Agrárias. Abaixo, confira a lista dos aprovados.

Clique aqui para conferir os aprovados no vestibular da UFPR
A UFPR é considerada politicamente o último “bastião progressista” na capital paranaense, após a queda da Prefeitura de Curitiba, sob Gustavo Fruet, diante do grupo de Beto Richa (PSDB) e Rafael Greca (PMN).

Dito isto, abaixo o despacho oficial da UFPR sobre a divulgação do vestibular:

Vestibular 2017/2018: resultado final será homologado no dia 12/1, às 14h, no Núcleo de Concursos da UFPR

Antes da solenidade no Cabral, haverá coletiva à imprensa às 13h30; após a assinatura, estudantes promoverão o Banho de Lama para aprovados festejarem

A homologação do resultado final do Vestibular 2017/2018 da UFPR ocorrerá nesta sexta—feira (12), às 14 horas, com a assinatura da lista de classificados pelo reitor Ricardo Marcelo Fonseca, na sede do Núcleo de Concursos (NC—UFPR), no Campus Agrárias, em Curitiba. A cerimônia contará ainda com a participação da vice—reitora, Graciela de Muniz; do pró—reitor de Graduação e Educação Profissional, Eduardo Barra; da pró—reitora de Assuntos Estudantis, Maria Rita César; e do coordenador—geral do NC—UFPR, Mauro Belli.

A assinatura será precedida por uma entrevista coletiva com a imprensa, marcada para as 13h30. Logo após a assinatura, a lista de classificados será divulgada no site do NC—UFPR, na página da UFPR no Facebook e no mural físico do Campus Agrárias (R. dos Funcionários, 1.540, Cabral).

O candidato mais bem colocado na Chamada Geral e os aprovados em primeiro lugar nos seus cursos de opção também terão os nomes divulgados.

Concentração

A divulgação será o pontapé inicial para o tradicional Banho de Lama, organizado anualmente pelo Diretório Central de Estudantes (DCE), centros e diretórios acadêmicos e atléticas para receber os calouros. A concentração de estudantes começa às 13 horas. Segundo a Gestão “O Rolê é Nosso”, além da piscina de lama, haverá shows, banheiros químicos, chuveiros e venda de comida, água, refrigerante sob as tendas. Apenas bebidas não alcoólicas serão permitidas na festa. O Banho de Lama será acompanhado pela Comissão Antiopressão do DCE, para coibir situações de constrangimento ilegal ou discriminação.

Além da cerimônia, sexta—feira também será o dia da divulgação das respostas dos recursos para os candidatos que recorreram das notas das provas discursivas. As vistas das provas foram viabilizadas em 12 de dezembro pelo NC—UFPR. As respostas ficarão disponíveis para consulta no sistema até o dia 12 de fevereiro.

Neste ano, as bancas de validação de autodeclaração, que verificam os pedidos para concorrer às cotas, foram realizadas antes da primeira fase do vestibular. Portanto, os classificados nas listas de cotas serão conhecidos também no dia 12.

Seleção

Nesta edição do processo seletivo próprio da UFPR, concorreram, inicialmente, a 5.439 vagas de graduação, 55.179 inscritos. Para comparação, o Vestibular 2016/1017 teve 54.942 inscritos para 5.494 vagas.

Dos candidatos que fizeram a primeira fase, 13.323 foram convocados para a segunda fase do vestibular. O número de convocados para a segunda fase equivale ao triplo das vagas disponibilizadas para cada opção de curso, somando—se a isso todos os candidatos que obtiveram a nota de corte.

As provas da primeira fase foram realizadas no dia 29 de outubro. Já as da segunda fase (as discursivas), nos dias 26 de novembro (Prova de Compreensão e Produção de Textos) e 27 de novembro (provas discursivas de Biologia; Biologia e Matemática; Biologia e Química; Filosofia; Filosofia e História; Física e Matemática; Física e Química; Geografia; Geografia e História; História; História e Matemática; Matemática; Química; ou Sociologia).

Todos os convocados tiveram de fazer a Prova de Compreensão e Produção de Textos. Além dela, dependendo do curso, o candidato precisaria fazer até duas provas discursivas. Os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design e Música, por sua vez, exigiram provas práticas específicas, realizadas em 27 de novembro.

Matrículas

O provável período para Registro Acadêmico da Chamada Geral do Vestibular 2017/2018 será entre os dias 17 e 25 de janeiro.

Após concluir o Registro Acadêmico, os ingressantes terão que confirmar a matrícula e efetivar a ocupação da vaga na coordenação do curso escolhido. Essa etapa ocorrerá provavelmente entre os dias 19 e 21 de fevereiro para os ingressantes no primeiro semestre; e entre 30 de julho a 1.º de agosto para os ingressantes no segundo semestre.

No caso dos ingressantes do primeiro semestre, a Semana de Recepção aos Calouros da UFPR está marcada para os dias 19 a 23 de fevereiro. No segundo semestre, será de 30 de julho a 3 de agosto.

De acordo com a Resolução 11/09 do Conselho Universitário (Coun), os trotes precisam estar articulados com a comissão setorial que será montada para organizar a acompanhar as atividades. São vedadas quaisquer ações tidas como coercitivas ou constrangedoras.

———Link para a matéria no site (com links para mais informações)

1 Comentário

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Parabéns aos aprovados, que façam bom uso dos conhecimentos adquiridos, lembrem que é o contribuinte que custeia tudo isso e não é barato… Pouquíssimos países do mundo oferecem a oportunidade de graduação sem pagar, então revertam o que aprenderem a favor do Brasil e do seu povo, usem para o bem da nação.