“TRF4 pode ter criado um lulismo mais radical com condenação do ex-presidente”, diz historiador

O historiador Lincoln Secco, professor da Universidade São Paulo e pesquisador da história do PT, acredita que a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo TRF4, na semana passada, pode ter criado um lulismo mais radical, sem Lula e sem o PT, como é o peronismo na Argentina.

Em entrevista ao espanhol El País, Secco disse que a percepção do povo é que Lula foi perseguido pelo judiciário.

“As cenas do julgamento são simbólicas. É possível que os juízes tenham contribuído para consolidar o mito Lula por uma ou duas gerações e venhamos a ter um lulismo mais radical sem Lula e até sem essa atual direção do PT, como foi o peronismo depois de proibido oficialmente na Argentina.”

O historiador afirma que ao PT só resta pensar na substituição dele para garantir uma votação suficiente para sobreviver institucionalmente e, num outro ciclo da história, reconstruir suas bases de apoio.

Lincoln Secco não crê que Lula apontará o ex-governador da Bahia Jaques Vagner ou o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad para substituí-lo na eleição presidencial. Segundo o pesquisador da história do PT, o ex-presidente pode surpreender ou indicando a senadora Gleisi Hoffmann ou outro nome que tire da manga.

“É muito difícil imaginar um apoio ao Ciro Gomes, especialmente depois da hesitação dele em apoiar o Lula diante do julgamento. Ficou muito claro que o Ciro Gomes, este sim, torce quase que explicitamente para que o Lula não seja candidato, já que ele seria diretamente beneficiado por isso. O PT terá outro candidato”, analisou, ao lembrar que os petistas não têm tradição de apoiar candidatos de outros partidos.

11 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Defender políticos incompetentes e sem caráter é um desfavor a Nação Brasileira e seja ele de qual partido político for.

  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk….
    Lula é inocente, ele tirou 1 trilhão de pessoas da pobreza, e oque está acontecendo com ele agora é perseguição politica.
    Lula não é ladrão, apenas confie !

  3. Lula é criminoso comum e tem que ser tratado como tal.
    Foi televisionado porque é a primeira vez que um presidente vira chefe de quadrilha.
    Indicar Gleide Hoffmann é coerente, já que ela também é criminosa e ladra de aposentados. Assim fica tudo dentro do PCC, ou, desculpa, PT.

    • Em concordância… após todas os comentários que eu li , um em especial chamou minha atenção … aquela que fala sobre ” escrava doméstica ” . Nenhum trabalho é vergonhoso , hoje uma doméstica, tem sua carteira registrada , suas bonificações e tudo o que lhe é direito segundo o Ministério do Trabalho . De fato , Lula e sua corja roubaram tanto , que , essas trabalhadoras tiveram que ser desligadas de suas funções devido a crise que se instalou no país. O mais triste é que grande parte dessas famílias , já estão juntas há tanto tempo que , o envolvimento emocional é impossível não ter … pergunte a essas pessoas que foram prejudicadas , o que elas acham do Lula …

  4. Francamente… esse pessoal pago pra comentar em paginas e moldar a opiniao pública já esta ate aperfeiçoado. Tem foto e tudo no perfil fake. As famílias que perderam no lulismo perderam sim suas escravas domésticas, suas vagas cativas nas universidades públicas, seus assentos nas janelas dos aviões, sua pompa ao passear nos shoppings ao ver que pobre podia passear tb… e o pior, podia comprar também. Mas eu entendo o desespero. Lula preso é um mártir vivo que mostra a seletividade da lei. Lula morto seria um mártir tal qual Getúlio Vargas. E Lula solto ganha a eleição em qq cenário. Chupem essa manga.

  5. Ao meu ver a justiça parcial não é justiça, mas sim jogo de interesses . A imagem do juiz moro um juiz rígido mas parcial só suja e mancha ainda mais a imagem do judiciário brasileiro, o Brasil descente venceu???? Aécio investigado e mais sujo que pau de galinheiro está em seu cargo, temer comprou deputados inúmeras vezes com dinheiro público para continuar em seu cargo , cerra com conta bilionária no exterior continua livre, para mim a imagem de moro aos risos com Aécio em foto é tão grave como um policial que aceita dinheiro do tráfico para fazer vista grossa aos traficantes.
    Ao prender uns e deixar outros livres a justiça brasileira ao mostrou que corruptos mandam no país e com canais, e ainda são apoiados por pessoas de inteligência fraca que tem suas mentes controladas por canais podres de televisão

  6. Em entrevista ao espanhol El País, Secco disse que a percepção do povo é que Lula foi perseguido pelo judiciário.
    Essa percepção de perseguição daqueles que não querem largar o osso.
    Ninguém está comendo H de ninguém seu El País, o judiciário fez a parte dele, agora é cumprir o que foi determinado.
    Você não está na pele das famílias que sofreu com esse negócio de Lulismo e petismo, não venha querer botar o bedelho aonde não te pertence, vão cobrir seus problemas que não são poucos.

  7. Lula Guerreiro do Povo Carcereiro!!!

  8. Pingback: “TRF4 pode ter criado um lulismo mais radical com condenação do ex-presidente”, diz historiador | Blog do Esmael | BRASIL S.A