TRF-4 é incompetente para julgar Lula no caso do tríplex, diz colunista da Folha

O veterano jornalista Janio de Freitas, colunista da Folha, afirma neste domingo (21) que o TRF-4 é foro incompetente para julgar o caso do tríplex atribuído ao ex-presidente Lula.

“O próprio julgamento pelo trio é uma atribuição problemática. A ser obedecida à risca a determinação legal, os casos do apartamento (julgado agora) e do sítio teriam tramitado e seriam julgados na região em que se localizam, São Paulo”, escreve o colunista.

Em julho do ano passado, o juiz Sérgio Moro, que condenou Lula a nove anos e meio, ao responder embargos de declaração à defesa do ex-presidente, reconheceu: “Este juízo jamais afirmou na sentença, ou em lugar algum, que os valores obtidos pela construtora OAS nos contratos com a Petrobras foram utilizados para pagamento da vantagem indevida para o ex-presidente.”

A esse respeito Janio de Freitas aponta que a alegação artificiosa, por Moro, de que os dois casos relacionavam-se com as ilegalidades na Petrobras, levou o então relator Teori Zavascki a autorizar o deslocamento. “Nem por isso a alegação ganhou legitimidade, porque a tal ligação com os fatos na Petrobras nunca se mostrou”, ressalva.

“O processo e o julgamento ficaram fora do lugar, e o recurso entrou no mesmo desvio, até o tribunal em Porto Alegre”, diz o colunista da Folha ao destacar a incompetência do foro TRF-4.

Janio arremata: “A saída com que Moro, na sentença a ser agora avaliada, pensa ultrapassar esse tipo de atoleiro é cômica: refere-se à tal interferência como “ato de ofício indeterminado”. Indeterminado: desconhecido, não existente. Moro condenou por um ato que diz desconhecer, inexistir.

O colunista a Folha chega à conclusão óbvia que todos que possuem um cérebro maior que uma azeitona chegam: o TRF-4 furou a fila de 7 julgamentos em virtude do calendário eleitoral, isto é, para atender ao interesse de tirar Lula da disputa presidencial deste ano.

20 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. UAU, QUE INTELIGENTE É ESSE JANIO!
    IMAGINA COM TODA ESSA PRESSÃO, SE O JUIZ DE CURITIBA NÃO FOSSE COMPETENTE, O STF JÁ NÃO TERIA MUDADO?
    CADA UM TEM UM REINALDO AZEVEDO QUE MERECE.

  2. Sim, percebemos. Mas nós somos a maioria do Brasil. Percebeu?

  3. Sheila Vogel-Coupe, uma jovem virgem diz que o Lula também é tão puro e sério como ela.

  4. Quantos especialistas comentando!! Pessoal, liguem para o advogado do Brahma e se candidatem para prestar consultoria.

  5. A defesa do Lula deveria contratar ele para dar um parecer. kkkkkkk

  6. O “processo do triplex” e a sentença bizarra contra Lula da “Lava Jato Parcial” do Brasil do Golpe”, é nulo desde a primeira instância. Prisões ilegais sob forma de tortura e ameaças, negociatas nas “mentiras premiadas” e cerceamento da defesa são alguns dos crimes cometidos na perseguição psicótica a Lula. O mais importante não há provas contra, somente a favor de Lula. Moro e sua quadrilha terá que ser punido.

  7. Já que o juizeco de piso – redundância, claro – da província curitibana não se dignou a tanto, gostaria que alguém nos explicasse o que é “ato de ofício indeterminado”? Pois afinal, sua condenação ao Luiz está baseada nesse instituto jurídico.
    Ajudaria muito a entendermos toda essa palhaçada.

  8. Pingback: TRF-4 é incompetente para julgar Lula no caso do tríplex, diz colunista da Folha 21 de Janeiro de 2018 por esmael | 4 | BRASIL S.A

  9. Estão rasgando todos os registros de imóveis do Brasil com essa palhaçada. Invadir terras e edificacoes vai se tornar legitimo, posto que a titularidade da propriedade está sendo relativizada. Bando de piás pançudos. Incendiários!

  10. “Eles” armaram um circo com o picadeiro em Porto Alegre, mas cometeram o erro de achar que a maioria da população brasileira desempenharia o papel de palhaço. Ledo engano!

  11. Mais uma vez parabenizo a lucidez do jornalista, Jânio de Freitas; não precisa ser expert no assunto para entender que o processo contra Lula é totalmente ilegal; até mesmo no tocante à localidade do Fórum que o julga.

  12. Agora seu Jânio? Não é um tanto quanto tardio? Já tem mais de ano que alguns vem falando isso, inclusive, desde que os três patetas procuradores de São Paulo (não os patetas imbecilizados, raivosos e preconceituosos de Curitiba) entraram com a mesma ação, por lá. Só que lá, diferentemente daqui, da república de Curitiba, tem Juiz (a) que NÃO VIU qualquer ato que pudesse vincular o ex-presidente a corrupção. O caso é o mesmo, mas o tratamento foi diferente pelos imbecilizados justiceiros de Curitiba. E a imprensa, NADA. Aliás, TUDO, tudo de ruim foi parar na imprensa, diuturnamente, em todos os jornais e TV´s, com requintes de imbecilidade e crueldade que não tem fim. Porque só agora? Já era …

  13. Mídias com a parcela podre da direita julgar ok? Vamos começar a colocar as verdades onde não existe ato ilícito não a crime e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Lula) nunca cometeu crime algum portanto não existe ok julgar deve ter anulação já de todos processos contra o estadista ímpar Luiz Inácio Lula da silva (Lula), volto a escrever esta mais que na hora da polícia (PF) e Justiça reconhecer seus equívocos contra o estadista ímpar limpo e honesto Luiz Inácio Lula da Silva (Lula).

  14. Tão trágico-cômico, quanto ao daquele neo-ambientalista que do seu escritório no 37º andar do Tower na av, Paulista , vestindo terno de poliester com cinto de pele de sucuri e calçando scarpins de couro de jacaré, ter condenado aquele índio do rio Solymões por ter feito um churrasquinho de Cotia…