Requião: “Seria canalhice do TRF-4 condenar por unanimidade Luiz Inácio Lula da Silva”

O senador Roberto Requião (MDB-PR), um gramsciano convicto, portanto, pessimista na análise e otimista na ação, contraria o pensador italiano ao apostar no “afrouxamento” da condenação de Lula pelo TRF-4 no próximo dia 24. “Seria canalhice do TRF-4 condenar, por unanimidade, Luiz Inácio Lula da Silva”, disse nesta segunda-feira (8) ao Blog do Esmael.

O senador aposta num resultado de 2 votos favoráveis à condenação e 1 contrário, na 8ª Turma da Corte, o que possibilitaria recursos ao plenário do TRF-4.

Na semana passada o senador paranaense advertiu o judiciário para que não substitua o povo na escolha do próximo presidente da República.

Requião percebe uma enorme pressão da TV Globo e dos jornalões pela condenação unânime do ex-presidente porque, segundo ele, aos olhos da mídia, isso abreviaria os recursos e, consequentemente, tiraria Lula da disputa eleitoral deste ano.

Apesar do otimismo de Requião, hoje veio à tona que o TRF-4 furou a fila e passou o julgamento de Lula na frente de sete processos anteriores, o que indica a extrema politização do tribunal de Porto Alegre.

No caso de Lula, o recurso começou a tramitar no TRF-4 no dia 23 de agosto. Foi o processo da Lava Jato que chegou mais rápido ao tribunal depois da condenação, em 42 dias. E o segundo mais célere a tramitar na segunda instância.

Economia

Se aposta no “afrouxamento” do TRF-4, com um resultado de 2 a 1, Requião não faz o mesmo em relação à mobilização para o #OcupaTRF4 no dia 24 de janeiro. Diariamente, ele publica vídeos nas redes sociais pedindo a participação popular em Porto Alegre, participa de debates, concede entrevistas, dispara posts pelo Twitter, etc.

Assista ao vídeo de Requião:

Comments are closed.