“Piqueteros” argentinos podem engrossar o #OcupaTRF4 em Porto Alegre

O movimento dos “Piqueteros”, ligado à Central dos Trabalhadores da Argentina (CTA), poderá engrossar as manifestações do #OcupaTRF4, no próximo dia 24 de janeiro, em Porto Alegre, durante o julgamento da apelação do ex-presidente Lula.

Os “Piqueteros” surgiram no início dos anos 2000 na Argentina, a partir do contingente de desempregados e de moradores das periferias na região da Grande Buenos Aires. Eles travavam — e ainda travam — “uma luta sem trégua por sua sobrevivência e seus direitos ao trabalho, à saúde, à educação, à habitação ou à terra”, explica a socióloga Isabel Rauber, analista da CTA.

A característica dos “Piqueteros” é a combatividade e eles se destacaram há quase vinte anos justamente pela forma de luta que adotam: os piquetes, barreiras em ruas ou pontes, fábricas, etc.

Pela proximidade entre a capital argentina e Porto Alegre, é provável que caravanas de “Piqueteros” se solidarizem com os trabalhadores brasileiros em sua luta em defesa da democracia e por eleições livres em 2018. E, por óbvio, o direito de Lula se candidatar.

Deixe um comentário