Os combustíveis ‘nunca antes na história deste país’ estiveram tão caros como estão agora

Toda vez que os combustíveis são reajustados nas bombas ganham os sócios privados da Petrobras, sedentos por lucros. Os acionistas ON recebem o mínimo de 25% do lucro líquido, enquanto que os PN têm a prioridade na distribuição e recebem mais do que este percentual.

Após três anos de perdas líquidas, fruto das ações policialescas da lava jato, a estatal voltou a operar no azul. Uma das maneiras de se recuperar do baque foi reajustando gasolina, etanol, diesel, gás de cozinha para os consumidores.

São esses reajustes nos combustíveis que irão garantir o pagamento de R$ 10 bilhões de indenização aos fundos abutres formados por acionistas norte-americanos.

Dito isto, os combustíveis ‘nunca antes na história deste país’ estiveram tão caros como estão agora. Em algumas localidades, a exemplo do Litoral paranaense, o litro da gasolina ultrapassa 4,50. Até o carnaval, no próximo mês, poderá ultrapassar os R$ 5.

A ANP (Agência Nacional de Petróleo) divulgou pesquisa nesta terça-feira (9) em que os preços atingiram as máximas nominais, sem levar em conta a reposição da inflação. O órgão afirma que o aumento leva em conta a cotação internacional do petróleo e a majoração dos tributos pelo governo em julho.

O golpe de Estado foi para isso mesmo: aumentar os preços da gasolina, do etanol, do diesel, do gás de cozinha para os consumidores, bem como para transferir divisas para os Estados Unidos.

Economia

Comments are closed.