Deu no New York Times: caso de Lula não seria levado a sério nos EUA

O judiciário brasileiro é motivo de chacota não só no Brasil, mas em todo o mundo. Vide o New York Times que, nesta terça-feira (23), véspera de julgamento no TRF-4, pela boca de Mark Weisbrot, afirma que o caso Lula não seria levado a sério nos Estados Unidos da América.

Mark Weisbrot, é diretor do Centro de Pesquisas Econômicas e Políticas em Washington e presidente da Just Foreign Policy. Ele é o autor de livro sobre a economia global.

O articulista diz ainda nas prestigiadas páginas do NYT que vê inconsistências nas denúncias do juiz Sérgio Moro ao condenar o ex-presidente Lula a 9 anos e meio de prisão no caso do tríplex de Guarujá (SP).

Para o autor, a lava jato é uma operação partidarizada porque o presidente do TRF4, elogiou a sentença de Moro.

“As evidências no caso do tríplex estão muito abaixo do nível exigido por um tribunal dos Estados Unidos para que o caso seja levado a sério, quanto mais para que haja condenação”, afirma.

“O suborno alegadamente recebido pelo Sr. da Silva é um apartamento de propriedade da OAS. Mas não há provas documentais de que o Sr. da Silva ou sua esposa já tenham recebido títulos, alugados ou mesmo ficaram no apartamento, nem que tentaram aceitar esse presente. A evidência contra o Sr. da Silva baseia-se no testemunho de um executivo da OAS condenado, José Aldemário Pinheiro Filho, que teve a pena de prisão reduzida em troca da colaboração”, afirma Weisbrot num trecho do artigo.

O autor diz ainda que a decisão de Moro de condenar supostamente contra o que foi demonstrado pelas provas seria chamada nos Estados Unidos de kangaroo court. A expressão é utilizada para designar um processo judicial injusto, tendencioso ou precipitado que termina em uma dura punição.

17 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Só tem doente mental no PT

  2. O caso não seria levado a sério mas está no New York Times. Vão dormir e se preparar para mais uma derrota judicial do ladrão safado. Vai em cana logo, logo.

    • Vai ser lindo ver ele entre as grades ###. Gostaria de poder ver os bastidores e ver a cara de c… que vão fazer.

    • Só é levado a sério na kangaroo court de Moro. Só está no NYT porque Lula é conhecido internacionalmente pelo seu trabalho em prol dos pobres.
      Você é uma comédia.

      • Qual o legado desse mentiroso para os pobres? Que favela desapareceu no governo dele? Onde foram morar essas pessoas que se movimentaram socialmente?

  3. Simples opinião de alguém totalmente irrelevante para o processo. Isso não altera nada e mostra infantilidade e desespero.

  4. Ihhhhhhh, a mulher do Savonarola num deve estar gostando nem um pouco que, lá naquele país de quinta, que ela tanto idolatra, falem mal do maridão pimpão. Dá-lhe rivotril!

  5. Tai se lá é moleza assim, vão roubar lá. Porque aqui sabemos que não é só isso.muita coisa ainda aparecerá.

  6. Kangaroo court. Por esta zombaria o Moro não esperava, ainda mais vindo do maior jornal do seu país adorado e idolatrado. E o TRF-4 também está na iminência de ser chamado de Kangaroo court. Desprezo, mofa e “disgust”, é o que esta quadra infernal da História nos tem reservado.

  7. beto lixo e os 12 ladões,a solta .

  8. onde se implanta um golpe sujo…se tornar um pais de BANANAS ,pouco impota,justiça VERGONHA INTERNACIONAL.

  9. Nem esse julgamento nem o pseudo impeachment seriam levados a sério pois foi e é um jogo de cartas marcadas, sem provas, uma pantomima que teve e tem interesses bem específicos, que é a destruição do PT e de Lula, como a maior liderança do interesse da maioria da população brasileira!

  10. Veja que vergonha, o nosso judiciário servindo de chacota no mundo. Veja a que ponto chegou este golpe e as autoridades nele envolvidas para vergonha de todos, á que onde há insegurança jurídica o desequilibrio é total.

  11. Só os coxinhas que nunca deram duro na vida, é que estão contra e torcem para o MORECO.
    As pessoas de bem que sempre viveram do seu suor não estão contra o lula!!!

  12. Nem os mentores deste infame golpe esperavam tamanha esculhambação!

  13. É o golpe no golpe; é a vergonha e o mar de lama que se arrasta na nação brasileira.

  14. Só homens (políticos) na vida pública limpos e honestos na sua trajetória tem o apoio da maioria dos Brasileiros: Como Luiz Inácio Lula da Silva (Lula) e Dilma Rousseff tem o povo brasileiro mesmo sem as devidas atenções das grandes “mídias” parabéns aos que vão participar do ato de civismo em favor de Lula: Brasileiros e todas Nações do mundo a (Justiça STF) Brasileira reconhecer de público os equívocos cometidos sobre o estadista ímpar ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Lula) vemos os povos do mundo inteiro se sensibilizar com os equívocos duma parcela da (polícia PF e Justiça) sobre o homem limpo e honesto, político estadista de “curriculum” ímpar na sua trajetória desde 1979 Luiz Inácio Lula da Silva (Lula).