Brasil sofre maior desindustrialização da História. Cadê os patos do sistema S?

O sul-coreano Ha-Joon Chang, professor de economia da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, em entrevista ao espanhol El País, disse que o Brasil está experimentando uma das maiores desindustrializações da história da economia mundial. E os patos do sistema S o que fazem? Nada.

Ha-Joon Chang veio ao Brasil participar do Fórum de Desenvolvimento, em Belo Horizonte. Para ele, investir em política de austeridade é contraproducente. “A receita de austeridade usada na Grécia é a mesma tentada na América Latina, na África e em alguns países da Ásia nas décadas de 1980 e 1990, e que criou desastrosos resultados econômicos”, afirmou em entrevista ao jornal espanhol.

Segundo o professor, a industrialização representa hoje apenas 12% — ainda em viés de queda — da produção nacional do Brasil. Nos anos 80 e 90, no ápice da industrialização, exemplifica, o setor representou 35% da produção nacional.

“O Brasil está experimentando uma das maiores desindustrializações da história, em um período muito curto. O país tem que se preocupar”, aconselhou.

A desindustrialização no país é fruto do apoio pelos patos do sistema S ao golpe de Estado. Portanto, é responsabilidade deles o declínio do setor nesses tempos de Michel Temer et caterva.

Deixe um comentário