Sonho de advogado: a rapidez dos processos de Lula e as garantias dos de Aécio

Publicado em 14 dezembro, 2017
Compartilhe agora!

Circula nas redes sociais “meme” em que um advogado deseja ao outro “que em 2018 seus processos sejam julgados com a rapidez dos processos do Lula e as garantias do processo do Aécio”.

São dois casos paradigmáticos.

Para o advogado Cristiano Zanin Martins, que defende o petista, a rapidez do TRF-4 significa a violação da isonomia de tratamento, que é uma garantia fundamental de todo cidadão.

Outro paradigma, totalmente oposto ao julgamento recorde de Lula, é o do senador Aécio Neves (PSDB-MG), cujos ministros do STF relativizaram robustas provas, mantiveram seu mandato e o liberaram da prisão. Os juízes foram “garantistas” no caso do parlamentar mineiro.

Nessa mesma linha, também diametralmente oposta ao tratamento ao ex-presidente, chama a atenção os 12 anos que foram necessários para o julgar o mensalão tucano. O ex-governador Eduardo Azeredo, ex-presidente nacional do PSDB, foi absolvido porque o caso prescreveu.

Infelizmente, a justiça continuará sendo lenta quando for para promover a justiça e rápida quando for para promover a injustiça. Mas não custa nada sonhar… O ideal ainda continua a rapidez dos processos de Lula e as garantias dos de Aécio.

Compartilhe agora!

Comments are closed.