Para Datafolha, Lula transfere votos em caso de plano B nas eleições de 2018

Se o TRF-4 impedir o ex-presidente Lula no julgamento do próximo dia 24 de janeiro, em Porto Alegre, o petista tem poder de transferência de votos para o plano B nas eleições de 2018. A informação é do Datafolha.

O plano B do PT nas eleições do ano que vem é o senador paranaense Roberto Requião, hoje no PMDB, que faria uma “filiação democrática” no partido de Lula.

Lula lidera as pesquisas de intenções de voto em todos os cenários possíveis e, segundo as mais recentes sondagens, ele venceria a disputa já no primeiro turno.

De acordo com o Datafolha, quando o petista não está na disputa, ele consegue mobilizar metade dos brasileiros, que acenam com a possibilidade real de votar em um candidato indicado por Lula.

Sem o petista na corrida presidencial, também aumenta o índice dos que pretendem votar em branco ou anular cresce em pelo menos dez pontos percentuais, ou seja, é um eleitorado cativo que ainda pode ser mantido.

O Datafolha afirma que identificou um país dividido não em dois, como sugerem os dados isoladamente, mas em três grandes grupos:

1- O “Pró-Lula” que é composto por 38% do eleitorado cuja quase totalidade votaria no candidato indicado pelo ex-presidente.

2- O “Anti-Lula” soma 31% do eleitorado e está mais consolidado nas regiões Sul e Sudeste, diz o instituto.

3- O “eleitor-pêndulo” soma 31% do eleitorado, que reprova o governo federal e critica a precarização dos serviços públicos; eles se dividem entre as candidaturas de Jair Bolsonaro (PSC), Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT). Entretanto, ressalta o Datafolha, a taxa de rejeição de Lula nesse grupo é baixa e isso lhe garante a vitória nas simulações de segundo turno.

O Datafolha explica que os “eleitores-pêndulo” são aqueles que titubeiam mais em relação aos dois outros grupos.

17 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Abra o olho Req. Muita aproximação com ladrão pode dar cana.

  2. Acorda Brasileiros…………………..; que “‘papo”‘ é esse de Plano B…………..???!!!!!

    Será que não percebem que até os Golpistas estão fomentando essa estória de Plano B………………….?????!!!!!

    Embarquem nessa estória de Plano B que êles liquidam com Lula……………..,e obviamente também com Bolsonaro……………………., e lancam o Macron do Cariri………………………, AMIGO DO JEREISSATTI e do ARMÍNIO FRAGA………………..!!!!!!

  3. Ue agora acreditam na folha de sao paulo qdo e contra o ptcorrupto a folha mente, comovcs sao uns idiotas anafabetos mesmos.

  4. Pingback: Para Datafolha, Lula transfere votos em caso de plano B nas eleições de 2018 | BRASIL S.A

  5. O que tá acontecendo com lula, com certeza tem dedo de americano no meio. mas eles não vão conseguir o que querem.

  6. Lula governou o Brasil por 8 anos e tinha apoio absoluto no Congresso para apoiar o que quisesse como PENA DE MORTE, PRISÃO PERPÉTUA, COMUNISMO, MONARQUIA, ETC… E se Lula tivesse mudado para comunismo, hoje o país estaria 10 vezes melhor que o DESGOVERNO Temer..

  7. Quanto medo da mídia e de seus acólitos. No UOL, as manchetes se esmeiram num mantra que soa ruim: as eleições sem o Lula, como que tentassem incultir na mente do povo brasileiro a idéia, ou melhor, a certeza, que após 24 de janeiro de 2018 o Luis Inácio Lula da Silva estará fora do páreo.

  8. Não adianta mentir imventando uma intenção de votos irreal. Caso as urnas não sejam alteradas, vcs irão ver quem realmente o povo quer como seu Presidente! BOLSONARO ganhará em primeiro turno disparado! MelhorJAIR se acostumando seus Canalhas!!!

    • Zinho Souza, CIDADÃO DE MENTE NÃO MANIPULÁVEL NÃO VOTA EM ESPANCADOR DE MULHER. Mas se tem medo das urnas serem violadas em favor do PT, peça ao seu inteligente BolsoMICO que faça o mesmo em sua defesa. SIMPLES ASSIM!

    • Falou a voz da imbecilidade.

  9. É LULA PRESIDENTE, REQUIÃO VICE, OSMAR DIAS GOVERNADOR OU SENADOR, REQUIÃO FILHO PODE SER GOVERNADOR, GLEISI SENADORA., TODOS COM O APOIO DE LULA, FECHOU, NÃO TEM PARA MAIS NINGUÉM

  10. Fazendo bem as contas será preciso cortar o pescoço de 5823 golpistas e estará resolvido qualquer problema de governabilidade.

  11. A luta não termina. Se ganharmos dos golpistas ainda vai ter muita luta para revogarmos tudo. Mas estou com esperança.

  12. Não existe plano “B”, pois eleição sem Lula é Fraude e Condenação sem provas é Fraude, também.

  13. Essa direita está nos subestimando demais e por isso vão sifu em 2018, com Lula ou sem LuLa.