Lançada campanha mundial por eleições livres no Brasil em 2018; assista ao vídeo

Coube ao embaixador Samuel Pinheiro Guimarães e ao senador Roberto Requião (PMDB-PR), nesta sexta-feira (22), o lançamento da campanha internacional em defesa à democracia e por eleições livres no Brasil em 2018.

Tal deflagração internacional ocorreu durante entrevista ao blog O Cafezinho, onde Requião e o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães enalteceram a defesa da democracia no Brasil; a realização de eleições livres, justas e com a mais ampla participação popular para a escolha, seguindo fielmente o mandamento constitucional, do Chefe do Poder Executivo – e em 2018; e o direito da cidadania brasileira de, em assim querendo, votar em Luiz Inácio Lula da Silva para ser o seu Presidente.

Em perfeita sintonia, ambos os entrevistados traçaram as linhas mestras da estratégia para a retomada do poder por um projeto que privilegie o interesse nacional e popular no Brasil. Desta vez, com especial ênfase no front político-diplomático externo, com o lançamento concomitante de declaração – redigida de próprio punho pelo Embaixador Samuel – que segue agora para subscrição por parte de lideranças e personalidades as mais destacadas da comunidade internacional.

Numa deferência especial aos entrevistadores desta tarde, o senador Requião e o Embaixador Samuel gentilmente permitiram ao blog O Cafezinho publicar, em primeira mão, o texto – já em vias de tradução para os principais idiomas:

Por Eleições livres, justas e transparentes no Brasil

A democracia é o governo do povo em que a maioria dos cidadãos escolhe seus representantes para fazer as leis e para implementar essas leis.

Economia

No Brasil, a Constituição determina a realização da eleição para Presidente da República, chefe do Poder Executivo e para parlamentares a cada quatro anos.

As eleições são diretas, pelo voto secreto, mais de 100 milhões de cidadãos exercem o direito de escolher seus governantes.

As campanhas para eleições diretas para Presidente da República são ocasiões importantes para o debate sobre o Brasil que a maioria da população deseja para si e para seus filhos, um Brasil mais democrático, mais desenvolvido, menos desigual, mais soberano, mais tolerante, menos violento.

As forças mais conservadoras e beneficiárias da atual situação política, econômica e social de extraordinárias desigualdades procuram articular todos os artifícios para evitar a manifestação soberana do povo.

Luiz Inácio Lula da Silva é o candidato com maior aprovação popular e que tem contra si toda a grande mídia – jornais, rádios e televisões -, o poder econômico e partes do Judiciário. Contra sua candidatura se articulam todos os artifícios.

Neste momento crucial da história brasileira em que está ameaçado o processo político fundamental das eleições conclamamos a todos os cidadãos em nossos países:

a defender o exercício da democracia no Brasil;

a proclamar o papel essencial de eleições, com a mais ampla participação popular;

a declarar o direito de todos os cidadãos a disputar eleições, inclusive o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Lula.

22 de dezembro de 2017

Assista a íntegra da entrevista:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *