Inclusão escolar, proteção e respeito aos direitos do autista

Deputado Requião Filho (PMDB) escreve que se sensibilizou com a causa do também deputado Péricles Mello (PT) na luta pela regulamentação de lei sobre a política estadual de proteção aos autistas.

Inclusão escolar, proteção e respeito aos direitos do autista

Requião Filho*

Esta semana vi aqui na Assembleia a luta de um deputado para que uma Lei Estadual seja, de fato, regulamentada no Estado. E me sensibilizei com a causa, pois se trata da política estadual de proteção aos autistas, de autoria do Deputado Péricles de Mello.

Além da dificuldade de diagnosticar o autismo e apesar de grandes esforços para inclusão, a maioria das escolas no Estado não está preparada para receber crianças com TEA – Transtorno do Espectro Autista. Nossa intenção é reunir forças para que a Lei 17.555/2013 seja de fato aplicada no Paraná, para acolher, incluir e atender as pessoas autistas.

Os desafios são muitos! Por isso, está sendo criada na Assembleia Legislativa uma Frente Parlamentar em apoio a esta causa, cobrando que de fato crianças e jovens autistas sejam atendidas com dignidade. A ideia é angariar recursos do Estado para a construção de um Centro de Referência de Excelência e Qualificação Profissional, com diferentes níveis de formação, para melhor diagnóstico e tratamento do Autismo. E ainda, batalhar pela criação de um Conselho Estadual de Defesa das Pessoas com TEA.

Economia

Sancionar uma lei não basta, é preciso ir além! Temos que cobrar para que sejam aplicadas integralmente e fazer valer o direito de todos.

Se você também abraça esta causa, então conte comigo! #tamojunto

*Requião Filho é deputado estadual do PMDB do Paraná.

Comments are closed.