Gleisi: Um ano para devolver a esperança

A presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, ao fazer balanço político de 2017, afirma que os 1,8 milhão de filiados no partido fizeram a diferença neste ano de lutas e resistência e conclama a todos os militantes — de alma revolucionária e aguerrida — para a batalha de 2018.

Um ano para devolver a esperança

Gleisi Hoffmann*

Chegamos ao fim de mais um ano. 2017 foi um período marcado por perdas ao Pais. De retrocessos, retirada de direitos, da volta da fome e do empobrecimento às famílias e lares brasileiros. Um ano marcado pela desesperança e por ataques à liberdade de expressão e à democracia.

No Paraná e no Brasil, tivemos de amargar ver as políticas públicas serem congeladas pela emenda constitucional 95, os avanços e conquistas trabalhistas serem sumariamente desmontados, os parlamentares debaterem uma reforma previdenciária pautada na retirada de direitos do povo trabalhador e um governo sem legitimidade impor tantos e tão crueis desmandos, sob a enganação de um suposto combate à corrupção, que só favoreceu ao entreguismo, aos ataques à soberania nacional e contra a nossa própria economia, à perseguição política, seletividade e às agressões.

Mas também foi um ano de lutas e de muita resistência. Mobilizados nas frentes e coletivos populares, nas organizações sindicais e nos partidos de esquerda, demonstramos nosso descontentamento, nossa indignação, repúdio e nosso protesto diante dos sucessivos golpes contra a democracia, os direitos e as necessidades do povo brasileiro. Uma resistência contra essas injustiças sociais, movida também pela revolta de sabermos que esse caminho imposto e essa opção pela exclusão social não são as respostas eficazes e muito menos foram escolhidas pela população, não são frutos da vontade livre e democrática das pessoas. É um caminho de desesperança, desrespeito e de violências.

A militância do Partido dos Trabalhadores (PT) fez muita diferença, mantendo forte o brilho da nossa estrela e do nosso projeto de nação. Como dignas e dignos defensores do povo brasileiro, das necessidades e interesses do mais pobres e da classe trabalhadora, a militância petista inspirou e motivou a direção do Partido nas suas decisões e nos seus encaminhamentos.

É por isso que o PT agradece a cada um e cada uma dos seus mais de 1,8 milhão de filiadas e filiados em todo o Brasil. E, olhando para a frente, é com essa garra e militância que estamos contando para o enfrentamento dos embates que se desenham no horizonte de 2018, com a continuidade e os desdobramentos dos ataques golpistas que virão.

Vamos aproveitar o descanso e as festas de final de ano para refletir e renovar as forças, energias, desejos e as esperanças. Para continuarmos resistindo e, logo mais, revogando os retrocessos, retomando nossas conquistas e direitos e seguir transformando para melhor a realidade da nossa gente que mais precisa de governo, que carece da segurança trazida pela participação popular e que sofre com a falta das políticas públicas que oportunizam dignidade às pessoas.

Que sob a luz da esperança transformadora, própria dos balanços e projeções que fazemos no final do ano, possamos entrar em 2018 com o coração e a mente inundados pela determinação fraterna, cristã e solidária do cuidado com o outro. E que esse sentimento nos acompanhe ao longo de todo o ano como um compromisso fiel de que um mundo melhor começa todos os dias dentro de cada um de nós.

O desenvolvimento humano e inclusivo da sociedade brasileira precisa desse engajamento, desse compromisso coletivo e da responsabilidade social que a militância do PT carrega em sua alma revolucionária e aguerrida.

Que venha 2018!

Que seja um ano de reconquistas. Em que os ensinamentos cristãos da solidariedade, do respeito e do amor ao próximo possam prevalecer entre nós e não só nos nossos discursos.

Bom Natal! E um feliz, solidário, democrático e cidadão ano novo para todas e todos que semeiam direitos e conquistas coletivas e que constroem um país melhor, com sua luta, com seu trabalho, inspirados nos seus desejos de transformação da realidade e em favor do bem comum.

*Gleisi Hoffmann é senadora da República e Presidenta Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT).

14 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. É esta chefe petralha que falou que para prender o Mula vai morrer gente?

    Vocês não tem vergonha mesmo!

    O LUGAR DE VOCÊS, ESMAEL E SUA TURMA, É NUMA PRISÃO DE SEGURANÇA MÁXIMA.

  2. A cada mugida vem a palavra “é gopi” a cada relinchada “lula guerreiro”…..kkkkkk

  3. !!!!!BOLSOMITO !!!!! PODEM JAIR SE ACOSTUMANDO COMPREM AS SUAS PASSAGENS E CAIAM FORA DO BRASIL, NÃO TEM LUGAR PARA PETRALHAS, OU MELHOR, TEM SIM!! A PAPUDA !!

  4. Não tenho tanta conviccão se a postura apenas discursiva das nossas divididas Esquerdas levará de fato a Nacão a uma situacão melhor no próximo ano……………..!!!!!

    O que lamentavelmente parece é que as Esquerdas ainda não adquiriram o verdadeiro entendimento e/ou CORAGEM da IMPERIOSA necessidade do envolvimento popular………………………………., contra o GOLPE…………………!!!!!

    Insistem em achar que derrotarão os Golpistas a partir dos seus Gabinetes e/ou Tribuna sob ar refrigerado………………!!!!! A LUTA tem que se dar na Cinelândia…………………., isto é ………………., nas ruas……………….!!!!!!

  5. Pingback: Gleisi: Um ano para devolver a esperança – P Q P……….

  6. Uma lei de segurança nacional. Uma lei, ou uma emenda constitucional, que pune, prende, destitui de poderes, qualquer pessoa que se insurja contra a soberania nacional, e que se enumere quais são os patrimônios nacionais, as riquezas de sub-solo, elétricas, hidráulicas, rios, mananciais, florestas, enfim, tudo o que possa ser de interesse nacional e que dependa de sua soberania. Tratados internacionais? Até que sim, mas, nunca como os que os judges moro da vida entre alguns outros procuradores, a revelia do executivo, trataram com tio sam da matriz. Que vão todos presos, e a merda.

  7. TEM QUE PRENDER ANTES QUE FUJA !!!

    Execração e prisão imediata deste Juizeco partidário psdbista e seus

    Procuradores Power point !!

    Todos corruptos a serviço dos sionistas satanistas americanos !!!

    Cadeia preventiva e coercitiva já para todos os canalhas !!!

    Investigação já !!!

    Bloqueio de todos os bens do casal – e dos Procuradores Power Point

    Quebra dos sigilos fiscais bancários e telefônicos !!!

    Prisão preventiva com condução coercitiva do casal de marginais !!!

  8. Constituição Federal- Artigo 5º

    ” Todos podem reunir-se em locais públicos,
    INDEPENDENTEMENTE DE AUTORIZAÇÃO ”

    SE NOS AGREDIREM !

    VAMOS PRA CIMA DELES !

    12 MILHÕES DE GOLPISTAS !

    NÓS SOMOS A GRANDE MAIORIA !!!

    NÓS O POVO TRABALHADOR SOMOS 196 MILHÕES !

    A GREVE GERAL AGORA SERÁ POR TEMPO INDETERMINADO !!!

    ATE´A DERRUBADA DE TODOS OS CALHORDAS GOLPISTAS E CORRUPTOS !!!

    EXECRAR – PRENDER – LINCHAR – ESQUARTEJAR !!!

    AGORA CHEGOU A HORA !!!

    VAMOS PEGA-LOS UM POR UM !!!

  9. Corrupção é crime hediondo e não prescreve -: incluir confisco dos bens de todos os herdeiros e laranjas !!!

    Alguém explica como estes marginais que quebraram – e entregaram o País quebrado para o Lula estão todos soltos ?

    Que mistério é este da nossa Justiça parcial e partidária ?

    FHC ficou oito anos no governo, com dois mandados, o segundo comprando votos pra reeleição.

    Quebrou o Brasil três vezes com seu neoliberalismo de refugo.

    Não satisfeito se transforma no timoneiro político do golpe contra Dilma para o PSDB emplacar o resto de projeto da era FHC e quebrar o país pela 5º vez entregando pré-sal para as multinacionais também a preço de banana.

    FHC/PSDB ( 1994 – 2002 ) é o único ex presidente da America Latina que privatizou o patrimônio publico que ainda esta solto !

    Comprou por 200 mil reais para cada deputado sua reeleição e nestes quatro anos do segundo mandato fraudulento vendeu mais de 160 empresas que ao povo pertencia e sumiram com o dinheiro !

    Entre as empresas venderam a Vale do Rio Doce com todas as nossas riquezas minerais e que causou o maior desastre e tragédia anunciada de Mariana !!!

    Que destruiu metade de Minas Gerais e contaminou e destruiu a fauna e flora do Rio e do Espirito Santo com lixo mineral tóxico !!!

    Cadeia já nestes corruptos ladrões verdilhões lesa pátria !!!

    Esta quadrilha travestida de partido o PSDB ( filhotes da Ditadura ) !!!

  10. Temos que execrar prender linchar e esquartejar todos os golpistas !!!

    Não merecem nenhum tipo de respeito ou piedade !!!

    Eles não obedecem as Leis !!!

    Eles não obedecem a Constituição Federal de 1988 !!!

    Não respeitaram os nossos 54,5 milhões de votos !!!

    ESTÃO TODOS A SERVIÇO DOS

    SIONISTAS SATANISTAS AMERICANOS !!!

    LINCHAR JÁ !!! DESTRUIR JÁ !!!

    LIMPAR O NOSSO PAÍS !!!

    O TERMO “ESQUARTEJAR”
    EU USO DE FORMA LITERÁRIA REMONTA A TIRADENTES ESQUARTEJADO PELOS PARENTES DO AÉCIO NEVES !!!

    • União Soviética já acabou, só resta Cuba e Venezuela, pode ir para lá.
      Ops, tem coreia do norte também.

  11. O ex-presidente LULA é o maior FENÔMENO do Brasil !!!

    Um brasileiro respeitado, admirado, e premiado, no MUNDO INTEIRO…

    Ele poderia ter sido apenas mais um operário, representante da miséria

    e da pobreza brasileira.

    Uma pobreza imposta pela desigualdade entre as classes dominantes e

    as classes trabalhadoras.

    Todas ESCRAVIZADAS por um sistema político e todos os sistemas

    podres calcificados e corrompidos.

    Todos os sistemas podres, calcificados e corrompidos por 502 anos de

    governos de direita e entreguistas.

    Incluindo 21 anos da ditadura militar (1964-1984)

    E os oito anos dos governos do PSDB/FHC (1994- 2002) –

    Governos dos filhotes da ditadura vendilhões !!!

    O LULA e nem a atual PRESIDENTA DO BRASIL a DILMA são

    entreguistas e vendilhões.

    São pessoas nacionalistas e REVOLUCIONÁRIAS…

    Revolucionaram o BRASIL dizendo que o País e suas riquezas ao seu

    povo pertencem…

    Agora é a SENZALA no PODER, (O POVO NO PODER).

    O PT – PARTIDO DOS TRABALHADORES – é o povo no PODER.

    E quem esta estrebuchando são os da CASA GRANDE !!!

    ( A ELITE GOLPISTA , A BURGUESIA PODRE ).

    Os DONOS do dinheiro – SIONISTAS SATANISTAS !!!

    Seus puxa sacos, os corruptos , os sonegadores , os vigaristas , os

    pilantras , os calhordas , os baba ovos, os vassalos e na sua grande

    maioria por COXINHAS MANIPULADOS e IDIOTIZADOS pela mídia

    porca e golpista ( devemos cassar as concessões públicas que usam

    para invadir os lares brasileiros e literalmente fritar o cérebro dos

    desavisados – pior que uma bomba atômica !!!…

    LACRAR E CORTAR OS SINAIS !!!

    SE NECESSÁRIO –

    INVADIR E DESTRUIR SEM RESPEITO OU PIEDADE !!!

    NÃO RESPEITAM AS LEIS !!!

    NÃO RESPEITAM A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 !!!

    NÃO RESPEITARAM OS NOSSOS 54,5 MILHÕES DE VOTOS !!!

    ESTÃO DESTRUINDO O FUTURO DO POVO E DA NAÇÃO !!!

    Mas somados são apenas a minoria 12 milhões !!!

    São representados pelos FILHOTES DA DITADURA !!!

    E seu PARTIDO O PSDB – compostos por golpistas ,pilantras ,

    vigaristas, corruptos,traficantes , drogados quadrilheiros, sujos ,

    ardilosos , impios .calhordas , vendilhões e entreguistas…

    A maioria dessas pessoas a exemplo da

    REVOLUÇÃO FRANCESA…seriam todos levados a GUILHOTINA !!!

    Por serem egoístas, vendilhões, corruptos e subestimarem o POVO!!!

    E pelo seu complexo de VIRA LATAS !!!

    Subestimaram o operário LULA , e olhe só no que deu.

    Nós o povo somos a maioria 196 milhões !!!

    Agora devemos amparar…

    Uma ASSEMBLÉIA POPULAR CONSTITUINTE ou EXCLUSIVA.!!!

    Para que o povo escreva as suas LEIS e façam todas as reformas !!!

    Estas que estão aí são casuísticas porque foram escritas e aprovadas

    pelos políticos golpistas e corruptos !!!

    AGORA É LULA 2018 – O PACIFICADOR !!!

    ELE VAI TRAZER DE VOLTA A PAZ – A JUSTIÇA – A nossa NAÇÃO E O NOSSO PAÍS !