A revista Veja e o esgoto da história

O ex-ministro da Justiça Eugênio Aragão, em artigo especial, classifica como “esgoto do jornalismo” a capa de Veja sobre o conteúdo de uma suposta delação de Antonio Palocci. De acordo com o articulista, trata-se de “estória da carochinha” a informação segunda qual Kadafi teria doado, por debaixo dos panos, um milhão de dólares para a eleição de Lula em 2002.

A revista Veja e o esgoto da história

Eugênio José Guilherme de Aragão*

O ex-ministro Palocci está no desespero. Não é para menos. Há mais de ano trancafiado à disposição do juiz Sérgio Moro e assistindo companheiros do cárcere serem liberados após abrirem a boca, não aguenta mais. Enquanto o ex-ministro José Dirceu, com sua força de vontade e retidão de caráter, lhe fazia companhia sem ceder ao canto dos torturadores, Palocci se mantinha firme. Mas, depois que passou a ficar só, desmoronou e exibiu toda sua personalidade fraca: fala qualquer coisa que lhe pedem, implorando para aceitarem sua colaboração. Pouco lhe importa, a esta altura, se destrói, com mentiras, reputações e o projeto de país que o PT simboliza, o projeto de que fez parte.

A mais nova estória da carochinha é a relação em Lula, o PT e o regime de Kadafi. A Veja – o esgoto jornalístico de sempre – traz, na capa, a suposta informação que viria do alquebrado Palocci: Kadafi teria doado, por debaixo dos panos, um milhão de dólares para a eleição de Lula em 2002.

Chega ser risível. Em 2002, Lula e o PT estavam longe de ter a projeção internacional que lograram em 13 anos de governo. E, para atribuir um mínimo de plausibilidade à notícia sem pé nem cabeça, retratam Lula em troca de risos e abraços com Kadafi em evento oficial, na Venezuela.

Ora, quem conhece Lula sabe bem que risos e abraços são sua performance permanente com Chefes de Estado estrangeiros. É só ir ao Google e buscar imagens de Lula com Schröder, com Tony Blair, com Obama, com Putin, com George Bush Jr. ou com Mandela: lá está ele sempre aos risos e com toques pessoais. É seu jeito de homem simples e afável.

Será que todos esses personagens deram um milhão de dólares para Lula e o PT? Só gargalhando.

O pior nisso tudo é que, mesmo cientes todos nós, do estrago que a campanha de ódio doentio dessa revista e de suas gêmeas da editora Três, do grupo Globo e de publicações criminosas do gênero fizeram à política brasileira, permite-se que continue nesse seu esforço de impedir, com seu jogo sujo, que quem não faça parte do clube do andar de cima volte a governar o País.

Para a imprensa canalha todos os métodos são lícitos: a mentira, a calúnia, o vazamento de segredo de justiça, a difamação com caricaturas raivosas, enfim, tudo que sirva para destruir uma imagem que, apesar de toda a sórdida campanha, tem se mantido incólume na consciência de dezenas de milhões de brasileiras e brasileiros. Deve ser desesperador mesmo. Tanto esforço de manuseio dessa energia negativa para nada.

E tudo volta para os que a desprenderam. É só ver a situação de Aécio, Geddel, Eduardo Cunha… só falta o grupinho Pim-Pam-Pum: Temer, Moreira e Padilha, todos com a batata quente na mão, dormindo com a preocupação de perderem o foro privilegiado!

Nesse surto de mau-caratismo, as estorinhas inventadas devem se tornar cada vez mais repugnantes, na mesma proporção do crescimento do apoio a Lula no eleitorado. À falta de candidatura que consiga lhe dar a testa, vão baixar cada vez mais o nível, sem se importarem com as consequências para o ambiente político, para a democracia, para a paz social e, até, para a ordem pública. Tudo isso, para eles, cede diante de seus mesquinhos projetos de poder que visam apenas à locupletação pessoal.

Mas vão aprender por bem ou por mal: a história continua e avança na luta de classe. Não é um golpe porco que a faz parar. E quem mexe com excrementos inexoravelmente suja as mãos. O esgoto da Veja irradia é o esgoto que a história lhe reserva.

*Eugênio José Guilherme de Aragão foi ministro da Justiça.

25 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Veja foi criada nos início dos anos 70 e era até uma revista de projeção, todavia, não foi londe, deixou de ser um jornal sério e se tornou num pasquitim vagavund!
    o

  2. AS REFORMAS DE TEMER
    EXEMPLO DE MANIPULAÇÃO 4 (CHOMSKY)

    4. ESTRATÉGIA DO DEFERIDO:

    Outra maneira de se fazer aceitar uma decisão impopular é a de apresentá-la como sendo “dolorosa e necessária”, obtendo a aceitação pública, no momento, para uma aplicação futura. É mais fácil aceitar um sacrifício futuro do que um sacrifício imediato. Primeiro, porque o esforço não é empregado imediatamente. Em seguida, porque o público, a massa, tem sempre a tendência a esperar ingenuamente que “tudo irá melhorar amanhã” e que o sacrifício exigido poderá ser evitado. Isto dá mais tempo ao público para acostumar-se com a ideia de mudança e de aceitá-la com resignação quando chegue o momento.

  3. É falar do líder da seita e os carolas de plantão ficam agitados.

  4. olha a que nível de ridículo chegou ao tal “jornalismo de guerra” desse pasquim direita, chega a ser risível e cômico. O que tem haver Kadafi com Lula? Qual seria a relevância disso no cotexto diplomático e geopolítico e econômico brasileiro??? Esse vira latas pseudo-americanos da direita são tão sujos, mais tão sujos, que inventam qualquer bobagem para denegrir Lula. Lula vai vencer 2018 não apenas por ser Lula, mas porque essa direita é um lixo

  5. se colocar fogo nessa porra de revista, ainda assim vai poluir o meio ambiente, lixo

  6. Pronunciamento contra a Veja ‘e muito pouco…………….., ou quase nada……………..; tem que se ir para as ruas………………………; l’a ‘e que se deve denunciar esses pasquim, e como de resto…………………………., O GOLPE…………………..!!!!!

    O combate agora deve ser nas ruas…………………., e/ou esclarecendo politicamente o POVO……………….!!!!!! Falar s’o para as classes m’edias ‘e pregar no deserto……………..!!!!!

    • Falta pouco para todos estarem nas ruas. Sem teto, sem empregos e sem perspectivas de vida. Aí sim, talvez, o brasileiro bunda mole e burro, vai pra rua, despejado.

      • Dur’issima constatac~ao……………..; o consolo ‘e que os Paneleiros tamb’em estar~ao l’a…………………!!!!!

  7. Enquanto essa merda ainda estiver infectando as salas de espera e ante-sala de médicos, advogados, entre outros, todos imbecilizados que não se importam com sua clientela, e com seu dinheiro, vai continuar recebendo dinheiro de assinaturas desses a lhe alimentar. Ou dos contratos milionários com os governos do PSDB, a exemplo, do estado de São Paulo e da Prefeitura de São Paulo.

    • verdade, toda vez quer vou numa consulta, a TV esta ligada numa merda de Rede Globo e revistas da Abril a disposição para encher sua cabeça de merda da direita golpista

      • E vc que é um burrão, um maria vai com as outras, fica com medinho de ser influenciado! kkkkk!!!! Cada um assiste e lê o que quer. Cada um se deixa influenciar por aquilo que julga conveniente para si. Só idiotas agem como você.

      • É PORQUE O POVO GOSTA DESSAS BESTEIRAS. UMA VEZ UM AMIGO FOI NUM CONSULTÓRIO DE UMA MÉDICA E LÁ TINHA O ADESIVO DA LAVA JATO.

  8. A PIG. esta cada vez mais se afundando e morrendo diante do leitor que só resta ficar vendo ela agonizar pela perca da credibilidade, antes do advento da internet ela era soberana e inventava a noticia e ninguém podia desmenti-la hoje isso é feito instantaneamente na internet e isso faz redes de TV., passarem vergonha diariamente revistas tipo Isto É, Veja e Época e jornais como Globo, Folha, Estadão e a Gazetinha perderem assinantes e procurarem viver de dar prêmios a politicos e outras autoridades para sobreviverem com a receita dessas homenagens que na maioria das vezes são caras para o homenageado além de serem mentiras descaradas sem respaldo popular.

  9. A Revista Veja Sempre exalando seu chorume podre e contaminando a mente dos manipulados.

    • Mente manipulada não será a sua, que precisa nutrir ódio por uma revista para ficar bem com a turminha da esquerda?

      • CARA, SEM ESSA DE DIREITA E ESQUERDA! OLHA O CAOS QUE ESTAMOS! “DIVIDIR PARA CONQUISTAR” E ESTAMOS FERRADOS.

  10. Enquanto criam uma “história da Carochinha”, fatos reais envolvendo a venda de sentenças pela Lava Jato, denunciado por Tacla Durán em depoimento prestado à CPMI há uma semana, passam “despercebidos” pelo MP e PGR.

  11. Mesmo que esta suposta doação seguisse as normas da lei ,tudo seria Lavado e
    sacramentado PELA JUSTIÇA pois todos tem o mesmo discurso esta tudo declarado. ,pois bem isso não importa só não pose r do PT.

  12. Vão acabar matando o Lula.
    Estão tentando matar moralmente mas a jararaca continua firme e forte para o desespero dos golpista. Que Deus o proteja.

    • Lula já não é mais uma pessoa simplesmente. Lula é uma ideia de liberdade para a classe trabalhadora. Essa ideia não morrerá jamais enquanto houver proletários com consciência de classe.

    • EU NÃO DESEJO MORTE DE BOLSONARO, NEM DE LULA, NEM DE DÓRIA, NEM DE ALCKMINN. APESAR DE NÃO GOSTAR DELES. E SE MATAREM LULA, AÍ QUE ELE VIRA HERÓI.

  13. Parabéns Senhor Eugênio José Guilherme de Aragão! É de homens de caráter, de moralidade ilibada que precisamos para mostrar a essência dessa classe dominante burra e sórdida!

    • O que ele quer fazer é tão somente agradar o Brahma, líder da seita. Simples assim. Não complica miga sua louca!

      • QUE BRAHMA CARA? DEIXA DE SER RALÉ. ACORDA, A NÃO SER QUE SEJA COMISSIONADO, AÍ SE ENTENDE TUA BURRICE.