Em nota, PT condena ameaças a Cristina Kirchner e ao Estado de Direito na Argentina

Os deputados do PT concordam com o Blog do Esmael, que vê semelhanças no modus operandi da lava jato no Brasil, que persegue Lula, com o do juiz argentino que persegue Cristina Kirchner na Argentina.

“O que se vê em curso na Argentina é a mesma estratégia usada pela direita em outros países da América Latina: se valem do lawfare e dos canhões midiáticos para assassinar reputações e alijar da disputa presidencial de 2019 os principais nomes da oposição e das forças de esquerda e progressistas em geral”, diz trecho da nota oficial da bancada do PT na Câmara.

Os petistas manifestaram preocupação as graves ameaças ao Estado de Direito na Argentina e os deputados brasileiros se solidarizaram com a ex-presidente e agora senadora Cristina Kirchner, claramente perseguida pelo juiz Claudio Bonadio, que nesta quinta-feira (7) solicitou o impedimento de suas funções legislativas e a sua prisão preventiva.

NOTA DA BANCADA DO PT NA CÂMARA

A Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados manifesta preocupação com as graves ameaças ao Estado de Direito na Argentina. Causa-nos espanto o modo autoritário com que o presidente Maurício Macri e o seu grupo político lidam com a oposição política, o Ministério Público, a imprensa e os movimentos sociais e sindicais.

Faz parte desse contexto autoritário o ativismo judicial de alguns magistrados que, a exemplo do que ocorre no Brasil, utilizam sem justificativa consistente o recurso das prisões preventivas e promovem espetáculos midiáticos para interditar a ação política da oposição.

Economia

Por conta disso, os deputados e deputadas do PT solidarizam-se com a ex-presidente e agora senadora Cristina Fernández de Kirchner, claramente perseguida pelo juiz Claudio Bonadio, que nesta quinta-feira solicitou o impedimento de suas funções legislativas e a sua prisão preventiva.

O que se vê em curso na Argentina é a mesma estratégia usada pela direita em outros países da América Latina: se valem do lawfare e dos canhões midiáticos para assassinar reputações e alijar da disputa presidencial de 2019 os principais nomes da oposição e das forças de esquerda e progressistas em geral.

Essa estratégia provoca a corrosão do Estado de Direito e a violação dos princípios fundamentais da democracia e da soberania nacional, uma vez que é notória a submissão da direita neoliberal no continente aos interesses externos das grandes potências.

Brasília, 7 de dezembro de 2017

Carlos Zarattini (PT-SP), líder do partido na Câmara dos Deputados

Comments are closed.