Requião Filho: Segue a dança dos partidos

O deputado Requião Filho (PMDB) denuncia o governador Beto Richa que estaria cooptando prefeitos para seu partido, o PSDB, em troca de verbas públicas. “Governos sérios não barganham o dinheiro do povo em troca de apoio”, escreve.

Segue a dança dos partidos

Requião Filho*

Na semana passada, assistimos a mais uma dança das cadeiras no Paraná. Muitos prefeitos agora aderem a uma nova sigla, mais uma dessas de apoio ao atual governo.

Interessante é que, mesmo com a troca de partido, como num passe de mágica, recursos antes congelados para aquele prefeito, são liberados. Estamos falando de verbas altas! Promessas de encher os olhos de qualquer administrador. Algo como um milhão e meio de reais, quatro milhões de reais… Valores muito superiores aos repasses, até então, esperados.

O discurso é de que são repasses para mudar o município, mas isto será real? Será que não veremos, no futuro, um alto endividamento dos pequenos municípios paranaenses que estão sucumbindo ao achaque? Ou muda, ou não tem dinheiro!

Economia

Fica a pergunta: será que os demais prefeitos do Estado, que há anos já vem mostrando sua lealdade, apoiando incondicionalmente o atual governador, também serão dignos das novas benesses prometidas para aqueles que apenas agora se juntam ao governo? Ou serão simplesmente jogados a escanteio?

Questionamentos pertinentes, pois poderemos passar a assistir a instauração da maior rixa entre prefeitos já instaurada neste Estado.

Curioso é a origem dos achaques… Seriam do primeiro ou segundo escalões? De parlamentares talvez, ou até de administradores de altas pastas do Governo… De quem será? Apenas os prefeitos que abandonaram suas antigas legendas poderão nos responder e, quem sabe, se algo de bom restar em suas consciências, denunciar ao Ministério Público aqueles que o fizeram.

Ainda, pelo que se saiba (ao menos formalmente), vivemos sob a égide do Regime Democrático e atitudes como a acima relatada não podem mais ser aceitas.

Governos sérios não barganham o dinheiro do povo em troca de apoio, mas administram, igualmente, para todo o território que o elegeu e confiou em suas promessas de campanha, dando verdadeira prevalência ao interesse público.

*Requião Filho é deputado estadual pelo PMDB do Paraná.

Comments are closed.