Requião Filho: Parlamentar fraco tem medo de governo forte

O deputado Requião Filho (PMDB) produziu um verbete para explicar que governo fraco é sinônimo de sacanagem nos parlamentos. “Parlamentar fraco tem medo de governo forte”, escreve.

Os apontamentos do peemedebista valem tanto aqui, no Paraná, quanto para alhures.

Parlamentar fraco tem medo de governo forte

Requião Filho*

Na era dos governos fracos, vivemos a proliferação de parlamentares leiloáveis. Sem discurso, sem ideologia, sem bandeira, parlamentar fraco é aquele que vende o voto no Parlamento.

É aquele que pensa pequeno, que faz politicagem ao invés de política. Em seus redutos eleitoreiros, seu mandato é voltado unicamente para a reeleição. Não trabalha para o todo, se vende por míseras emendas, onde o lombo do povo é o palanque mais próximo.

Economia

Em seu curral eleitoral, vai a festas, abraça o povo e dentro de seu gabinete se joga em negociatas.

Tem medo de governo forte sim, pois não resiste a administrações sérias voltadas para a população. Não gosta de projeto, de políticas públicas e se encosta na autopromoção de pequenas entregas de pequenos favores, vive da fofoca partidária e segue dando rasteiras…

Nomeia dirigentes, se vale de cargos de segundo escalão para manter seu curral, se rasteja por pequenas benesses. Pessoas como estas, amarrados a favores e discursos vazios, se perpetuam no parlamento. Honra coragem e integridade não fazem parte de seu vocabulário.

Para continuar no poder, fazem de tudo! Viram as costas para suas siglas, para o discurso que o elegeu, votam como querem seus financiadores e, em períodos eleitorais, se abraçam ao provável vencedor, pertença ele ao partido que for, mesmo que para isto pisoteiem e envergonhem antigos aliados.

Por outro lado, governo forte intimida este tipo de parlamentar, pois administra seguindo plano de governo. Um governo forte tem projetos reais para a população, pensando na qualidade de vida de todos, administrando e fazendo política com seriedade. Este tipo de governo, que deveria ser a regra, não se vê mais facilmente por aí.

Em Governo que sabe administrar, parlamentar não precisa de favores, não precisa de palanque, pois toda a população é atendida. Na Era de governos pífios, parlamentares fracos desfilam sem medo. Mas não se enganem! Tudo isso é passageiro e uma Nova Era virá, sem lugares para covardia.

*Requião Filho é deputado estadual pelo PMDB do Paraná.

Comments are closed.