Pela investigação da Globo, movimentos sociais estudam protesto em frente a PF

A coisa funciona assim: a Globo é a delatada em propinas, mas é Lula quem teve o pedido para bloqueio de bens.

O pedido de bloqueio foi entendido pelos movimentos sociais como uma “provocação” e um “acinte” para desviar os holofotes da Globo, delatada e investigada nos Estados Unidas pelo pagamento de propina à Fifa. Seria mais um desdobramento do espetáculo midiático.

É contra esse “conluio entre MPF, PF e Globo” que os movimentos sociais estudam se insurgir nos próximos dias.

Nesta quinta (16), o Ministério Público Federal requereu o bloqueio de bens no valor de R$ 24 milhões contra Lula e seu filho caçula, Luís Cláudio, em ação penal relacionada à Operação Zelotes.

O defensor de Lula, o advogado Cristiano Zanin Martin, disse que “não tem base jurídica e materialidade” o pedido de bloqueio de bens.

Mais cedo este Blog do Esmael reverberou portais de notícias e redes sociais que denunciam o MPF e a PF pelo silêncio no caso das propinas pagas pela Globo.

Economia

A emissora inventou um “mercado de futuro” para propinas quando obteve direito de transmissão de campeonatos das Copas de 2026 2030, observa o jornalista Paulo Henrique Amorim, no Conversa Afiada.

Em nota, Lula afirma que não tem R$ 24 milhões

“Sobre o pedido de bloqueio de bens do ex-presidente Lula pelo Ministério Público Federal de Brasília, é importante informar que sequer a denúncia do Ministério Público acusa o ex-presidente Lula de ter recebido qualquer valor ilegal. Nenhuma testemunha confirmou a tese da acusação de que ele teria influenciado na compra dos caças suecos e o patrimônio de Lula não é de 24 milhões de reais. Todo o patrimônio de Lula tem origem legal, registrada e rastreada e já se encontra bloqueado por decisão do juiz Sérgio Moro.”

Assessoria de Imprensa do ex-presidente Lula

Comments are closed.