“As desigualdades no Brasil são herança da escravidão, não do Estado Corrupto”, diz autor

| 12 Comentários

O sociólogo Jessé Souza lançará daqui a pouco em Curitiba, às 19h, na Faculdade de Direito da UFPR, o livro “A elite do atraso — da escravidão à lava jato” no qual defende que as raízes da desigualdade brasileira não estão na herança de um Estado corrupto, mas na escravidão.

Jesse, considerado um dos mais brilhantes intelectuais brasileiros, desmistifica na obra a transformação do combate à corrupção em “fetiche” de juízes, procuradores e mídia nesses tempos de lava jato.

A pesquisadora Ivana Bentes, da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em artigo no Mídia Ninja, afirma que muitos outros teóricos e intelectuais negros e brancos já colocaram isso na mesa.

“E mais: a demonização do Estado produziu um sujeito oculto das teorias e do debate midiático: o mercado. Eis aqui onde Jessé apanha da direita e da esquerda. Quer desmontar o discurso que “anda sozinho” na mídia, nas redes, nas universidades, nas conversas de bar, nas teorias, que o problema do Brasil é um Estado Corrupto!”, destaca a pesquisadora acadêmica da UFRJ.

Serviço:
Lançamento do livro “A elite do atraso — da escravidão à lava jato”
Data: hoje, quinta-feira, dia 23 de novembro de 2017
Local: Faculdade de Direito da UFPR (Praça Santos Andrade)
Horário: 19 horas.

12 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Excelente Obra para ajudar na compreencão da Aguda Desigualdade de Classes existente no País, do Preconceto contra os Menos Aquinhoados…………….., e da figura do Pobre de Direita entre nós………………!!!!!!

  2. A opinião é livre. Mas os comentários aqui beiram a loucura. É um ódio exagerado, desnecessário.

  3. Por favor, cancelar minha última postagem. Cliquei no tecla shift antes da hora. Agradeço.

    • Com votaria a Bancada Federal do Paraná em relação a PEC 287 – a proposta de espoliação constitucional?
      Esse blog ou algum sindicato importante poderia fazer esse levantamento caso o governo ilegítimo do temer insista em continuar fazendo TERRORISMO PREVIDENCIÁRIO.
      EM OUTROS ESTADOS JÁ FOI FEITO ESSE LEVANTAMENTO. NA CÂMARA E SENADO?
      AFINAL, PRECISAMOS SABER QUEM SERÃO OS CANDIDATOS A NOVOS COVEIROS(AS) DO SEXAGENÁRIO?

  4. “O opressor não seria tão forte se não tivesse cúmplices entre os próprios oprimidos.”
    Simone de Beauvoir

  5. Ficou estranho o título dessa publicação. Como assim, a impressão que passa ao leitor é a de que está a se defender um “Estado corrupto”. Este então não provoca todas as mazelas na sociedade como temos acompanhado? O “Estado corrupto” que nos leva a igualdade? Claro, que não deve ser este o pensamento do autor, mas fiquei perdido aqui na interpretação.

  6. É obvio e que devemos prestar atenção na corrupção também mas devemos entender de onde ela vem e por que se instalou com tanta facilidade nesse Brasil velho de guerra e é claro que sua origem já começa com a escravidão e a exploração do mais forte sobre mais fraco coisa que não mudou muito do descobrimento para cá.

  7. Rui Costa Pimenta, na análise política do último sábado, afirmou que nem de longe o problema do Brasil é a corrupção e, mais: disse que em outros países a corrupção é muito maior. Bem, se levarmos em conta o que aconteceu em 2008 nos EUA e que abalou o mundo todo até hoje, sem dúvida.

  8. os corruptos fazem mais alguma coisa que é iscravisa ,matar destruir ,

Deixe uma resposta

Preenchimento obrigatório *.