Tragédia em Goiânia reacende discussão sobre porte de armas no Brasil

A tragédia ocorrida nesta sexta-feira (20) em Goiânia, onde 2 adolescentes foram mortos por disparos de outro adolescente de 14 anos, reacendeu a discussão sobre o porte de armas no Brasil.

Na véspera do ataque no Colégio Goyazes, o Blog do Esmael havia alertado para o decreto legislativo do senador Wilder Morais (PP-GO) que visa autorizar o porte de armas aos cidadãos maiores de 18 anos. “Não bastam os exemplos de matanças nos EUA e no Rio“, registramos na quinta-feira (19). Bingo!

Em seu depoimento à Polícia, o adolescente atirador afirmou que se inspirou nos casos da escola de Columbine (ocorrido em 1999, nos Estados Unidos), e de Realengo (em 2011, no Rio de Janeiro).

Imagine se os demais adolescentes revidassem e iniciassem um tiroteio ainda maior… a tragédia também teria sido de proporções dantescas.

Uma sociedade armada até os dentes é uma sociedade doente, paranoica, que não valoriza a vida.

Que a tragédia de Goiânia sirva de lição: arma em casa é uma desgraça para as crianças.

18 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Esqueceram de um pequeno detalhe: A arma era de um Policial Militar, e pertencente à Corporação… mas a culpa é de quem quer ter direito de ter uma arma para se defender… Vai proibir os PM´s de andarem armados também em nome desse desarmamento falido???

  2. Está no UOL: “Sargento do Exército suspeito de vender armas ao tráfico é preso no Rio”. Se houver a liberação do comércio de armas, o sargente vai também poder vender armas para empresários, pecuaristas, ruralistas, pastores, cafetões, etc.

  3. Pingback: Tragédia em Goiânia reacende discussão sobre porte de armas no Brasil | BRASIL S.A

  4. Penso que um pais onde a justiça LIXO que temos ,faz com que o cidadão não tem medo e nem respeito perante as LEIS ,que não se da exemplo.

  5. Falta de JUSTIÇA … tanto dentro de casa ,ou fora dela a intolerância a falta de respeito faz seres HUMANOS a se tornarem assassinos Improvável, se ouve e não se faz nada escuta e faz de conta que não escuta ,a Escola tem que agir com rigos Punir ambos ,mas e mais fácil lavar as mão e não interfere.

  6. Nesses casos, tanto no Brasil quanto no exterior, esse tipo de tragédia acontece devido a mente perturbada dos autores dos crimes. Todo cidadão de bem deve ter o direito de possuir arma de fogo para ter a chance de defender sua vida e seu patrimônio. Essa lei do desarmamento só serviu para beneficiar o bandido que tem acesso fácil a armas ilegais enquanto o cidadão não.

    • Descobriu a pólvora.

    • O Apartidário e sua piada pronta: “Essa lei do desarmamento só serviu para beneficiar o bandido que tem acesso fácil a armas ilegais enquanto o cidadão não”. Quá! Quá! Quá! Comprar um trinta e oitão é tão difícil quanto comprar um baseado. Quá! Quá! Quá!

  7. Enquanto a arma estava em casa, guardadinha, ela não havia matado ninguém mas foi só um ser humano com intenções nefastas pega-lá que tá lá, foi feita a cagada.
    Tinha mais é que voltar a discutir de maneira seríssima e não politiqueira a redução da maioridade penal, se ela já estivesse valendo para pessoas com 14 anos com certeza isso não teria ocorrido.

  8. Muitos problemas. Bullying e preconceito, mostram que a escola e as famílias não buscam um modelo de convivência, mas de competição. Um pouco do que se pratica nas escolas do modelo Waldorf e isso não aconteceria. Quando as famílias dão exemplo, em casa de desrespeito ao diferente, e preconceito por sua condição social, o que os alunos fazem, os que matam e os que morrem, é exatamente o que aprendem em casa. É comum por exemplo, famílias que tratam o filho com amor, mas que não ensinam a respeitar os outros da mesma forma; enquanto outras, reprimem tudo e não dão amor. Esta pronta a bomba, a pólvora e o estopim, pra ser acendido na primeira discussão entre os colegas.

  9. mas vale lembrar que no brasil, nao temos direito a armas so bandidos ou policia, o bandido vem e nos assalta e a policia vem e faz o boletim de ocorrencia
    eu sou a favor da gnt ter porte de arma, e se entrar qq pessoa nao autorizada na casa da gnt, que possamos picar de bala, antes a mae do bandido chorando do que a mae da gnt, e preso deveria perder o direito de ser humano, na europa na asia em paises serios preso nao tem direito, veja o caso do zagueiro BRENO na alemanha c ele era tratado que nem aqui no brasil, ou no japao preso tinha que ser tratado que nem bicho, POIS ESTAR LA É UMA OPÇAO DELE

  10. Wilder Morais toma posse como senador na vaga de Demóstenes …o distinto é senador sem nenhum voto e se diz representante do povo…!!

    Esse sim é um grave problema o suplente…deveria acabar imediatamente com essa tramoia pq colocam um paranoico como suplente ja negociado e o eleito vai pra outros cargos e o suplente toma posse e começa a fazer esses tipós d e besteiras!
    Porque não fazem uma m lei que quando um eleito saiu do cargo quem ocupa é o segundo mais votado…seja de que partido for? Seria cumprida avontade do povo que votou!

  11. A internet permite que qualquer um opine sobre qualquer coisa.