Lula, precisamos falar mais sobre a Petrobras e o petróleo brasileiro

Falta uma pegada nacionalista no discurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Setores antineoliberais veem certa complacência do petista com a privatização do pré-sal e da Petrobras.

Nesta semana, por exemplo, o Congresso Nacional aprovou em comissão a MP 975/2017 que dá incentivos fiscais para petroleiras estrangeiras participarem nas licitações de blocos das camadas pré-sal e pós-sal que serão realizadas até o final do ano pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Entretanto, nenhuma palavra contundente de Lula e das redes do PT sobre essa questão estratégica.

Evidentemente que há a combatividade deste ou daquele parlamentar do PT, isoladamente, mas é preciso que a liderança maior do partido esteja ganha para a tese da defesa da economia nacional.

As entidades corporativas também sofrem de certa inanição no debate do tema “Soberania Nacional”. Sindicatos e até centrais se preocuparam nos últimos tempos mais com os próprios umbigos do que dialogar com a sociedade, por isso agora perdem o debate no campo das ideias.

Alguns pré-candidatos em 2018, como Ciro Gomes (PDT), adiantam sua posição sobre as privatizações de estatais no país. “Nem pensar em privatizar Petrobrás e Eletrobrás. Não é questão de esquerdismo infantil. Brasil e Venezuela têm petróleo excedente e os EUA consomem mais petróleo do que produzem. Por que vamos entregar isso aos estrangeiros? Isso é estratégico, é uma vantagem que vamos ter de usar por 30 anos”, avisa o pedetista.

O senador Roberto Requião (PMDB) é outro que não afrouxa diante da onda neoliberal. Ele chama a MP 975 editada por Michel Temer de “canalhice”.

“O pré-sal é a Disneylândia das petroleiras mundiais porque a extração do barril de petróleo custa três dólares, enquanto o barril está sendo vendido a 50, 60 dólares”, afirma o peemedebista. “Por isso que jamais deveria haver uma multinacional tomando aquilo que é do Brasil, que o país tem condições de operar”, denuncia o senador.

“A Nigéria e Angola não têm condições de operar, fizeram concessões, mas ficam com 60% a 70% do petróleo. Aqui não”, relata Requião como se confirmasse a “canalhice” da privatização.

Lula, precisamos falar mais sobre a Petrobras e o petróleo brasileiro.

21 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Enquanto o mundo todo fala de energia limpa e renovável esse ser quer tratar de petróleo? Se essa fonte fosse a solução a Venezuela não estaria na merda que esta.
    Mas é compreensível que esse ser de atenção especial a produção de petróleo afinal de contas ele sabe muito bem que de lá da pra roubar um monte.

  2. LULA E REQUIÃO SERÃO ELEITOS EM 2018 PARA PRESIDENTE E GOVERNADOR.

  3. Uma coisa é certa, Lula com todos os defeitos foi 100 vezes melhor do que FHC.

  4. Apos 13 anos de PT melhorou muito pouco, eu sempre votei no PT, mas o Brasil continuou sendo a maior desiqualdade social do mundo, a maior concentração de Terras do mundo, uma merda na educação

    • Na cabeça e no discurso deles, o PT havia transformado o Brasil em uma Suécia.
      São loucos ou mentirosos, ou os 2 junto. Não há nenhum legado que justifique essa idolatria ao chefe da seita. É encantamento de jumentos mesmo.

  5. O PT é igual PSDB, tudo quadrilha.

  6. Ah, me responda, por qual motivo Paulo Francis, jornalista da Globo em Nova York, sofreu aquele infarto fulminante, quando FHC governava (destruía) o Brasil?

  7. Ivonil, os nacionalistas e não-rentistas deste país estão contigo. Esperamos que se candidate para algum cargo eletivo. Aqui em Rondônia todos te apoiariam.

  8. Nosso líder certamente tem todo o plano preparado para voltarmos a ser a potência número um do planeta, como na época de seu governo. Seremos a potência número um em corrupção, em desvios, em assasinatos/100.000 habitantes, em falta de infra-estrutura, em taxação sem retorno e tantas outras coisas boas que o PT fez por nosso país. Volta Lula!

  9. Lula s e calar vc perderá terreno pq o poovo não quer ficar sem nosso petroleo

    • Exato miga sua louca Ivonil! A Petrobrás tem sido muito útil, nos fazendo pagar, como prêmio por sermos nacionalistas, a gasolina mais cara do universo. Mas isso sempre ajudou os governos a nos dar esta educação e saúde de altíssimo nível, que sem a Petrobrás não seria possível. Além disso, atrapalharam gerentes e diretores que estavam levando um pouco de dinheiro para casa, para trabalharem mais tranquilos, sem preocupações financeiras. O petróleo é nosso (caro mais é nosso) e por uma universidade pública e gratuita!

    • Ivonil, qual a vantagem que o povo tem com a Petrobrás sendo estatal, além da gasolina mais cara do planeta e desvios bilionários? Me esclareça com sua sapiência esquerdista.