lava jato seria nula na Itália, diz ex-magistrado do tempo da Operação Mãos Limpas

Gherardo Colombo, ex-ministro da Corte de Cassação no período da Operação Mãos Limpas, disse que na Itália o processo da lava jato seria nulo.

Em entrevista ao Estadão, o ex-magistrado garante que em seu país um juiz que fez a investigação não podia condenar nem mesmo com o Código de Processo Penal que era de 1930.

O ex-ministro notou que o juiz que fez a investigação no processo contra o ex-presidente Lula (Sérgio Moro) era o mesmo que fez a sentença e isso me deixou um pouco surpreso porque aqui na Itália isso não poderia acontecer.

“Ora, não existe na Itália um sistema para a corrupção similar ao vosso da delação premiada. Não existe. A delação premiada é um termo que não se pode usar. Nós falamos de colabores de Justiça no campo da Máfia e do terrorismo. A Máfia e o terrorismo são tratados geralmente de um modo muito particular. Não se pode pôr na cadeia uma pessoa para fazê-la falar”, explicou.

Resumo da ópera: aos olhos do mundo a lava jato é uma operação ilegal porque fere os direitos fundamentais do homem, ao processo justo e julgamento por um juízo imparcial; aos olhos do Brasil, a força-tarefa é partidarizada e tem o objetivo político de tirar Lula das eleições de 2018.

24 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Se o TRF e tribunais superiores seguissem a lei e a constituição seria nula no Brasil, começar por um juiz parcial que só investiga um lado

  2. E, em qualquer país onde sua gente, especialmente, o judiciário tenha um mínimo de dignidade!

  3. O juizeco é fraco mesmo.
    Deram pra ele só um pra ser destruído e ele não consegue.
    Agora toma mais uma de alguém que conhece do ramo.
    É pá cabá!
    O Ministro que criticou a lava jato, não pode esquecer que tem uma dúzia de micos amestrados no MPF que fazem parte desse golpe.
    Assim, todos foram devidamente “homenageados” por ele.

  4. Seria nula também na Argentina, Chile, Paraguai, Cazaquistão, EUA, etc…

  5. As ações de Moro já foram tema de discusão e sala de aula. Pois um magistrado que já antecipa o resultado do julgamente, sem antes ter realizado o julgamento, já deveria ter sua substituição realizada, mas, estamos no Brasil e nem precisa os italianos nos dizerem isso, pois já sabemos que atrás da toga do Moro tem plumagem tucana….

  6. Pingback: lava jato seria nula na Itália, diz ex-magistrado do tempo da Operação Mãos Limpas | BRASIL S.A

  7. Amigo do pt ,tu já BURRO.mudar o que se eles ditam as regras .com o aval dos covardes da JUSTIÇA de canalhas.

  8. Claro que e bem isso ,pois ela foi criada coma finalidade de pegar um só partido O PT ,mas se complicou com o passar do tempo Golpe

  9. OS DOENTES de ódio, com o fim da farsa golpista, já começaram a rasgar o próprio anus com os próprios dedos indicadores. COINCIDÊNCIA: se o fascismo foi tão bom, por que os seus líderes foram agradecidos pelos italianos em pendurado de cabeça pra baixo em praça pública?

  10. Pelo visto da “”enfática”” segunda reacão…………….., eu fico o com o Magistrado Italiano……………..!!!!!

  11. A ITÁLIA é o verdadeiro berço do código penal romano, portanto da CORRUPÇÃO OFICIALIZADA DESDE O IMPÉRIO ROMANO, A OPERAÇÃO MÃOS LIMPAS FOI UMA PIADA.
    A MÁFIA CONTINUA MAIS SOFISTICADA. ESTE JUÍZ TEM A CARA QUE UM CORRUPTO TERIA NO BRASIL.
    SE METER NA JUSTIÇA E NO MODUS OPERANDUS DA JUSTIÇA DE OUTRA NAÇÃO É NO MÍNIMO ANTI ÉTICO, MAS LEVANDO O TEMA PARA A POSIÇÃO POLÍTICA AS FAVOR DE LULA, MOSTRA QUE OU ESTE PERSONAGEM É CORRUPTO. ADMIRADOR DO CORRUPTO MAIOR DA HISTORIA UNIVERSAL, OU NADA SABE DE LULA, DE SEUS BENS AINDA NÃO DETECTADOS (A PROPÓSITO), E MUITO MENOS DE SERGIO MORO, OU ESTÁ LEVANDA GRANA ADOIDADO DO PT E DA GLOBO.

    • É por isso que Lulinha quis ser o Nero Brasileiro quando disse que se seu pai fosse preso, colocaria fogo no Brasil.

    • Coxinha enlouquecido detectado!

    • Mas só tem alienado. Esse povo não se informa não? Só se limita a reproduzir o que recebe pelas redes sociais? A direita é burra por convicção ou falta realmente intelecto?

    • César de Bonesana, o Marques de Beccaria, o pai do direito penal moderno era, sem duvida, italiano. Sua obra “Dos delitos e das penas” (Dei Delitti e Delle Pene) influenciou os códigos penais de inúmeros países ocidentais, dentre eles o Brasil. Mas nada tem a ver com “código penal romano”. Suas idéias são inspiradas no Iluminismo do seculo XVII. Ele se opôs às técnicas medievais utilizadas pela justiça, como a prática da tortura como meio de produção de prova. Também combateu o sistema presidiário das masmorras. Essa direita burra não se informa e fica vomitando asneiras.

  12. SE CAÇA LADROES COM AS ARMAS QUE SE DISPOE. MUDEM A LEGISLAÇÃO E AS ARMAS SERÃO OUTRAS. COMPARAR O DIREITO ITALIANO, ARGENTINO OU OUTRO QUALQUER É PERDA DE TEMPO. SE NA ITALIA NÃO É PERMITIDO AQUI É. PONTO FINAL!

    • 1º – Criminoso não é bicho para ser caçado. Se os tratarmos como bichos, não seremos melhores que eles.
      2º – A melhor arma para combater o crime é a obediência à lei. A lavajato já condenou várias pessoas que a segunda instância considerou inocentes. Estão agindo a revelia da lei.
      3º – As leis que garantem que ninguém pode ser preso para averiguação já existe. Porém, a lavajato não obedece as leis, apoiada em um regime de exceção e pela mídia.
      4º – Existe até uma área de estudo que se chama “direito comparado”. Então, nada mais natural que um jurista compare a jurisdição de um país com outro. Ele pode e deve comparar, haja vista ser um estudioso do direito.
      5º – As leis do Brasil não permitem as exorbitâncias da lavajato. Esses abusos acontecem por causa da leniência e permissividade do judiciário corrompido pela mídia, ao rasgarem a Constituição.
      6º – Não existe ponto final na História.