Gomyde, presidente do PCdoB-PR, anuncia filiação no PSB

Agora é oficial. Ricardo Gomyde, presidente do PCdoB no Paraná, comunicou nesta quarta-feira (4) sua filiação ao Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Na manhã de hoje, Gomyde se reuniu com o presidente nacional do PSB Carlos Siqueira acompanhado do deputado Luciano Ducci (PSB-PR).

Ricardo Gomyde relatou ao Blog do Esmael que também avisou a direção nacional do PCdoB sobre a sua saída da legenda vermelha, após 25 anos de filiação.

“Eu comuniquei a direção nacional sobre a minha saída e me coloquei à disposição para a transição no PCdoB do Paraná”, disse.

Ex-deputado federal, Gomyde deverá disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná ou Câmara Federal.

O Blog do Esmael já havia antecipado que Gomyde acompanharia no PSB o ex-ministro Aldo Rebelo, que é seu padrinho político e de casamento.

Economia

PCdoB emite nota oficial sobre a saída de Gomyde

Sobre a desfiliação de Ricardo Gomyde do PCdoB

Ricardo Gomyde, destacada liderança do PCdoB – respeitada personalidade deste partido no Estado do Paraná, anunciou ao secretariado estadual sua desfiliação da legenda comunista, à qual vinculou-se no início dos anos 90, condensando, uma trajetória de aproximadamente 25 anos de partido.

No PCdoB, Gomyde foi eleito Deputado Federal e Vereador da cidade de Curitiba. Foi inclusive, uma vez, por nossa legenda candidato a vice-prefeito e mais tarde, candidato à prefeito da capital do Estado do Paraná – ajudando a fazer o debate de nossas propostas para esta. Ainda, através do partido, foi presidente da Secretaria do Esporte, denominada e reconhecida naquele momento enquanto Paraná Esporte, após, trabalhou no Ministério do Esporte ajudando a construir e atrair demais lideranças da área esportiva para nossa agremiação política. A partir da confiança nele depositada pelo PCdoB, foi candidato ao Senado nas eleições em 2014 obtendo mais de 600 (seiscentos) mil votos.

Ao longo dos últimos meses, a direção estadual do PCdoB empreendeu com Gomyde persistente diálogo, visando à superação de divergências programáticas e políticas que ele vinha pontuando. Desta maneira, buscou mantê-lo no Partido que ele ajudou a construir, o formou e o projetou como uma das principais lideranças do nosso Estado. Entretanto, apesar dos esforços empreendidos, a escolha de Gomyde foi outra.

Sendo assim, o PCdoB lamenta a decisão de Ricardo Gomyde, mas respeita a opção por ele tomada. Acreditamos que nossas lutas conjuntas irão prosseguir pautada pelo respeito mútuo e por ações convergentes em torno da defesa da Nação e da classe trabalhadora e de um Estado do Paraná diferente e mais equânime.

No presente, os comunistas realizam seu 14º Congresso, fortalecendo o PCdoB em todas as suas dimensões; a centralidade da luta por um novo projeto nacional de desenvolvimento, soberano, democrático e popular – eixo estruturante de nosso programa e caminho para transição ao socialismo – faz do PCdoB a trincheira consequente da defesa da nação, da democracia e dos direitos dos trabalhadores. Estamos convictos de que as fileiras da legenda comunista são terreno fértil para essas perspectivas.

Curitiba, 04 de outubro de 2017
Secretariado Estadual do PCdoB

Comments are closed.