Deputados aprovam congelamento de salários de servidores no Paraná

Sob o argumento do governo Beto Richa (PSDB) de que “os servidores públicos ganham muito bem”, a Assembleia Legislativa do Paraná aprovou o projeto 556/2017, pelo placar de 27 votos a 14, que congela os salários do funcionalismo pelos próximos dois anos.

A frase acima — “os servidores públicos ganham muito bem” — foi verbalizada pelo secretário da Fazenda Mauro Ricardo Costa.

A opinião do secretário foi materializada nesta segunda-feira (9) pelo projeto de lei 556/2017, de autoria do governo estadual, congelando pelos próximos dois anos as despesas primárias correntes do Poder Executivo, que correspondem a pagamentos de salários e benefícios do funcionalismo, investimentos em políticas públicas e custeio da máquina.

“Quero ver esses deputados [que votaram contra os servidores] irem fazer campanha na base”, disse o deputado Anibeli Neto (PMDB). Ele afirmou da tribuna que só emendas podem não ser suficientes para a reeleição de seus pares. “É preciso discurso, saber o que explicar para os eleitores na base”, discursou.

Os protestos também foram feitos pelos deputados Nereu Moura (PMDB), Professor Lemos (PT) e Tadeu Veneri (PT).

O deputado Requião Filho (PMDB), por sua vez, também contrário ao congelamento, notou que o deputado Ratinho Junior (PSD), do maior bloco parlamentar na Casa, “fugiu” do plenário na hora da votação da matéria. “Tem medo de se posicionar, mas quer ser governador”, criticou.

Na semana passada, conta Requião Filho, Ratinho já havia fugido da polêmica matéria na Assembleia. “Ele foge das pautas negativas e não vota contra o governo Beto Richa”, observa o peemedebista.

Veja como votou cada deputados

VOTARAM CONTRA O CONGELAMENTO DOS SALÁRIOS
ADEMIR BIER (PMDB)
ANIBELLI NETO (PMDB)
CANTORA MARA LIMA (PSC)
CLAUDIO PALOZI (PSC)
EVANDRO ARAUJO (PSC)
MÁRCIO PACHECO (PPL)
NELSON LUERSEN (PDT)
NEREU MOURA (PMDB)
PÉRICLES DE MELLO (PT)
PROFESSOR LEMOS (PT)
RASCA RODRIGUES (PV)
REQUIÃO FILHO (PMDB)
TADEU VENERI (PT)
TERCÍLIO TURINI (PPS)

VOTARAM A FAVOR DO CONGELAMENTO DOS SALÁRIOS
ALEXANDRE CURI (PSB)
ALEXANDRE GUIMARÃES (PSD)
ANDRE BUENO (PSDB)
BERNARDO RIBAS CARLI (PSDB)
CLAUDIA PEREIRA (PSC)
COBRA REPÓRTER (PSD)
EVANDRO JUNIOR (PSDB)
FELIPE FRANCISCHINI (SD)
FERNANDO SCANAVACA (PDT)
FRANCISCO BÜHRER (PSDB)
GILSON DE SOUZA (PSC)
GUTO SILVA (PSD)
HUSSEIN BAKRI (PSD)
LUIZ CLAUDIO ROMANELLI (PSB)
MÁRCIO NUNES (PSD)
MÁRCIO PAULIKI (PDT)
MARIA VICTÓRIA (PP)
Miss. RICARDO ARRUDA (PEN)
NELSON JUSTUS (DEM)
PAULO LITRO (PSDB)
PEDRO LUPION (DEM)
PLAUTO MIRÓ (DEM)
REICHEMBACH (PSC)
SCHIAVINATO (PP)
STEPHANES JUNIOR (PSB)
TIAGO AMARAL (PSB)
TIÃO MEDEIROS (PTB)

NÃO VOTARAM
ADELINO RIBEIRO PSL Não Votou
ADEMAR TRAIANO PSDB Não Votou
CRISTINA SILVESTRI PPS Não Votou
DR. BATISTA PMN Não Votou
ELIO RUSCH DEM Não Votou
GILBERTO RIBEIRO PRB Não Votou
JONAS GUIMARÃES PSB Não Votou
LUIZ CARLOS MARTINS PSD Não Votou
MAURO MORAES PSDB Não Votou
NEY LEPREVOST PSD Não Votou
PASTOR EDSON PRACZYK PRB Não Votou
RATINHO JÚNIOR PSD Não Votou

ABSTENÇÃO
DEL. RECALCATTI (PSD)

33 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. A culpa é do povo que elegeu uma assembléia de meliantes.

  2. Ainda veremos esta quadrilha que está instalada neste governo se incomodando com a Polícia Federal … Teremos que buscar a Justiça, mais uma vez, porque o Executivo e Legislativo são descaradamente nossos INIMIGOS …

  3. Governo corrupto, e o réu confesso Ezequias, continua secretário de cerimonial, braço direito do beto, uma vergonha, os funcionários que ganham bem são os cargos comissionados puxa sacos do beto.

  4. Subiu o gás, o combustível, a água a luz…. Como é que pode um bando de vagabundos ter o direito de congelar os salários dos servidores – só no Brasil. será que congelaram o deles também?

    • Péricles, na cabeça deles, o funcionário publico ganha muito bem.
      Quem ganha mal, são eles. Você acha que eles tem preocupação com o preço do gás ou da gasolina? Eles só tem preocupação em ferrar o povo.
      Acorda Paraná !!!! Esses políticos, não me representam!!!!

    • Essa “casa” de leis devirá aprovar o corte em 50% dos salários e verbas dos deputados e o seu congelamento.
      Uma pergunta somente:
      O GOVERNO CORTOU NA “CARNE” REDUZIU OU EXTINGUIU POR EXEMPLO OS CARGOS COMISSIONADOS?
      SERVIDOR PÚBLICO CONCURSADO E QUE ATENDE A POPULAÇÃO DIUTURNAMENTE TEM DE PAGAR POR ESSA ESBÓRNIA ADMINISTRATIVA.
      QUANTO É GASTO MENSALMENTE COM CARGOS COMISSIONADOS NOS TRÊS PODERES, AUTARQUIAS, FUNDAÇÕES, COMPANHIAS, TRIBUNAIS?
      CADÊ O FÓRUM DOS SERVIDORES?

  5. Meu Deus, só queremos o que temos direto por lei. Beto Lixo, esta fazendo uma limpeza nos cofres do estado. Ele não se importa com o povo, só pensa no próprio bolso. O funcionário publico ganha muito mal, ao comparar ao salario do governador, secretários e dos cargos comissionado. Isso é uma vergonha.
    Fora Beto Lixo, vai roubar em outro lugar.
    gente, temos que reagir, ele esta tirando um direito do povo.
    e o salario dele ? Podemos votar para não ter rejuste?

  6. EU DESAFIO TODOS OS DEPUTADOS A MOSTRAR QUANDO É O TOTAL DE SEUS GANHOS INCLUSIVE DE SEUS FAMILIARES. NÃO DIZER QUE O LÍQUIDO É TANDO AÍ NÃO VALE. CERTA VEZ O DEPUTADO ESTADUAL VANHONE MOSTROU SEU CONTRA CHEQUE, HOUVE UM REBOLIÇO E O ANÍBAL CURI O ACONSELHOU A NÃO MOSTRA PARA A POPULAÇÃO QUANTO ERA O REAL SALÁRIO. O SECRETÁRIO IMPORTADO DA FAZENDA DEVERIA CONFESSAR QUAL É O O SEU RENDIMENTO FAMILIAR MENSAL

  7. Papai Noel agradece, o comércio, empresários e outros devem ficar bem agradecidos, quando for noticiado o pior natal de todos os tempos.
    Obrigada, cambada de merdas

  8. O Brasil é um país financeira e moralmente falido. Somos há décadas administrados por políticos vagabundos em todas as esferas. E a conta está aí pra todos pagarem: serviços públicos de merda, impostos sem retorno quase nenhum, poder de compra dos salários ridiculamente baixo, tudo caro, salários congelados, etc…surpreende que enumera cenário tão ruim tenha gente que se preste a defender vagabundo, seja de que partido for. A mudança precisa ser geral, os velhos nomes tem que ser afastados da vida pública pois tiveram oportunidade e nada ou muito pouco fizeram.

  9. NO REGIMENTO DA ASSEMBLEIA DEVERIA TER UM ARTIGO OBRIGANDO TODOS OS DEPUTADOS A VOTAR TODOS OS PROJETOS DE LEI, SENDO A FAVOR OU CONTRA, MESMO QUE NÃO ESTEJAM PRESENTE NAS SEÇÕES.

    • Pode ser, mas o que deveria de fato acontecer é o eleitor mandar para a puta que pariu este tipo de político covarde, omisso.

  10. Pior que aqueles que votaram a favor do congelamento foram os oportunistas e lacaias que não votaram sabendo que o o congelamento passaria .

  11. E nas próximas eleições estarão todos lá votando nos mesmos.
    Depois falam que esse povo é gado de manobra, a turma fica brabinha.
    Pois é!
    Na época das eleições os crápulas ameaçam todos de demissão, e a turma fica com medo vai na urna e elege esse bandidos.
    A próxima eleição definirá se esse povo tem cérebro ou não.
    Se tiver, essa raça de crápulas não se elegerá novamente.

  12. Políticos hipócritas. Haverá o dia que o mundo não precisara mais deles, e viveremos em paz e harmonia.

  13. Leprevost como sempre sobre o muro… ainda não assinou lista para a CPI Pelicano

  14. como diz um amigo CAGANDO E ANDANDO com o POVO.

  15. os verdadeiros representantes do povo eles são pilantras picaretas e corruptos do bondo do beto lixo do lixo já 100 votos ,vergonha.mas são ficha limpas e diplomados.vergonha.

  16. Seria o preço da liberdade?

  17. 2018 esta ai vamos dar o troco Nesses canalhas eles tem dinheiro ,dinheiro roubado do povo paranaense.

    Inicio de 2019 o futuro governador REQUIAO com certeza mudara esse cenario.

  18. Pingback: Deputados aprovam congelamento de salários de servidores no Paraná | BRASIL S.A

  19. Mas para os auditores do TCE, fantasmas do Tecpar, pessoal da Fomento Pr com motorista, nas diretorias da Copel e Sanepar, para os juízes e promotores e cargos não concursados, os quadros da AL, para esta casta nada irá faltar, amém.

  20. Sugestões para aplicação da grana extra vinda do congelamento dos salários dos barnabés. Construir 100 escolas publicas na região sul do estado. Ampliação do programa de reparos em viaturas em oficinas mecânicas credenciadas, ou até quem sabe, o perdão da dívida da Arena?

    • Companheiro, a conta da Arena, assim como das demais, infelizmente temos que debitar na conta de nosso líder Luiz Inácio. Elas são o único legado da Copa, assim como os desvios e a prisão do Nuzman são ligados das Olimpíadas. Nosso líder pisou no tomate, mais uma vez, mas vamos seguir o defendendo pois isso consta no capitulo 8, versiculo 23 do nosso regimento interno.

      • Só se for no seu planeta. quem financiou a aventura do Petralha foi a prefeitura e o governo do estado, por livre e espontânea vontade. Lula não tem nada a ver com isso mas vc repete o mantra. A culpa é do LULA!

  21. Que tal, dinheirinho bom no fim do mandato pra rapina dos cofres públicos. Os barnabés já estão há mais de 2 anos sem reposição, o que são mais 2 anos não é mesmo? A quadrilha do biturunense vai ter uma boa bolada para dividir, dinheiro que iria para os salários dos vagabundos e imprestaveis e corruptos e riquíssimos funcionários públicos.

  22. Por que esses 14 demagogos não apresentam um projeto de lei abdicando de parte de seus gordos salários e demais vantagens em favor do poder executivo para custear reajustes salariais do funcionalismo?
    Ex-governadores também poderiam contribuir abrindo mão das vergonhosas e polpudas aposentadorias que recebem. Observando que Álvaro Dias é o único ex-governador do Paraná que não pediu aposentadoria.

  23. Isso é uma vergonha! Roubaram tanto no Paraná e agora estou colocando a culpa no funcionalismo público! Cadê o dinheiro dos nossos impostos?

    • A culpa não é do funcionalismo. A culpa é dos picaretas que administram e administraram o estado nas últimas décadas. A conta é da população e do funcionalismo. Aliás, sendo sincero, a situação do funcionalismo é menos pior, porque pelo menos tem estabilidade. Na esfera privada, ainda há o fantasma do desemprego.