Caso das Bijuterias: STF barra abuso do juiz Bretas e mantém Cabral preso no Rio

Coube ao ministro Gilmar Mendes, do STF, a tarefa de barrar o abuso de autoridade do juiz da 7.ª Vara Federal Criminal do Rio, Marcelo Bretas, ao conceder habeas corpus suspendendo a transferência do ex-governador Sérgio Cabral para um presídio federal no Mato Grosso do Sul.

Cabral havia dado uma “sugestão de pauta” para a velha mídia ao dizer que a família do magistrado entendia do mercado de “joias” porque mexia com bijuterias.

“Vossa Excelência tem um relativo conhecimento sobre o assunto, porque sua família mexe com bijuterias. Se eu não me engano, é a maior empresa de bijuterias do estado.”

Por óbvio, a Globo e outros jornalões não se interessaram pelo “aviso de pauta” do ex-governador preso desde novembro de 2016.

Gilmar Mendes disse que não há justificativa para transferir o ex-governador para a penitenciária sul-mato-grossense. Para o ministro do STF, a informação sobre as bijuterias foi levada à imprensa pela própria família do juiz federal, o que, na visão dele, não demonstraria ameaça.

Portanto, ao ver do STF, a decisão de revogação da transferência do ex-governador — com a concessão do habeas corpus — seria necessária para barrar o abuso de autoridade do juiz Marcelo Bretas.

16 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. O problema do ministro Gilmar Mendes é que ele pratica o legalismo de acordo com o partido político. Quando a vítima do arbítrio legalista é do PT, dane-se. Mas no caso do Cabral o juiz Bretas, também de primeira instância, foi longe demais. Azar dele. Deu oportunidade pra levar uma esparrela legal do ministro tucano. E o ministro tem a concordância da maioria absoluta dos juristas que têm sido entrevistados.

    • E não venha ninguém me dizer que defendo corrupto. Aliás, Cabral apoiou Aécio por quem não tenho nenhum apreço desde o tempo do avô dele.

  2. Lixo defende lixo lixo sempre ao lado de lixo.

  3. Há! A republiqueta bananeira de Curitiba fazendo escola.
    O Mourinho já tem admiradores no judiciário.
    Esse juiz Brechas, bateu de frente com o Coronel que manda no STF.
    Deu no que deu, levou mais uma desmoralizada daquelas.
    A turminha fascista continua colocando as manguinhas de fora e achando que criminosos são animais.
    E o Dalagol, mostrou solidariedade ao Brechas.
    Fascistas da mesma ordem política.

  4. Analisando “juridicamente” o beiçola está certíssimo. O problema que ele está certíssimo com os bandidos amigos. Quando o bandido é de outro setor, ou partido, ele derrapa no direito. Afinal, o tal de Bretas é outro que gosta de andar fora da lei, contudo, “dentro” da lei.

  5. Esse Gilmar Mendes…sempre ele. Esse cara é uma vergonha!

  6. Por falar no Beiçola, médico do Mato Grosso denuncia situação de calamidade extrema em hospital onde trabalha:

    https://youtu.be/qYWDB-0PnAA

  7. ABUSO O CARALHO SEU ESMAEL, VOCÊS DE ESQUERDA ALÉM DE BANANAS, COVARDES, FROUXOS AGORA DEFENDEM BANDIDOS TAMBÉM?!?!

    • Com se quem defende a direita não tem bandidos de estimação…os caras parece que esqueceu o cerebro !!

  8. O Gilmar aposta no Mercado Futuro…………………., porque lá na frente êle quer justificar as mesmas benesses à Turma do Vampiro que atualmente habita o Palácio do Planalto……………., e que poderá se ver diante da outra Turma do Golpe (Setor Financeiro e Globo) que se valem da Lava Jato………………..; para dar um Golpe no Golpe……………………!!!!!

    • Politicalha entre as duas faccões do Golpe………………….; nada mais do que isso……………….!!!!

      O Cabral aí é apenas um detalhe………………….!!!!!!

  9. O manjado Caetano está com o Boulos…………………, e também com o Ciro……………….., Amigo do Armínio Fraga e do Jereissati…………………., e que disse no Programa da Datena que considera o Picolé de Xuxu e a Marina Fadinha como pessoas que mereceriam o seu Voto…………….!!!!! CUIDADO………………..!!!

  10. Agora o Caetano Veloso pode recorrer ao STF contra a decisão da Meritíssima juíza que o impediu de fazer um Show para pobres de periferia

  11. Nessa o Gilmar acertou…o juiz bretas queria transferir o Cabral por pura vingança!

  12. E agora Caetano Veloso?