Requião Filho: Memória curta e falta de interesse político alimentam os corruptos

| 13 Comentários

Requião Filho (PMDB) relaciona os escândalos de corrupção na política à falta de memória dos eleitores. “Você se lembra em quem votou para prefeito e vereador nas eleições 2016?”, indaga.

Memória curta e falta de interesse político

Requião Filho*

Você se lembra em quem votou para prefeito e vereador nas eleições 2016? Indo além, você se lembra em quem votou para presidente, governador e deputado em 2014? Quais as propostas tinham seus candidatos?

Pois é, memória curta e falta de interesse político são o combustível para a permanência e proliferação da corrupção na política.

Falo na corrupção em seu sentido mais amplo, pois para que ela exista, sempre haverá os dois lados: corruptos e corruptores. E lógico, os corruptores são sempre os mesmos que bancam os corruptos.

Infelizmente, a memória curta do eleitor e a falta de interesse em acompanhar a vida política de modo geral, garante aos corruptos a eleição e a reeleição para os mais variados cargos.

Escândalos reiterados de Caixa 2; candidatos denunciados, Diários Secretos, CPI do Banestado, funcionários fantasmas, gafanhotos, Operações do Gaeco e dentre tantos outros que tomam o nosso cotidiano na mídia, mas que nos condenam à total descrença na política. Na hora do voto, encantados pela mágica do marketing político, tudo se esvai. O bandido vira santo. E o cidadão é enganado, outra vez, por sua curta memória.

Sim, temos que saber em quem votamos! Temos que conhecer a carreira política de cada um, qual o seu plano de governo, quais suas ideologias e suas condutas anteriores. Só de posse destas informações é que poderemos formar um juízo de valor e conferir a alguém a confiança de nosso voto.

O voto consciente requer comprometimento para além do período eleitoral. Não basta estar atento às propagandas e promessas durante o pleito. Uma vez eleito, é necessário fiscalizar o político e acompanhar a sua atuação.

Não adianta reclamar depois se votamos ou reelegemos governantes descomprometidos com a causa pública e próximos aos interesses privados. Não teremos uma administração que priorizará o servidor ou a população, mas sim o lucro dos investidores das empresas estatais.

Não é que nós não saibamos votar. É que nós não nos interessamos e não acompanhamos. É sempre mais fácil por a culpa nos outros, quando na verdade a verdadeira culpa também é nossa. Pense nisso!

*Requião Filho é deputado estadual pelo PMDB do Paraná.

13 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Enem quero lembrar em quem votei até hoje, só joguei o meu voto fora.

  2. gosto muito de Roberto requiao …o filho ainda estou pesquisando. .., mas é um bom sujeito , não apronta igual a outros playboys da classe

  3. a patolandia explica isso. ..queriam a miséria e desemprego de volta. ..conseguiram … Os golpistas quadrilheiros tomaram de assalto o poder gritando “pega ladrão” para a Dilma sob a acusação frágil de pedalada fiscal, da qual fora inocentada pelo MPF. E agora querem repetir o feito, adotando a mesma tática, chamando Lula de ladrão dia e noite na mídia, por conta de um tríplex e um sítio, que Moro jamais conseguiu provar ser dele. E tudo isso com o objetivo claro de desconstruir o mito Lula, tirá-lo da disputa de 2018, e limpar o caminho para a direita corrupta e golpista eleger um candidato com o selo do golpe na testa, para manter o programa neoliberal, entreguista, privatista e demolidor de direitos sociais . Tá claro?!

  4. Pior que memória curta é sua memória seletiva Esmael.

  5. Tem toda a razão, memória curtíssima, o melhor exemplo disso foi a reeleição de Roberto Requião.

  6. diplomas e fichas limpas.vergonha mesmo em .

  7. justiça vergonha.

  8. tu tem razão filho do pai…mas a culpa somente e da JUSTIÇA de canalhas ,com o aval da justiça e leitoral e a lei da ficha limpa ,eles diplomam bandidos a muitoa e muitos anos ,justiça vergonha,tem politicos que a mais 20 anos são corruptos e ladrões e nada acontece …culpa do povo que vata em ficha limpa em justiça de canalhas.e vergonha.

  9. Requião Filho é tão safado quanto seu pai, chega das velhas famílias na política.

  10. QUEM SE LEMBRA DA NANA OS 150.000 DOLARES ENCONTRADO NA SUA CASA?

  11. A memória é muitíssima curta ! O CANALHA do Beto PINÓQUIO CORRUPTO CALOTEIRO, foi dePUTAdo e aluno do também CANALHA Jaime BERNE, ajudou e contribuiu nas desgraças, destruição e roubalheiras do BERNÃO, mas mesmo assim fizeram dele “prefeito” e desgovernador.

  12. Opiniao de quem se alimenta a decadas da politica do Parana…

Deixe uma resposta

Preenchimento obrigatório *.