João Arruda: vereadores serão cobaias em 2020

| 11 Comentários

O deputado federal João Arruda (PMDB-PR), em artigo especial, afirma que a falta de coragem da Câmara para fazer a reforma política transformará, em 2020, os vereadores em cobaias. “É como combater a corrupção, aprovar um novo modelo tributário ou, até mesmo, rejeitar o projeto da cura gay, mas só a partir de 2020”, ironiza.

Abaixo, leia a íntegra do artigo:

2020 é a maquiagem perfeita de uma reforma pífia

João Arruda*

Parlamentares fizeram o discurso fácil, e grande parte da opinião pública acreditou nos argumentos de que o Distritão é a vergonha da nação porque facilita as reeleições, dificulta a renovação e enfraquece os partidos políticos. Porém, os mesmos que foram contra o Distritão concordaram que a coligação é um dos piores dispositivos que existem na legislação eleitoral atual.

Além das justificativas apresentadas contra o Distritão, a maioria afirmou que a coligação é uma negociata. Se a coligação é pior que o Distritão, por que não são contra o fim das coligações imediatamente? Por que só em 2020?

Parece piada, mas os candidatos a vereador serão os hamsters em 2020 – um teste, quero dizer. Se for bom, continua; e, se for ruim, a gente volta para o modelo antigo ou troca as cobaias. É como combater a corrupção, aprovar um novo modelo tributário ou, até mesmo, rejeitar o projeto da cura gay, mas só a partir de 2020.

Eram contra o distritão porque são a favor da coligação. A coligação favorece a maioria dos partidos. Temos quantos partidos no Brasil? Partidos que não têm projeto! Candidato a eleição majoritária precisa de tempo de TV e candidatos a eleição proporcional precisam de uma boa coligação. Reeleição é fruto da negociata entre caciques e candidatos a eleição majoritária.

A reeleição fácil, a renovação difícil e o enfraquecimento dos partidos nasce das coligações. Digo tudo isso para concluir que as críticas à Reforma Política foram usadas para manter a atual legislação: e pelas falhas dela, não qualidades. Para que uma experiência nova, se a fórmula está dando certo? Fica a esperança de que o STF faça o que a Câmara não fez, e, mais uma vez, cumpram o papel do Legislativo.

*João Arruda é deputado federal e vice-presidente nacional do PMDB.

11 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. O joão arruda deveria calar-se e não envergonhar o politico mais sério do estado , que é o ROBERTO REQUIÂO

  2. Bah! Não consigo ver coerência em um deputado que vai contra as convicções de seu tio, esse sim um nobre político, pois, não se curva às pressões de um partidinho de corruptos em sua maioria, por isso tudo esse Arruda está no caderninho dos eleitores do sudoeste. Golpista, apoiou aquela corja do Eduardo Cunha, Aécio e o safado do Temer, quer mais o quê?

  3. Depois da mala de dinheiro o Sr. votou para a permanência de Michel Temer e agora
    com as de 51 milhões com certeza fará a mesma coisa. Cuidado Deputado 2018 está se aproximando!

  4. Depudado João Arruda, o sr. votou em em tudo que é ruim para o país e agora vem dando um de bonzinho querendo mostra sua cara. Olhe lá o povo é mais esperto que vc pensa!

  5. Esse cara, o tal de Arruda, não votou pelo impeachment da Dilma? Se votou é golpista.

  6. Sr. Arruda, esse é um fanfarrão, votou a favor do afastamento de uma presidenta que não levou um clips da casa grande, e ainda ajudou a engavetar a abertura de processo do vampiro chefe de quadrilha, ou seja, não tem nenhuma credibilidade mais.

  7. Um politico no valor do seu significado não e corrupto e sim representante do povo e seu interesses coletivos um político deve sim defender o bem estar e o desenvolvimento a toda a população e isto só poderá ocorrer com o fim das negociatas as coligações de partidos de aluguel .viva a democracia diretas já sem coligações .

  8. Faz 28 anos que as prefeituras São comites eleitoral desta corja de corruptos vitalício

Deixe uma resposta

Preenchimento obrigatório *.