Governador Beto Richa não consegue anular delação da Operação Publicano

O STJ negou por unanimidade o pedido do governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), para anular uma delação na Operação Publicano que o aponta como beneficiário de um esquema de corrupção na Receita Estadual.

O ex-auditor fiscal Luiz Antônio de Souza, em colaboração premiada, sustentou que o dinheiro arrecadado como propina abasteceu o caixa 2 da campanha de reeleição do governador tucano.

A ministra Nancy Andrighi, do STJ, havia negado monocraticamente o pedido de anulação da delação, e mantendo a investigação pelos supostos crimes de lavagem de dinheiro, falsidade ideológica para fins eleitorais e corrupção passiva. O governador Beto Richa então recorreu à Corte Especial do STJ, através de um agravo regimental, mas, os ministros seguiram por unanimidade a posição da relatora, durante julgamento realizado no dia 6 de setembro.

O inquérito 1093/DF investiga cobrança de propinas na Receita Estadual que pode ter causado mais de R$ 2 bilhões de prejuízo ao erário paranaense. Parte do dinheiro, segundo delações de ex-fiscais do órgão fazendário, abasteceu a campanha de reeleição do tucano.

O Blog do Esmael registrou em primeira mão, há duas semanas, a decisão unânime do STJ.

Beto Richa é alvo de outras delações que correm no Superior Tribunal de Justiça, dentre as quais a Operação Quadro Negro, que investiga o tucano por ser “usufrutuário” de propina obtida em fraudes na construção de escolas no estado. O dinheiro desviado da educação, segundo o Ministério Público, também irrigou a campanha de reeleição do governador do PSDB.

Matéria ampliada

20 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Segue a cavalgada do infortúnio desses picaretas é PSDB….

  2. Pingback: RICHA NÃO CONSEGUE ANULAR DELAÇÃO DA OPERAÇÃO PUBLICANO – Página64

  3. Espero que pague preço político por isso!!!

  4. Sr governador a cadeia está a sua espera .

  5. Quando esse povo vai tomar vergonha na cara?

  6. Que ele vá dividir cela com todos os políticos criminosos, Luladrão, Temer, Aécio, Gleisi Hoffmam, Requião.

  7. É como às vezes aparece nos estádios de futebol, aqueles cartazes que os torcedores levam: ‘EU JÁ SABIA!!!”
    Esse cara não vale nada!!!!!
    Bacana é ver a fuça dos professores estaduais que tiveram a coragem de votar nesse pulha, nas duas eleições que ele venceu!!! Tudo desacorçoado da vida!!!!!
    Pior ainda é eles saberem agora como ele venceu…

    • Se os professores fossem unidos, bem companheirões uns dos outros, elegeriam o presidente do sindicato para representá-los em Brasília. Seria sucesso.
      Mas na prática temos companheiros professores de direita, de centro, de esquerda, etc…

  8. Vagabundo, escroto nogento.

  9. Tucanalha da elite Paranaense.

  10. ta mais para amigo do patrão playboy para desviar o foco dele
    e sempre falar do PT igual outros que podem ser o mesmo

  11. Beto PINÓQUIO CORRUPTO CALOTEIRO, MAIOR e PIOR desgoverno da história do Paraná.

    • O companheiro é muito bem humorado! Pinóquio é muito bom!
      Quanto a ser o maior, acho que o companheiro Requião é mais alto que ele.

  12. Beto Richa está bem enrolado, fico pensando, caso ele seja preso e nosso líder também, será que vão virar amigos?

    • Infelizmente, nosso líder paranaense Beto Richa está bem enrolado. Se fosse na época do Lerner essa denúncia não iria prosperar porque tínhamos, com FHC, o engavetador geral da república, Geraldo Brindeiro. Uma época boa para agirmos livremente. Podíamos dilapidar bancos a vontade – Banestado, por exemplo – e contar com a compreensão de juízes (Moro) e nossos doleiros (Youssef) agiam de maneira eficaz e com o respaldo da justiça.
      Quanto ao Lula, creio que a parada está perdida, mesmo com o apoio da Globo não conseguimos deter esse que o Obama classificou de “O Cara”.
      Escrevo da cadeia, que é triste. Espero ver pelo menos alguns correligionários fazendo-me companhia, porque a solidão é cruel.

      • Companheiro psdb do demo, aguarde porque em pouco tempo nosso líder estará aí fazendo companhia. Lula errou um pouco e acho que ele entenderá que precisa pagar sua dívida com a sociedade. Não chore até lá, como o companheiro Geddel.