General que defendeu intervenção militar não será punido, diz comandante do Exército

Saiu barato para o general Antonio Hamilton Mourão, que, nesta semana, defendeu a intervenção militar para conter as crises política e institucional no país.

O comandante do Exército brasileiro, Eduardo Villas Bôas, disse que o general não será punido pela polêmica declaração durante uma palestra promovida pela maçonaria de Brasília.

Mourão afirmou que “seus companheiros do Alto Comando do Exército” entendem que uma “intervenção militar” poderá ser adotada se o Judiciário “não solucionar o problema político”, em referência aos escândalos de corrupção envolvendo políticos.

Em entrevista a Pedro Bial, exibida na madrugada desta quarta (20) pela TV Globo, o comandante afirmou ao apresentador que já conversou com Mourão “para colocar as coisas no lugar, mas punição, não”.

Segundo Villas Bôas, a possibilidade de intervenções militares “ocorre permanentemente” e disse que “as Forças Armadas têm mandato para fazer [uma intervenção militar] na iminência de um caos”.

“Se você recorrer ao que está na Constituição, no artigo 142, como atribuição das Forças Armadas, diz que as Forças podem ser empregadas na garantia da lei e da ordem por iniciativa de um dos poderes”, defendeu o comandante ao negar que o general tenha cometido alguma infração.

Villas Bôas citou as recentes atuações do Exército para conter ondas de violência no Espírito Santo e no Rio de Janeiro para justificar a fala do general.

“O texto diz que o Exército se destina à defesa da pátria e das instituições. Essa defesa poderá ocorrer por iniciativa de um dos poderes, ou na iminência de um caos. As Forças Armadas têm mandato para fazer”, disse.

92 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. 100 vergonha e 100 razão que país e esse.

  2. falta de caráter em nossa Justiça ,bem como lula disse eles estão ACOVARDADOS.já sem razão e estão perdendo e respeito até os de farda.

  3. Só e tão somente, por INICIATIVA DE UM PODER……………..!!!!!!!

    Daí porque a lamentável declaracão do Oficial Superior e o apaziguamento por parte do seu Superior, e/ou onão pronunciamento a respeito por parte do Ministro da Defesa e/ou do Comandante em Chefe das Forcas Armadas, ainda que estes últimos dois GOLPISTAS………………., é extremamente GRAVE………………….!!!!!!

    Pela Democracia , Pelo Poder Civil sob qualquer HIPÓTESE, e pela circunscricão das Forcas Armadas ao seus OBJETO principal que é a guarda das NOSSAS FRONTEIRAS e a Defesa da Pátria em caso de Agressão Externa………………….!!!!!!

  4. Ahhh………………., se fosse na época do Marechal LOTT…………………..!!!!!!

    No mínimo o General que deu a declacão seria transferido à Reserva………………!!!!!

  5. Estamos nos anos 1950??? Ou quem sabe, na década de 1880, revivendo a merda da “questão militar” … essa porra desse país só anda pra trás.

  6. Se você não é corrupto é um cidadão de bem ,não precisa ter medo dos militares .

  7. Melhor o exército do que esta cúpula de políticos e juízes que são parciais e que tem partido.
    E a grande mídia que manipula informações e opiniões junto com os políticos e juízes estão tremendo de medo , porque sabem que os militares não dão moleza .

  8. Deram um golpe de Estado, derrubaram uma presidente democraticamente eleita, sob acusação de pedalada fiscal, da qual fora inocentada pelo MPF, para instalar no poder uma quadrilha para entregar as riquezas nacionais aos gringos, vender patrimônio do povo e destruir os direitos sociais, e depois de toda a desgraceira do golpe, só agora que os milicos de plantão falam em preservar a ordem democrática?? Fala sério cara pálida!!

  9. Deve saber da tramóia com o Jaburu!

  10. Pelas declarações do alto comando das forças armadas , eles já estão preparados para uma intervenção, falta apenas um pedido do STF.para retirar o ladrão de lá.

  11. Kkkkk um militar espirra e os fracassados vermelhos se cagam todo,imaginem se tres milicos estacionar um caminhao verde oliva ao lado de uma camara municipal soh para o comeco…

  12. EU FALEI AQUI ONTEM, OFICIAIS SUPERIORES DO EXERCITO NÃO SÃO PUNIDOS, SE FOREM NINGUÉM FICA SABENDO A NÃO O COMANDO. É ASSIM QUE FUNCIONA, SEMPRE FOI ASSIM.

    • Exatamente; lá existem dois boletins, um informa sobre a punição de praças, outro sigiloso que informa a punição de oficiais, que somente eles ficam sabendo. E uma puniçãozinha a mais ou a menos não faz diferença, o cara já é General.

  13. Todos tem sua opinião porque ele não

  14. Se o general estivesse mesmo preocupado com o país, daria uma “dura” no Temer sobre o desmonte do Estado brasileiro, privatifaria, entrega da Amazônia, etc e tal…

    • O general está preocupado com o país sim, não com esse ou aquele político. Militares tem visão bem mais ampla que vão muito além da sua miopia.

    • Perdão em discordar………………., mas também nem mesmo isso é admissível numa Democracia……………….!!!!

      Quem tem que dar pito e/ou pé na bunda do Temer, somos nós os CIVIS…………..!!!!!

  15. Boa! Não desautorizou o general.

  16. Não se esqueça a direita raivosa que uma intervenção militar como ela quer dissolveria o congresso nacional e tiraria de vez os holofotes do bolsonazi.

  17. Basta ver os comentários pra perceber que o Comandante fez bem em colocar panos quentes. Existe uma parcela sedenta pelo caos e por uma guerra civil. Triste perceber que para alguns a solução está no outro (militares) e não em nós mesmos. Quantos dos aqui ditos patriotas, honestos do bem estão dispostos dar sua contribuição como SERVIDOR PÚBLICO e disputar um cargo eletivo para mudar esse estado de coisa? Alguém? Pois eu respondo. Ninguém! Pelo simples motivo de não se enxergarem competentes ou muito diferentes do que está aí. São como crianças que precisam da mão forte de um pai. Jamais serão protagonistas de um projeto de Nação. Mimados que são, na primeira ida ao cantinho do castigo não perderão a chance de verter suas lágrimas de crocodilo. Tá ruim? Vai lá e faz a diferença!

  18. Admiro Comandante Villas Ele sabe que o Art° 142 da CF que rege as FA, existe para protecao do povo e do territo’rio e tem conscie^ncia que fazer politicagem agressao e viole^ncia como em 64 foi usado pela ideologia da direita configurou crime

  19. Acho que isso também deve ser levado em conta: ─ “O general Mourão vai ser punido, mas sem espalhafato, porque é exatamente isso que ele pretendia ao fazer a gravação que gerou toda esta polêmica”.

    http://www.tijolaco.com.br/blog/villas-boas-faz-bem-em-cozinhar-general-provocador/

  20. Eu concordo com o general quando ele fala que se os Poderes constituídos não tirarem do poder esses políticos corruptos tem que acontecer a intervenção para tirar.

  21. Não assisto esse Bial. Ainda bem. Não perdi nada.

  22. Melhor o pais ser comandado pelas forças armadas,do por quadrilhas de políticos de políticos ladrões.Inclue PT , PNDB e outros.

  23. E isso ai amigo Zarzi Torres Granja.Tamo juntos para o que der e vier.Pau nos mortadelas esquerdopatas.

    • Mas as malas de $,
      O $ abarrotando um apartamento, contas na Suíça, compra de parlamentardes, ameaças de morte…
      Não fazem parte desses que você diz “mortadelas”.
      Desligue a TV e procure pensar COM SUA CABEÇA, senão vai perder o resto dos cabelos brancos e continuar burro.

  24. Se o governo quisesse, já teria acabado com o tráfico e com a corrupção, mas o que existe é um desgoverno de corruptos envolvidos com o tráfico e com a situação dramática em que os brasileiros estão vivendo! O Exército deveria acabar com isso, prendendo o Temer, o Aécio, o Jucá, o tal Deputado Naum e outros canalhas que ainda estão soltos. Assim, tudo voltaria ao normal!

  25. A tal “Ponte para o Futuro” do inconcebível ilegítimo, se exibe!!! O “Futuro” nada mais é do que o retrocesso, a dor, a fome, o grito mudo na garganta ou seja a mais profunda escuridão!!! Quanta iniquidade!!!

  26. Intervenção militar , vamos começar por um sucateado, soldados que selecionados por localização geográfica , tem que morar perto , pra não precisar dormir no quartel.Tivemos um exemplo de intervenção militar no Rio de Janeiro , nada aconteceu , nosso exército mostrou despreparo , falta de comando, eu pessoalmente não conheço né hum oficial de exército preparado pra assumir o País , que esteja preparado, na área econômica, social e administrativa . E ditadura militar já começaria com restrições externas, teríamos o afastamento da comunidade européia que não tolera rompimentos democráticos, e o que tá acontecendo no País é culpa única e exclusiva do nosso judiciário que ao longo de anos se aliou a elite brasileira , onde pobre era malandro e preso , e rico era esperto e podia tudo, hoje estamos vendo como foram criado as grandes fortunas dinheiro público e sonegação fiscal .

  27. NÃO ENTENDI!!!
    …o general faz comentário CONTRA A ESQUERDA, sendo que é a DIREITA o grande quadrilhão que a décadas assola o país!!!
    Sinceramente…agora começo a perder a esperança!!! É triste a incompreensão saudosista de grandes militares brasileiros!!
    Para mim, Direita e Esquerda são membros de um mesmo corpo! Ésta deve auxiliar aquela, e vice-versa!!!!
    Corrupção é que é o VERME AGENTE NOCIVO QUE DESTRÓI O CORPO !!!
    Então se é para intervir militarmente, ataque a COMPROVADA CORRUPÇÃO DOS CORRUPTOS !!!
    …E DE IMEDIATO CONVOQUE ELEIÇÕES GERAIS POIS O PODER DADO AO MILITAR >>>>> EMANA DO POOOOOVO!!!!!
    Falar contra a corrupção evidenciando e atacando a esquerda política é o mesmo que um ser humano com a mão direita decepar a mão esquerda com o objetivo de curar a malária que contaminou o fígado !!!!!!
    Vai continuar a morrer vítima da malária e sem o auxilio de um braço!!!

  28. Não quis dar moral pro Mourão. Se pune, o arrivista vira líder de uma massa de desmiolados. Deixou o Mourão fincado na cerca do ostracismo.

  29. Bruno.
    Muito antes do PT “saquear”, o PMDB, o PSDB, o DEM e tantos outros já estavam fazendo essa patifaria toda.
    Lamento te informar, mas o PMDB é DIREITA, SIM!! O Temer foi vice da Dilma, SIM. E juntos, Temer e o PMDB, confabularam para tomar o poder; coisa que não conseguiriam sozinhos nas urnas, mesmo sendo o fiel da balança no Congresso Nacional.
    Foi um erro o PT aliar com o PMDB? Sim, e foi crasso!! Mas, a vida é tentativa e erro. E só se erra uma vez!!
    Se você não quer suportar a verdade, te mando um livro da série Pollyana pra você ler. Se pá, vai te fazer bem!! 😉😘

  30. Fabrício Enke Cardozo, pt pmdb e psdb saquearam o país, e a culpa é a direita? Que direita, quem é esse lider com poder? Não vem que o temer é vice da dilma, ok.

  31. Na justiça VIVA MORO, no Ministério da Defesa VIVA MOURÃO e ponto.

  32. A DIREITA SIM, Bruno!!!
    Não queira negar o inegável!!

    • A única ideologia do PMDB é a malemolência, o “deixa-disso”, o “não-inventa”. Nenhum partido representa tão bem o pouco apego dos brasileiros a ideologias. Se há aqueles partidos de esquerda, direita, extrema-esquerda, extrema-direita e centro, o PMDB supera todos eles: é o partido do extremo-centro.

  33. Caso o general Mourão fosse punido, o povo já estava se preparando para intervir nas Forças Armadas.

  34. mais do que passado da hora

  35. Viva Mourão! Só vagabundo ficou com medo.

    • HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!!!!!
      Você é um humorista nato, Bruno!!!
      Me passa o endereço de onde estás fazendo stand up comedy, que é pra passar reto!!! 🤣🤣🤣🤣👎🏻👎🏻👎🏻👎🏻

    • Fabrício Enke Cardozo, é num puteiro chamado Mama Enke Cardozo, fala com a mama, ela faz de tudo, foda é que as vezes ela não pode pq tem que cuidar do filho esquerdista. Pede pelo anal giratório, especialidade da Mama.

    • Bruno. Muito fácil ofender os outros quando não se tem argumentos.
      Mas, tudo bem! Acabei de voltar do puteiro e minha mãe não estava lá. Aliás, ela não curte essas paradas não. Prefere ficar de boas, fazendo o artesanato dela.
      Ah! E todo o meu respeito e carinho às(aos) profissionais do sexo. São pessoas que aguentam gente escrota (como você) para poder tirar o seu sustento e o de sua família.
      Enfim. Tenha argumentos palpáveis pra discutir comigo. A primeira cerveja é por minha conta!! 😉😘

  36. Essa merda de país não pune nem quem rouba dinheiro de aposentados……
    A verdade é que, se só um Moro apavora a classe politica imaginem um Mourão.
    Como disse o colega acima, o recado foi dado, gostem ou não!

  37. O recado foi dado, gostemos ou não.

  38. A INTERVENÇÃO É QUESTÃO DE TEMPO A SOCIEDADE DO BEM Ñ TOLERA MAIS ESTA QUADRILHA QUE TOMOU O PAÍS DE ASSALTO A 28 ANOS

    • Jesuino.
      Se você não gosta de democracia, viva numa terra onde os militares têm vem. Menos no Brasil.
      Você deve ir ao delírio só com o fato de ter direitos suprimidos, né?
      Lamento te informar, mas você é minoria em relação a grande maioria dos brasileiros que são CONTRA qualquer tipo de intervenção militar.
      Repense seu modo de pensar!! Até porque, a vida anda pra frente, não o contrário.

      • Jesuíno defende os milicos porque sabe que será o primeiro a se fuder. Conta com a compreensão deles e vai dizer: “AAHHH! Não me bata pelamordedeus! Eu apoiei vocês! Pega aquele outro ali!”. Não passa de um covarde X9.

      • Querido, nasci em 1967 então vivenciei, ainda que muito jovem, o auge do governo militar. Lembro-me perfeitamente de meu pai saindo e voltando para trabalhar honestamente bem como meus tios e vizinhos. Não me recordo de nenhum deles sendo preso ou tendo nossa casa invadida por militares, aliás, sempre que vejo alguém comentar sobre isso percebo uma semelhança entre os comentadores: são pessoas mais jovens que eu e sempre baseiam em livros de histórias, escritos sabe-se lá por quem. Não posso dizer que trabalhar em banco é um pé no saco pois nunca vivenciei essa experiência então prefiro confiar em minhas experiências.

        • Genildo, é você o cara que fugiu de uma entrevista à Gazeta do Povo? Ou é apenas um homônimo?

          • Leodir, devo satisfações a três grupos de pessoas: quem paga minhas contas (meus clientes) quem lava minhas roupas (minha família) e quem amolece meu pau (minha esposa). Tô tentando puxar pela memória mas não me lembro bem de você……

        • Tua esposa lhe amolece o pau? Então ela está endurecendo o pau de outro.
          Tu é Corno cara! E ainda admite.

    • Seu covarde esquerdopata a ditadura de Nicolas maduro os quadrilheiros do PT e luladrão apoia e a merda de cuba as forsas Belicas Brasileiras sao patriotas e estadistas vai ler a história os regime so foi rui para os vagabundos

    • Jesuino Evangelista De Souza Evangelista de Souza
      “Vai ler…”?
      Você deve estar lendo folhetim de propaganda!
      Quem lê, quem estuda.. aprende a escrever corretamente e, não é o seu caso.
      FORÇAS é uma palavra bem comum. E uma pessoa que escreve “forsas” é muito ignorante.
      É lamentável que vota, na cegueira.

      • Miga maltrata quem escreve errado não, isso é coisa de elitista além do que pode ter ocorrido um erro de digitação. Querer corrigir erro de grafia é coisa de gente pobre de espírito, coisa de quem não tem muitos argumentos para debater, coisa de gente que quer impor seu ponto de vista. E mais uma coisinha, mais importante que ler é a qualidade do que se lê. Talvez o folhetim que ele leu no ponto de ônibus tenha mais conteúdo que toda obra por você consumida, o que não duvido muito. Beijos miga!

    • Eu escrevo errado pois aprendi no covil comunistas que dão aulas no país se tudo de errado virou professores doutrinador comunistas assim São o omeupatàs Venezuelano que voceis chama de medicos esquerdas matilhas canibalismo

    • Mandou bem, Leni!!
      Quanto mais fontes de informação se consulta, melhor formulado é o raciocínio.
      Obrigado pelo apoio!! Tamo junto!! 😀👏🏻👍🏻✌🏻

    • Jesuino. Botar a culpa nos “comunistas” pelo fato de você escrever errado, é um subterfúgio raso e infantil de sua parte, meu caro!!
      Admita seus erros, homem!!! Busque uma solução para consertá-los. Isso se chama EVOLUÇÃO!!! 😘

    • Ñ PRECISO FOÇO DAS PALAVRAS DO GENERAL MOURÃO AS MINHAS

    • Jesuino. Não tem personalidade pra dizer as próprias palavras depois do que falamos???
      É de se esperar de uma pessoa como você!!!

    • SOS FFAA e guilhotina na escorias corrupta comunistas

  39. Direita implantou o caos agora quer meter a máquina na cara do povo por conta do caos.