PGR denuncia Jucá ao STF por corrupção no âmbito da Operação Zelotes

Se depender do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) deve ser “expulso” da política para sempre. Janot denunciou ao STF, nesta segunda-feira (21), o presidente nacional do PMDB por crimes investigados no âmbito da Operação Zelotes.

A Operação Zelotes apura fraudes em julgamentos sobre multas aplicadas pela Receita Federal. O esquema de corrupção funcionava no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), espécie de tribunal de recursos contras as sanções do Fisco vinculado ao Ministério da Fazenda.

O caso corre sob segredo de Justiça no Supremo e está sob a relatoria do ministro Ricardo Lewandowski, responsável pela Zelotes na Corte . Após a manifestação de Jucá no inquérito, a denúncia será levada para julgamento na segunda Turma do STF, de acordo com a liberação de Lewandowski. Caso a turma aceite, Jucá passa à condição de réu. Além deste, o líder do governo Temer no Senado responde a outros dez inquéritos no STF.

Segundo relatório da Polícia Federal, o líder do governo no Senado alterou uma medida provisória de 2013 para favorecer o Grupo Gerdau. Na ocasião, o parlamentar era relator da matéria e fixou mudanças nas regras de tributação de lucros de empresas no exterior.

A Operação Zelotes teve início no dia 26 de março de 2015. A investigação teve início no pagamento de propina a conselheiros do Carf para que fossem anuladas ou reduzidas multas aplicadas às empresas. Alguns meses depois, as investigações descobriram também indícios de venda de Medidas Provisórias (MP) por políticos que prorrogavam incentivos fiscais a empresas do setor automotivo.

Como este site tem mostrado desde 2015, as dívidas aplicadas pela Receita a empresas e pessoas físicas já chegou a ultrapassar meio trilhão de reais. Em diversos casos, multas milionárias eram reduzidas significativamente, por meio da atuação de conselheiros, políticos e escritórios de advocacia em Brasília.

Com informações do Congresso em Foco

18 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. E daí???
    O tal PGR não tem mais moral pra prender nem mesmo ladrão de galinha, quanto mais o Jacú, aquele que estancou a sangria da Lava Jato e jogou o procuradorzinho Dalagol no lixo.
    A Quadrilha tem a proteção do Coronel Diamantino Mendes, aquele que manda na Grande Corte e transformou seus colegas em jagunços.
    Aquele que protege com unhas e dentes bandidos renomados com o tal Aecim, que manda matar quem o delata.
    Tá tudo dominado.
    E a quadrilha segue destruindo o País.
    Enquanto isso, Senadores e Deputados que tem as mãos limpas, ficam nos microfones de blá blá blá.
    O único jeito de expulsar a quadrilha, é vir pra rua e com o povo mudar essa história.

    • Se tivesse uma Olimpíada de Corrupção imagina quantas medalhas nós teria? Seri na frente das potências do esposrte, mas corrupção não é esporte. Brasil ia fazer bonito. Fiz até um rank de corrupção na minha opinião humilde:

      1 – Lula (campeão e tem recorde mundial e olímpico)
      2 – Aécio
      3 – Lula de novo

  2. ESTA FALTANDO O LADRAO DO PARANA E A PUTINHA

  3. O CANALHA e LADRÃO TRAIDOR LESA-PÁTRIA do caju podre, quer expulsar o Requião e Kátia Abreu, pelo fato deles dois serem os únicos SENADORES NACIONALISTAS dentro do PMDB que tem caráter, honestidade e amor pelo nosso país.

  4. Lugar de bandido é na cadeia.

  5. manda pra cadeia esse vagabundo

  6. Patife, caju podre, corrupto, golpista… e por aí vai, mas deve ser por causa disso que o tal Romero Jucá foi líder no Senado nos governos Lula e Dilma também ou alguém acha que o Pt ia escolher alguém honesto para as posições chaves do governo?
    Há gente…. dá licença vai……..

    • Eles não sabiam. Também não sabiam que o Collor é vagabundo, que o Renan é picareta e que o Cabral é um falcatrua.
      Não sabiam nem o que era corrupção…e muito menos que a Odebrecht e a JBS ditribuiam dinheiro. O Lula não sabe nem quanto ganha, não sabe que os filhos ganharam uma boa grana e não sabia que tinha 9 milhões na previdência privada.

    • Dá licença é o teu cu.

  7. Amigo e sócio do Requião, estão todos na mesma quadrilha.

  8. Não vai acontecer nada, só mais do mesmo!

  9. Em qualquer país sério esse patife, já estaria preso e banido da política, mas nesse país de bananas, tudo pode!

  10. Esse caju podre, está sendo a desgraça do povo brasileiro.

    • A desgraça do povo brasileiro é a nossa classe política, quase sem exceções.
      o PMDB contribui com uma boa parte. Esse Jucá estaria preso em qualquer lugar mais ou menos civilizado, mas estamos no Brasil e essa jaguarada, sua incompetência crônica e seus benefícios sem fim, prosperam tranquilamente.