“O crime de Lula foi abalar o conformismo frente à desigualdade”, diz vencedora do Prêmio Jabuti

A psicanalista e escritora Maria Rita Kehl, vencedora do Prêmio Jabuti, condena a falta de sensibilidade e “generosidade de nossas elites”. Para a autora do livro “O Tempo e o Cão – A Atualidade das Depressões”, o crime de Lula foi abalar o conformismo frente à desigualdade.

A psicanalista e escritora Maria Rita Kehl, uma das personalidades que assinaram o documento em defesa de Lula e da democracia na última quinta-feira (10), não teve como comparecer ao ato de lançamento da campanha, realizado na noite de ontem em São Paulo.

Apesar disso, a escritora, vencedora do prêmio Jabuti com o livro “O Tempo e o Cão – A Atualidade das Depressões”, fez questão de enviar ao ex-presidente sua mensagem de solidariedade e apoio na luta pela redução das desigualdades e injustiças sociais que restam no país. Leia abaixo:

“Os que condenam o presidente Lula sabem muito bem que ele não é corrupto. O crime imperdoável que ele cometeu foi abalar de uma vez por todas o conformismo da sociedade brasileira frente à miséria, à desigualdade, às injustiças sociais. Seus oito anos de governo não foram suficientes para erradicar essas três doenças sociais com as quais o povo brasileiro tinha se acostumado a conviver, quase conformado. Mas evidenciaram a falta de vontade política, a falta de coragem e de senso de justiça social características de todos os governos anteriores.”

“Os que condenam o presidente Lula não perdoam a maré de esperança e de engajamento, mobilizada durante seus dois mandatos. A condenação injusta do presidente Lula nos confronta com a mais grave forma de miséria que vitima a sociedade brasileira: a miséria da falta de sensibilidade, de solidariedade e de generosidade das nossas elites.”

Com informações do site Lula.com.br

61 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. O pior momento conjuntural de crise econômica ainda é melhor do que todo o período FHC, quando tínhamos 11 milhões de brasileiros na amargura desemprego, com um salário de miséria, que só dava paracomprar uma cesta básica e meia e um reajuste anual do mínimo , que não passava de 10 reais. Ao passo que com Lula, o país atingiu a menor taxa de desemprego da história (5%), o salário mínimo teve uma recuperação do seu poder de compra em 72%, com um reajuste anual de 50 reais. Sem esquecer, que o governo Lula/Dilma tirou 36 milhões da linha da pobreza e botou sete milhões de jovens na universidade. Por isso, Lula é sempre lembrado pelo povo pobre e bem cotado em pesquisa de opinião, pra desespero da direita reacionária e golpista do país, que não sabe mais o que fazer para desconstruir o Lula antes de 2018.

  2. Quebrou o país, tirou da 13° lugar na economia mundial e elevou ao 6° lugar, ameaçando a Grãm Bretanha, e deixou uma reserva de $370, bilhões de dolares em reservas. FAVOR ESTUDA ANTES DE FALAR MERDA NOS POST.

  3. EU VOU VOTAR,
    PRESIDENTE. 13
    SENADOR. 13
    DEP. FEDERAL. 13
    DEP. ESTADUAL 13
    GOVERNADOR. 13
    NÃO QUERO OUTRO GOLPE, VOTO NA ESQUERDA.

  4. No catolicismo a camponesa Joana darque era uma mulher guerreira, mas sua luta era pra defender seu povo contra os opressores.
    Eu creio que no mundo, ou temos heróis que lutam com as palavras, ou com armas…
    Não importa oque usem, mas que lutem. O mundo é assim, os heróis só serão reconhecido depois que morrerem em combate. Pelo menos na Venezuela o povo luta contra um governo, enquanto aqui no Brasil o povo é roubado e ficam parecendo um bando de paspalhos na mão dos políticos. A pergunta que não quer calar: Como se permite essa indecência ?

  5. Com se divertindo tanto conteúdo escrito você já executa em qualquer problemas
    de plagorism ou copyright violação? Meu site tem um monte de exclusivo conteúdo tenho também autoria me ou terceirizado, mas parece muito
    disso é ele aparecendo tudo do internet sem meu autorização .
    Você conhece algum maneiras para ajudar parar conteúdo de ser roubado?
    Eu gostaria genuinamente agradeço. http://thecfnm.net/index.php?a=stats&u=joofranciscogona

  6. Pingback: “O crime de Lula foi abalar o conformismo frente à desigualdade”, diz vencedora do Prêmio Jabuti - Bem Blogado

  7. Apesar de estar explícito nas opiniões daqueles que analisam e pensam com grandeza – escritores, cientistas politico, reitores, compositores etc. Ainda tem um bando de acéfalos que acham que o presidente Lula não fez nada pelo Brasil, e o taxam de bandido.

  8. PETISTA é SEMPRE uma Piada de mau gosto.

    • Kkkkkk… Piada é paulista ser roubado por mais de 20 anos pelo PSDB corrupto…

    • Apesar dos retardados acharem que quem não é PT é PSDB, mesmo assim, vou externar a minha humilde opinião, em 20 ANOS ainda não faliu São Paulo enquanto os VAGABUNDOS do PT faliram o BRASIL.
      Conseguiu entender esclarecido Sr?

    • Uma piada é desprezar as opiniões das cabeças pensantes do Brasil e ouvir somente a mediocridade das maledicências jogadas ao vento sem nenhum pudor. Isso é a desinteligência de uma elite preconceituosa que não aceita que um operário tenha chegado aonde chegou o Presidente Lula.

  9. Lula não é como político de direita fabricado na mídia, foi forjado nas lutas do povo, tem raiz nos movimentos sociais, nome cravado na história, na luta contra a ditadura por liberdades democráticas, pela anistia (1979), nas Diretas já (1984) e no processo de redemocratização do país, teve uma experiência exitosa de governo popular, incluiu o pobre no orçamento da união, criando rede de proteção social, distribuindo renda e promovendo justiça social, deixando a presidência com 86% de aprovação. Tudo isso faz dele o maior líder popular capaz de eleger um poste da esquerda. Por isso, que eu digo sem medo de errar, que Lula condenado sem prova, apenas com base na convicção do juiz tucano Moro, não perde para nenhum golpista desses blindados pelo supremo guardião do golpe, com provas fartas e robustas, com conta na Suíça, extrato bancário, vídeo, gravação de áudio, cheque nominal, mala de dinheiro e aeronave com cocaína. Quer apostar??

  10. Lula será sempre o maior presidente do país queiram ou não os hipócritas alienados e os invejosos. Viva lula e seu legado

  11. Beira o infantilismo a pessoa alegar que o Lula não era corrupto. Comprou deputados, aliou-se com Maluf, Collor, Renan, Jader, Sarney, nomeou ministros vagabundos, como Gedel, enriqueceu e fez a família enriquecer.
    Parem com o discurso entre vocês, porque vocês são jumentos encantados. Com os outros, não vai fazer efeito.

  12. Pingback: “O CRIME DE LULA FOI ABALAR O CONFORMISMO FRENTE À DESIGUALDADE”, DIZ MARIA RITA KEHL – Página64

  13. O crime foi se corromper, quebrar o país…
    Vai morrer pobre

  14. mimimimimimimimi……tadinho do lulinha bandidão, não podem cobrar nada dele…..

  15. Grande estadista Lula!!! Ele não é Deus” É um ser humano que cometeu erros! Porém jamais de corrupção! Foi uma grande liderança que levou o Brasil a se tornar a 6a Economia do Planeta! Aqui no blog – a maioria que comenta são os mercenários do PSDB e corja!

    • Tornar-se a sexta economia do planeta, com um país de 200 milhões de habitantes, não significa muita coisa. Em 2015, estávamos em 72º na relação do PIB/capita. Aproximadamente 6 x menos do que o PIB/capita americano.
      Esse número, significa muito mais, porque dá uma idéia da distribuição da renda entre os habitantes. Somos pobre, roubados e enganados por uma quadrilha instalada nos palácios há muito tempo. E existem pessoas que por ideologia (furada), ainda defendem políticos. São pouquíssimos os que merecem defesa, nenhum com possibilidades reais de alterar o quadro nacional.

      • O que não significa muita coisa é teu cu.

        • São dados companheiro, não é discurso de petista.
          E, para que você aprenda, contra fatos não há argumentos.
          E cuidado se for voltar cedo para casa para não atrapalhar o Ricardão.
          Eu sei que nas plenárias do PT as pessoas são instruídas a negar a realidade e a repetir o que eles definem, mas isso não altera a realidade. Vocês mentem e repetem mentiras compulsivamente. O PT não tirou porra nenhuma da pobreza, não acabou com pobreza nenhuma e o legado é o Temer e a merda em que estamos hoje.

  16. Mesmo o PT quebrando o País sobrou trilhões de reais para Temer comprar Deputados para se livrar de investigação. Imaginem se o PT não tivesse quebrado o País!
    Tem gente que precisa deixar o ódio gratuito de lado e infornar-se um pouco mais para deixar de passar vergonha em redes sociais e não sociais.
    Só a título de informação: não sou filiada ao PT.
    Parabéns Maria Rita pelo prêmio, aliás merecidíssimo!

    • Comece a senhora a se informar melhor. Não houve distribuição de trilhões, foram bilhões.
      Aliás, a prática de comprar deputados é antiga e foi usada pelo PT, que inclusive sistematizou, em forma de mesada. E deputados, aqui nesse país, se elegem para se venderem, para o governo e para empresários, vide JBS e Odebrecht.
      E o país estar uma merda, tem a grande contribuição petista por 13 anos de aparelhamento do estado, desvios e incompetência. Quem tenta argumentar desvinculado dos fatos, são petistas normalmente. Ser ou não filiada ao PT não significa nada (o filiado é um pouco mais jumento porque deve pagar mensalidade).

    • Os impostos são arrecadados diariamente, portanto independentemente dos desvios de governos anteriores e do atual a arrecadação continua. O problema é que esses valores não são aplicados onde deveriam, ou seja, atendimento das necessidades do povo e no desenvolvimento do nosso país.

  17. O crime do Lula foi a corrupção e o enriquecimento ilícito e inexplicável de toda a família dos da Silva. O resto é conversa fiada pra boi dormir.

  18. Exato. E o legado que o Sócrates contemporâneo nos deixou foi esse que vivemos.
    Me perdoem, mas a opinião desta senhora, com todo o respeito, é de uma petista, portanto recheado de fanatismo pela figura do Brahma e sem vínculo necessariamente com a verdade.
    Pelo menos com uma miséria ele terminou, a própria, enriquecendo com palestras. E antes que alguém fale alguma coisa, acredito que as palestras sejam em parte ilegais e na totalidade imorais.

    • Ela é uma escritora que ganhou o maior premio de literatura das Américas e você não consegue escrever 3 linhas sem falar meeerdaaaa, seu ignóbil paspalho.

  19. O que acontece com Lula, aconteceu com Sócrates há 2500 anos atrás, onde Sócrates foi acusado de corromper a juventude e de não crer nos deuses da cidade. Porém, Sócrates argumenta que não está se fazendo culpado é o acusador, que nunca se importou com o assunto pelo qual ele o traz ao tribunal. Além disso, pergunta Sócrates, quem é apto para fazer a juventude melhor? Hoje, aqui, estamos na mesma, a elite quer impor as suas ideias onde só ela seja privilegiada e o povo deve ficar na miséria e no abandono das politicas públicas. Vale ler ” A Defesa de Sócrates” de Sérgio Avrella, uma leitura que ajuda a compreender o momento atual.

    • Comparar Sócrates com Lula só pode ser piada! Sócrates foi um grande filósofo e considerado um dos fundadores da filosofia ocidental. Lula por sua vez um semi analfabeto que não conhece plural e abusa de termos chulos e palavrões extraídos de seu pobre e limitado vocabulário. Cínico, mentiroso, mau caráter e corrupto. Seu grande “mérito” na vida foi ter chegado a presidência da república.