Gleisi Hoffmann: “E a fome voltou ao Brasil”

A senadora Gleisi Hoffmann faz nesta segunda-feira (14) uma contundente denúncia contra o ilegítimo Michel Temer e seus sócios no golpe de Estado: conseguiram a proeza de trazer a fome de volta a milhões de brasileiros. A presidenta nacional do PT escreve ainda que os insensíveis golpistas já cortaram em apenas um ano 1,2 milhão de família do Bolsa Família.

E a fome voltou ao Brasil

Por Gleisi Hoffmann*

É difícil calcular o tamanho do retrocesso provocado pelo governo Michel Temer em seu breve período como presidente ilegítimo do Brasil. É certo que o ponto mais baixo dessa escalada antidemocrática foi o golpe contra Dilma Rousseff, que terminou sendo deposta por um Congresso Nacional achacador, em sintonia com a mídia, setores do Judiciário e do grande capital. Um ano após a saída de Dilma, ainda não se sabe qual foi o crime de responsabilidade que justificou o impeachment. O que nos resta de certeza é que toda a farsa encenada por Eduardo Cunha, Temer e o PSDB de Aécio Neves serviu apenas para desmontar o Estado brasileiro edificado pela Constituição de 1988 e efetivado por Lula, que em menos de uma década tirou mais de 40 milhões de pessoas da pobreza.

Temer e seus sócios conseguiram a proeza de trazer a fome de volta a milhões de brasileiros, uma posição incômoda e vexatória se levarmos em conta o tamanho de nossa economia e produção agrícola que temos. Nesse “novo” país, os brasileiros mais pobres também já perderam empregos, direitos trabalhistas, crédito estudantil, investimentos em saúde e educação, e ainda viram a suspensão da construção de moradias e de obras de infraestrutura. O próximo passo do consórcio golpista é acabar com a aposentadoria da maioria do povo brasileiro, preservando as mordomias da alta burocracia do serviço público que recebe acima do teto e mais cedo.

O presidente Lula tem insistido que só vamos nos recuperar dessa crise quando colocarmos novamente o pobre no orçamento do país. Porém, a dobradinha formada por PMDB e PSDB age justamente no sentido contrário. Amparados por forte apoio empresarial e a blindagem de sempre da mídia, enterram as esperanças de milhões de brasileiros sob a justificativa de que precisamos fazer sacrifícios para cumprir a meta fiscal. Só não explicam com clareza por que os mais pobres têm que pagar a conta.

Somente na semana passada, mais de 500 mil famílias deixaram o Bolsa Família – em um ano, os cortes já atingem 1,2 milhão de famílias. Essa medida é extremamente covarde, atinge um programa que se transformou em referência mundial no combate à miséria, num momento em que o desemprego não para de crescer, deixando cada vez mais gente dependente do Estado. Nesse cenário, também causa espanto a redução do Programa Farmácia Popular, que atendia 9 milhões de brasileiros. Surpreendentemente, a economia gerada pelos cortes a esses programas é estimada em R$ 200 milhões por ano, dinheiro de troco perto dos R$ 14 bilhões dados ao Congresso Nacional para livrar Temer da cassação por corrupção passiva.

Seja lá qual for a bandeira ideológica que se defenda, é difícil admitir que pessoas passem fome novamente no Brasil, em pleno século XXI. Vivemos uma era marcada pelo conhecimento e pela informação, com nível de riqueza incomparável a qualquer outro período da história. Nesses tempos difíceis e nebulosos, não podemos fechar os olhos diante do desmonte do Estado promovido pelo governo Temer, que atinge os mais vulneráveis do povo brasileiro. Não podemos abrir mão da solidariedade e da compaixão, da justiça social e da fraternidade. Isso é o mínimo de humanismo que nos resta!

*Gleisi Hoffmann é senadora e presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores

38 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Uma entrevista Ping pong com um coxinha é mais ou menos assim: 1) Democracia ou golpe? – Golpe. 2) Panelaço a favor do Temer ou greve geral pelo Fora Temer? – Panelaço. 3). A crise é da Dilma ou do golpe? -Da Dilmanta. 4) Indignação com Pedalada fiscal ou corrupção? – Pedalada fiscal, claro 5) É revoltante a mala de dinheiro dos golpistas ou o suposto triplex do Lula? – O Triplex. 6) Entrega das riquezas (pré-sal) ou defesa da soberania nacional? – Entrega. 7) Defesa ou venda do patrimônio público? – Venda. 8) Direitos trabalhistas ou lucro do patrão? – O lucro do patronato. 9) Previdência pública ou privada? – Privada. 10) Salvar o golpe ou diretas já? – Salvar, óbvio. 11) Moro é blindador de golpista, agente do golpe a serviço da globo ou um juiz imparcial? – Imparcial. 12) Candidato da Globo e o mercado ou Lula? – Da globo sempre. 13) Para encerrar, um ódio? – Lula e o PT. 14) Um ídolo? – Sérgio Tucano Moro. 15) Heróis secretos? – Temer, Cunha, Aécio.

  2. Tontinha, quando ela vai ser presa???

  3. O governo afundando, a corrupção imperando e o povo se ferrando, com a retirada de direitos, o corte de benefícios de prestação continuada, corte de pensões previstas na reforma da previdência, corte de verba das bolsas de pesquisa do CNPq, o fim do Ciência sem fronteiras, redução do FIES, corte de verba das universidades e de hospitais, arrocho salarial, congelamento de investimentos em saúde e educação por vinte anos (PL 241/95) e o desmonte de programas sociais (como o farmácia popular, bolsa família, Minha casa minha vida e o Mais médico). E o nosso brilhante coxinha já descobriu o culpado pelas desgraças do golpe, é a Dilma e o Lula. E a única saída é Fora Lula e o PT. Dá para entender cabeça de coxinha?

  4. Pingback: Gleisi Hoffmann: E a fome voltou ao Brasil – Ceilândia em Alerta

  5. engraçado erradicou..A fome .
    Muita gente com fome..
    engraçado 13 anos o PT.
    No governo e os integrantes do MST e cia não tem terra estranho..Não acha dona ladra Gleise

  6. com certeza. .13 anos roubando..PT. …Lula d cia..

  7. Muita força e Luz no seu caminho Senadora >Nenhum mal te atingirá ,pois Deus ordenou aos seus anjos que te guarde noite e dia .

  8. Pois é, só inocentes úteis e mal informados não sabem que tudo isso foi orquestrado pelo Cunha e PSDB,para que o Brasil não conseguisse sair da crise e aprofundar mais a situação calamitosa do Brasil,Aécio se juntou ao Cunha e só jogaram pautas bombas para o quanto pior melhor para eles, não votava nada pra tirar o Brasil da crise,me lembro muito bem das artimanhas na câmara,total irresponsabilidade.Só queriam saber de se vingar ,por não ter ganho a eleição.

  9. Aí eu concordo mesmo com Esmael Morais. Voltou a fome de honradez e verdade.

  10. Canalhas, malditos, todos eles … inclusive os que lhes chupam a rola …

  11. Se vc tivesse um pouco de vergonha nesta cara de biscate, sumiria , não ficava falando merda.

  12. A fome voltou por culpa do PT….ou será que um dia ela deixou de existir no Brasil????

  13. a fome voltou ao Brasil??? Nossa, então quer dizer que durante o governo do PT a fome estava erradicada? No nordeste? no Sul? Eu sempre vejo a fome dos meus vizinhos…
    Só um detalhe, aqui em Almirante Tamandaré, tem muita gente passando necessidades… E não tem bolsa família, pois não tem emprego para provar renda…
    E é muito simples…. Pq não faz uma lei para abaixar o salário dos Senadores, juízes, deputados? Para de usar os subsídios que o Brasil dá para moradia, escola, creches, roupas para ministros e senadores e que tal manter ou aumentar as ações sociais, do qual, nunca vi a Senadora participar…
    Ministros pararem de usar os jatinhos da FAB para uso próprio….

  14. Um governo que apoiou o Cabral, que teve ministros como o Gedel, que apoiou Jader, que apoiou Renan, Collor, Sarney, que apoiou tanta merda, corrupção e desmandos no país, tinha que ter vergonha de ficar posando de bonzinho. Este discurso desconectado da realidade atinge bem apenas os jumentos encantados do petismo.

  15. O PT como sempre faz o discurso do pobre coitado x rico (PSDB, Moro, GLOBO, VEJA). É hipocrisia pura, de um partido que ficou 13 anos no poder, fez pouco e sai arrotando grosso como se tivesse transformado o Brasil em uma Austrália, um Canadá.
    O que o PT fez, basicamente, foi dar crédito para a população de baixa renda comprar veículos (e depois comprometer parte significativa da sua renda com a gasolina mais cara do planeta, prestações com juros extorsivos e reparos nos carros geralmente usados) e outros bens de consumo. Transferiu renda, na verdade, dos mais pobre para os mais ricos (bancos). Não houve, no governo petista, nenhuma medida séria, efetiva e duradoura para solução de problemas crônicos do nosso país. Aliás, se houvesse solução efetiva, o retardado do Temer não conseguiria, em pouco tempo, destruir esse “legado”.
    O fato é que somos comandados por quadrilhas, todas sócias do PMDB, e o roubo e a incompetência travam a evolução do país. Qualquer coisa diferente disso é mentira, para uso eleitoreiro, como faz a senadora amante.

  16. O programa estrelas da globo está mostrando as caridades. Será que vai ter que voltar às carretas de comida para o nordeste?

  17. E não tem nenhuma participação sua

  18. Desgraçado, corrupto, incompetente, imbecil e desinformado é o teu cu.

  19. Pois é senadora! Veja que desgraçada foram esses 13 anos desse seu partido corrupto e incompetente chefiados por Lula e Dilma. Só imbecis e desinformados para acreditar que tudo ocorreu nos poucos meses do governo do vice da Dilma.