A reforma política piorou o que já era ruim

O deputado Tiririca tem como bordão na campanha de 2010 “Pior que tá não fica”. Está errado o palhaço.

Na calada da madruga desta quinta-feira (10), a comissão especial que analisa a reforma política aprovou um destaque modificando o texto-base aprovado na noite de ontem (9) da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 77/03 e alterou o sistema eleitoral para as eleições de 2018 e 2020, que passará a ser feita pelo chamado distritão.

Por esse sistema, serão eleitos os candidatos mais votados para o Legislativo, sem levar em conta os votos recebidos pelo conjunto dos candidatos do partido, como é o sistema proporcional adotado atualmente.

O destaque aprovado na reforma política visa perpetuar os ‘mesmos de sempre’ no Congresso Nacional. E Pior: com os mesmos vícios e influência do capital financeiro e dos patrões. Por isso essa “modificação leopardiana” no sistema eleitoral — [“tudo deve mudar para que tudo fique como está”] — não foi submetida a uma ampla discussão com a sociedade brasileira.

O texto apresentado originalmente pelo deputado Vicente Candido (PT-SP), mantinha o sistema eleitoral atual para 2018 e 2020 e estabelecia que o sistema de voto distrital misto, que combina voto majoritário e em lista preordenada, deve ser regulamentado pelo Congresso em 2019 e, se regulamentado, passa a valer para as eleições de 2022.

A mudança foi aprovada por 17 votos a 15, em destaque do PMDB, com apoio das bancadas do DEM, do PSDB, do PSD e do PP e o distritão seria um modelo de transição ao distrital misto, que valeria a partir de 2022, mantendo a necessidade de regulamentação pelo Congresso.

“Nós precisamos de um tempo para montar a distribuição dos distritos no Brasil. E o ‘distritão’ caminha para esse novo sistema, quebrando com o sistema proporcional que gerou um desgaste enorme até hoje”, disse o deputado Celso Pansera (PMDB-RJ).

O deputado Marcus Pestana (PSDB-MG) considera a mudança de modelo na votação para o Legislativo essencial. “O modelo atual está esgotado. Não dá para fingir que está tudo bem e continuar com o sistema atual, vamos de ‘distritão’ na transição para um sistema misto mais elaborado e transparente a partir de 2022”, disse.

Oposição

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) considerou o distritão “um modelo elitista, no qual prepondera a presença individual, quando o Parlamento é, por natureza, coletivo na sua atribuição”.

O líder da Rede, deputado Alessandro Molon (RJ), argumentou que nada impede que a transição seja o modelo proporcional. “Não é verdade que adotar o distritão seja uma transição, o maior risco é que se torne permanente com a eleição de um Congresso em 2018 completamente diferente do atual e que dificilmente vai regulamentar o distrital misto”, disse.

O presidente da comissão que analisa a proposta, deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), adiou a votação dos destaques de bancada que ainda não foram analisados para as 10 h desta quinta-feira.

Com informações da Agência Brasil

10 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. 05% de CANALHAS GOLPISTAS NÃO SÃO INVENCÍVEIS…
    NÓS 95% DE TRABALHADORES DEVEMOS EXTERMINAR ESTES RATOS NA UNHA !!!

    VAMOS INVADIR O CONGRESSO E O STF !!!
    PEGAR UM POR UM DOS 367 DEPUTADOS FEDERAIS E OS 66 SENADORES QUE VOTARAM A FAVOR DO GOLPE DE ESTADO –
    JOGA-LOS DENTRO DE UMA LATA DE LIXO –
    EXECRA-LOS E MANDA-LOS PARA PRISÃO !!!

    PASSAR PELO STF E PEGAR O GILMAR MENDES E SUA TURMA !!!
    EXECRAR E PRENDER ESTES GOLPISTAS !!!
    SE ESTIVÉSSEMOS NA CHINA – RÚSSIA –
    E EM MAIS 52 PAÍSES NO PLANETA –
    TODOS SERIAM CONDENADOS A PENA DE MORTE !!!

    TODO CORRUPTO É UM LADRÃO ASSASSINO !!!

    MATA AS PESSOAS NAS FILAS DOS HOSPITAIS – NA FALTA DE SEGURANÇA NAS CIDADES E NAS ESTRADAS – NA FALTA DE EDUCAÇÃO SAÚDE E SEGURANÇA – INCLUIR CONFISCO DOS BENS DE TODOS OS HERDEIROS E LARANJAS…

    CADEIA JÁ NESTES CALHORDAS !!!

    GUILHOTINA NELES !!!

    MORTE A TODOS OS GOLPISTAS !!!

    DESTRUÍRAM O NOSSO PAÍS !!!

    NÃO RESPEITARAM OS NOSSOS 54,5 MILHÕES DE VOTOS – NÃO RESPEITAM A CF 88

    NÃO MERECEM NENHUM TIPO DE RESPEITO OU PIEDADE …

    REAJA POVO BRASILEIRO !!!

  2. Mas quem pediu propina não foi o deputado do PT!!!!!

  3. pegar esses 99% dos políticos + STF amarra-los no planalto e botar fogo!!!

  4. Para piorar:mudar para que fique como está, este é o bordão. Já estão fazendo as reformas que interessam à esses rapinas da Democracia, e sem discussão com a sociedade. Feita escondida, rapidamente. E já para viabilizar a adoção do Parlamentarismo, que lhes interessa, pois o poder fica concentrado nas decisões do parlamento, sendo que o poder executivo foi extinto. Veja: parlamento eleito com financiamento bancada ruralista, que possui 70% dos senadores hoje! É todo poder às elites do dinheiro!

  5. Só ver o partido do relator incompetente. Deputado do PT, não era de esperar algo pior.

    • Desculpa ai Aurélio, essa não era a proposta do Relator, foi sim em um destaque do PMDB. leia a integra da mensagem.

  6. QUEREM TIRAR FORA O POVO. COM ESSE MODELO DE DISTRITÃO, SERÃO JOGADOS NA LATA DE LIXO, MILHÕES DE VOTOS. É DE NOVO ESSES CANALHAS LEGISLANDO EM CAUSA PRÓPRIA. E O PIOR, UM RELATOR DO PT, DEFENDENDO ESSA EXCRECÊNCIA. VIROU ZONA.

  7. Enquanto isso os COMEDORES DE ALFAFA mofada, continuam com as panelas entaladas no cu e colocando VINTÃO de álcool no seu carrão 1.0.

    • Esse pessoal que tá “colocando VINTÃO de álcool no seu carrão 1.0” com certeza é aquela gente que foi na agência na época do PT e comprou um carro 1.0, pagando o preço de 2 e hoje tá tentando vender pra tirar o prejuízo……. tem que se fuder mesmo.

  8. Os ladrões legislando em causa própria para se perpetuarem no poder.
    Ou eles, ou suas dinastias de corruptos.
    O Brasil acabou.
    Ou vamos para as ruas caçar esses corruptos por nossa própria iniciativa, ou seremos todos mortos.