“PM não é trabalhador”

A violência de policiais militares contra servidores municipais de Curitiba, nesta segunda-feira (26), trouxe novamente à tona a velha discussão acerca da função social desses agentes da repressão. Primeiramente, eles não podem ser classificados como “trabalhadores” como alguns sindicalistas erroneamente os nominam.

O que ocorreu no início desta semana na capital paranaense, reservadas as proporções, é uma repetição do 29 de abril de 2015 quando a mesma PM, a mando do governador Beto Richa (PSDB), massacrou professores e funcionários estaduais. Ou seja, a corporação, o governo e os policiais nada aprenderam com os erros de um passado recentíssimo.

Não nos esqueçamos, também, as investidas de milicianos contra protestos populares e de trabalhadores no Rio, São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis e no Distrito Federal.

Filosoficamente, a PM não pode ser considerada uma “classe trabalhadora” porque presume-se uma solidariedade de classe que nunca existiu entre os policiais e os demais trabalhadores. Pelo contrário. Quando esses últimos reivindicam seus direitos, ato contínuo, são submetidos a bombas, cassetetes, cães, spray de pimenta, jatos d’água, helicópteros, prisões, enfim, a toda sorte de violência.

As tropas da PM não são formadas por trabalhadores porque, além de não produzir bens ou serviços, no sentido lato sensu do capitalismo, elas agem como a “longa manus” – para usar uma expressão da moda — do Estado para garantir o status quo e a maximização dos lucros de algumas corporações.

Ser trabalhador não é apenas a forma que se dá o vínculo empregatício entre patrão e empregado, mas uma questão de consciência de classe. Infelizmente, ainda, a PM não atingiu esse patamar.

É a própria Constituição Federal de 1988, no Art. 42, quem afirma que os policiais militares não são trabalhadores no sentido clássico: “Os membros das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, instituições organizadas com base na hierarquia e disciplina, são militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios”.

Mais adiante, no capítulo dedicado às Forças Armadas, a Constituição diferencia os militares dos demais trabalhadores ao negar-lhe os direitos à organização e à greve: “ao militar são proibidas a sindicalização e a greve”, diz o Inciso IV do Art. 142 da Constituição.

Isto quer dizer que, independentemente de quem estiver no governo, direita ou esquerda, a PM sempre vai cumprir sua função repressora.

Entretanto, a direita não titubeia em utilizar a força militar para conter questionamentos políticos dos trabalhadores e movimentos sociais na gradação máxima, tal qual vivemos nos últimos 14 meses de golpe de Estado.

49 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. VERGONHA DESSES CAPACHOS DA DITADURA PARANAENSE!

  2. A HORA QUE OS PMS ESTIVEREM SOFRENDO ELES QUE NÃO PEÇAM AJUDA A POPULAÇÃO,POIS NÃO É A ELES QUE SERVEM,PELO CONTRÁRIO ELES MASSACRAM SEM DÓ E SEM PIEDADE O POVO BRASILEIRO,NO CASO OS PROFESSORES,FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS QUE EDUCAM TAMBÉM O S FILHOS DELES.

  3. Esse Genildo é uma merda, não alimentem esse troll, ele quer dar o c u lá no Centro Cívico. É ditador nada, não passa de mais uma fã do Pinóquio.

  4. Servir e proteger o estado e os políticos ficha suja.

  5. O certo deve ser permitir a invasão, a agressão, a intimidação, de qualquer grupo que queira protestar ou defender seu ponto de vista….
    Análise rasteira de gente louca.
    O papel institucional da polícia é este, gostem ou não. É bem da cartilha petista o nós contra eles, a polícia contra os “trabalhadores”, pobres x ricos, etc…Esse lenga-lenga de vocês está vencido, discurso arcaico, treinado dentro do partido.
    Quando vocês tiverem algum problema, chamem o Batman.

    • A criminalidade só aumenta por que há pouco policiamento ostensivo os policiais são despreparados ou associado a marginais e o governo só se importa em reprimir a população com apoio de proto fascistas coxinhas alienados.

  6. Bandido ,corrupto p vcs eh…sabemos…por isso temos nojo da vossa especie…por compreendwrmos isso eh que entendemos o nojo que o isis tem de religiosos…

  7. Não são “trabalhadores” esses bando de marginais que destroem o patrimônio público. A PM está certa em conter esses vagabundos.

    • cala a boca, nem em curitiba vc mora

    • colocar um cassete na sua bunda de burgueisinho criado pela avó, dai vc vai ver quem é vagabundo e vandalo. Aqui são todos professores lutando pelos seus direitos, dai a favor da pm, vai fazer boquete no casetete deles seu fdp do norte

      • Funcionário público poha nenhuma, é um bando de sindicalista que explora o trabalhador. Não tá bom? Pede exoneração, vai lá no SINE, arruma um emprego de R$ 1.200,00 por mês, saí de casa pedalando a bike as 5:00hrs com a marmita na mochila……. bando de vagabundos.

    • Reflexão: Violencia gera violencia. De nada adianta querer acabar com essa situação criada, pela consequencia, mas se deve vericar a causa de toda essa situação. Trabalhar sim para que um desmande desse não se repita mais…desgoverno….!!!!
      Não é a primeira vez que a população vivencia uma situação desagravel dessas…

  8. São sim! Mais os capitães da mata.

  9. Resumindo: no caso do Paraná, a PM foi reduzida a milícia do governador tucano.

  10. PMs de todo Brasil não se acham trabalhadores de carteira assinada, PMs de todo Brasil se acham autoridades da lei… nos anos da ditadura eram conhecidos como TIRAS, ou seja TIRA a liberdade das pessoas,.. Lá vem os TIRAS!
    A PM fez faz lembrar um conjunto de idéias como (Saldados Romamos, Polícia Nazista, Cães adestrados…etc).

  11. Os PMs foram agredidos primeiro, aí a borracha canta.

  12. Já não é de hoje que criminosos se transveste de autoridade… governantes são os maiores criminosos e ladrões que existem… e a policia militar são paus mandados irracionais que tem a violência como ferramenta de trabalho… dizem que defendem a lei e a ordem… mas preferem somente esta ultima… cumprir ordem… não manter ordem… não é a toa… que a população não respeita… mais a autoridade que se transveste de autoritarismo e repressão… o Líder é seguido… o contrario é odiado…

  13. Aflora a gana de dar tirinho tal qual num vídeo game

  14. Devo esclarecê-lo, os únicos fardados que são funcionários é a GUARDA BOLIVARIANA DE MADURO, só matam pessoas da oposição aos COMUNISTAS.

    • Tu sabe quem foi Bolívar???

      Você não entende nada de Economia.
      O Brasil é Colônia! !!!

      Você é Colonizado e nunca construíra o primeiro mundo para sua família! !!

      • Brasil é colonia mesmo….. com o trabalho do povo brasileiro se constrói metro em Caracas, porto em Cuba e aos brasileiros só resta pagar os impostos para beneficiar a elite amiga do governo esquerdopata.

    • PUTZ como vc é “sabida”, não ACREDITO que uma PETISTA saiba quem foi Simon Bolivar, o Fanfarrão. Kkkkkkkkk

      • Vc é um babaca rola bosta quem discorda de vc é Petista mané que se acha um democrata ta mais pra ditador

  15. Se canhotinho tá reclamando agora quero só ver em 2019 quando, democraticamente, elegermos um presidente militar.

    • Cara você está por fora! Conversei com alguns militares do Exército e eles não interessados nisso!

      • Cleusa, o mais perto que você chegou de um militar do exército foi quando vc ainda se comportava como uma Maria Batalhão e duvido que algum militar decente daria moral para vc….. além do que os militares do EB representam menos de 2% dos militares brasileiros, a força esta nas forças auxiliares, PM, BM, GM’s……..

        • Pelo jeito Genildo vc sabe bem, pois deve ser desta forma que sua progenitora o colocou no mundo ou cagou sei lá, pela merdas que escreve…babaca.

          • Respeita muleque….. posso ser seu pai hein! Andei catando muita prostivaguiranha aí por essas bandas……

    • Vai dar o teu cu para um meganha igual a tua mãe faz.

      • Preciso não…. tua mulher já satisfaz todo o contingente…..

        • Cara vc não come nem a tua mulher, quanto mais a dos outros…kkkkk….babaca….kkk….E se falar de mãe acho o seu endereço e envio um cacete no teu cú….viado.

          • Não como a minha mas a tua…. ah, aquela vaca, saudades dela.
            Não é pra falar de mãe? TUA MÃE É A PUTA QUE MAIS GANHA DINHEIRO NA ZONA!!!!

    • só para lembrar, o Gal. Vilas Boas, comandante chefe das FFAA, se referiu a gente como você de anacrônico e desequilibrado. Você é mesmo um troll pateta.

  16. Vão ficar conhecidos na triste história do Paraná, como soldadinhos do Beto PINÓQUIO CORRUPTO CALOTEIRO.

  17. Conclusão. Esses improdutivos PMs são simplesmente os CÃES de GUARDA da classe dominante que não passam de uma matilha de vira-latas sem pedigree, visto que veem das classes mais baixa da populção e a grande maioria são iletrados e ignorantes.

  18. Tem que meter processo penal contra esses marginais travestidos de funca publico…..querem agredir e ser tratados a pão de ló..pau nessa gente….ahhhhh….escondem a cara porque???? tem medo do quê???

  19. No Paraná em governos anteriores, vários programas foram feitos para aproximar a Polícia Militar da população, com projetos como: Policia Comunitária, PROERD, Patrulha Escolar etc. Contudo nesse governo autoritário do Beto Richa, esses projetos foram por água abaixo distanciando a corporação do povo e a transformando em carrascos, algozes de seus desmandos.

  20. Canalhas são valentes só com os trabalhadores desarmados.

  21. Pelo fim da polícia militar

  22. Nunca tivemos ditadura militar no Brasil! O que tivemos é ditadura policial!

    O sistema de repressão atua até os dias de hoje. A oligarquia utiliza-se deste

    artificio, não importa se é direita ou esquerda, todos são do mesmo saco de

    farinha. O pais não evolui, pois a mafia anda de mãos dadas com o sistema

    policial. Em vez de educação e cultura, preferem investir na penalização e

    repressão. Enquanto durar a ditadura policial, o Brasil vai continuar como está.

  23. A Polícia Militar é uma classe trabalhadora que difere de todas as outras, pois são regidos por dois códigos o Código civil e o Código Militar, podendo seus membros serem enquadrados criminalmente em qualquer um dos dois códigos.
    Essa classe trabalhadora é um dinossauro remanescente da Ditadura Militar, onde seus membros são proibidos de expor suas idéias e anseios, solitários ou em grupos, cabendo ao Comandante Geral nomeado pelo governo, representá-los.
    Infelizmente, o que temos visto hoje no Brasil, é essa classe trabalhadora sendo utilizada pelos governadores como força repressora diante seus desmandos, a qualquer tipo de manifestação democrática que contrariem seus ideais escusos.

  24. Nojo! Enquanto que aqui os brucutus do PSDB, boa parte do PMDB, massacram os professores, na Alemanha da Ângela Merkel, que não pode ser chamada de socialista, eles recebem os melhores salários por serem os responsáveis pela educação dos demais!

  25. Indignação e revolta é o sentimento de quem vê as imagens dessa tortura com os trabalhadores.