Nova presidenta da UNE diz que prioridade é a saída de Michel Temer

A nova presidenta da União Nacional dos Estudantes, Marianna Dias, eleita neste fim de semana no congresso de Belo Horizonte, destacou a unidade do movimento estudantil e a importância da Frente Brasil Popular e definiu a saída de Temer e o resgate da democracia como prioridade para os estudantes.

Leia matéria da RBA:

Marianna Dias é eleita nova presidenta da UNE

São Paulo – A estudante de pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) Marianna Dias, 25, foi eleita a nova presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE) neste domingo (18) durante a plenária final do 55º Congresso da entidade realizado Ginásio Mineirinho, em Belo Horizonte. A chapa Frente Brasil Popular: A Unidade é a Bandeira da Esperança conquistou 79% dos votos, escolhida por 3.788 delegados.

O evento, segundo a UNE, reuniu mais de 15 mil estudantes de todo o país. Em segundo lugar, a chapa Fora Temer, Rumo à Greve Geral Contra as Reformas foi escolhida por 14,33%, seguida pelas chapas Vem Que a UNE É Nossa (3,09%), Fora Temer, Eleições Gerais Já. Mutirão na UNEJ (1,77%) e, em último lugar, Reconquistar a UNE: Por Nenhum Direto a Menos, Fora Temer, Diretas Já! (1,75%).

Segundo a nova presidenta, que fica à frente da entidade pelos próximos dois anos, a prioridade, nesse momento, é a realização de eleições diretas para substituir o presidente Michel Temer (PMDB-SP) e combater as reformas trabalhista e da Previdência, principais bandeiras do atual governo. “É preciso restabelecer a democracia e convocar novas eleições para a presidência da República, para que a gente possa, de fato, mudar tudo o que a gente tem visto.”

Como uma das primeiras ações políticas do novo mandato, a UNE participa da greve geral marcada para o próximo dia 30, juntamente com as centrais sindicais e demais movimentos sociais, que exige a saída de Temer e a convocação de eleições diretas já.

Marianna também enalteceu sua antecessora, Carina Vitral, saudou a unidade no movimento estudantil, que garantiu a sua eleição. “Ser eleita em uma chapa que teve uma unidade tão grande, fortalecida, amadurecida durante muito tempo, através da Frente Brasil Popular, me dá a certeza de que essa será uma grande gestão.”

Natural de Feira de Santana (BA), e integrante da União da Juventude Socialista (UJS), Mariana Dias também presidiu a União dos Estudantes da Bahia (UEB) e também foi diretora de Relações Internacionais da UNE. Ela é a sétima mulher a liderar a UNE, e comandará as comemorações de 80 anos da entidade.

O Congresso
Desde a última quinta-feira (16), os estudantes participaram de 36 mesas de discussão, que ocorreram na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), para refletir sobre a realidade nacional e apontar caminhos para uma educação democrática e plural, que contemple a diversidade brasileira com respeito e oportunidade.

Compuseram as mesas figuras como Guilherme Boulos, Celso Amorim, Fernando Haddad, Jandira Feghali e Ciro Gomes, além de especialistas de diversas áreas. Sobre a conjuntura atual, que também deram destaque as ditas reformas pretendidas pelo atual governo.

Na sexta-feira (17), os estudantes também participaram do ato-evento Minas Pelas Diretas Já, que reuniu cerca de 40 mil pessoas na Praça da Estação, região central de Belo Horizonte.

32 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Esta idiota com diarreia mental.

  2. O BRASIL estava alegre e feliz até junho de 2013, antes do movimento dos 20 centavos.

    Depois a Globo assumiu e aliada aos que não deixaram a Dilma governar transformaram o BRASIL num País de tristeza e desesperança, do ódio e super mentiras.
    Não desejo, mas provavelmente a Grande Crise ainda vai começar
    Espere as novas medidas impopulares.

  3. #temersociodocunha
    #temerdonodopetrolao

  4. BRASIL BRASILEIRO. TIREM SUAS CONCLUSÕES…

    1° – Antes do impeachment, vazou um áudio onde dois investigados na Lava Jato diziam querer estancar a sangria. E que tinha que haver um pacto para colocar Michel Temer no poder. Parte do áudio dizia:

    MACHADO – Um caminho é buscar alguém que tem ligação com o Teori [Zavascki, relator da Jato], mas parece que não tem ninguém.

    JUCÁ – Não tem. É um cara fechado, foi ela [Dilma] que botou, um cara… Burocrata da… Ex-ministro do STJ [Superior Tribunal de Justiça]

    2° – Aparece uma lista da Odebrecht com o nome de mais de 200 grandes políticos beneficiados por esquema de distribuição de propinas.

    3° – Acontece o impeachment. Temer assume.

    4° – Teori Zavascki, ministro do STF e relator da Lava Jato, diz que vai tirar o sigilo da lista. Notícia nos jornais do país em 17/01/2017.

    5° – 19/01/2017 – Cai avião em Paraty e morre o ministro do STF, relator da Lava Jato, Teori Zavascki.

    6° – Com a morte de Teori, será preciso a entrada de um novo ministro para compor a cadeira da mais alta côrte jurídica brasileira e assumir a força tarefa da Lava Jato. ESSA INDICAÇÃO SERÁ FEITA POR QUEM? Justamente por quem foi a principal opção para ESTANCAR A SANGRIA DA LAVA JATO: Michel Temer, o DONO DA LAVA JATO.

  5. Estudante profissional patrocinada por partidos políticos. Não saem da universidade e a conta, quando pública, é paga por nós.
    A ex-presidente, que compõe a chapa da atual, é ainda pior, com 28 anos.
    Vergonha alheia dessa gente medíocre.
    A prioridade desse povo devia ser a formatura.

  6. Essa é aquela que faz 16 semestres de curso? Ou seja 8 anos no mesmo curso!!! Tem que ser muito jumento msm pra dar ênfase a esses tipos….

  7. Quanto comentário desnecessário. Desde quando pedagogia é um curso mequetrefe?
    Que bosta maior Ainda seria o mundo sem professores né? Parem de falar asneira.

  8. Todos unidos na mesma quadrilha e sempre tem os alienados, analfabetos funcionais, ignorantes e mau caráter para continuar apoiando e compactuando com os criminosos.

  9. Fora Temer. Muito pior são os políticos que estão roubando descaradamente…alguns com Serra e Temer há mais de trinta anos… afffffffffffffffffffffff temos um presidente ladrão entendam isso !!!!!!!!

  10. A prioridade seria ela terminar o curso de pedagogia, pois ela já está 18a semestre.

  11. Marianna Dias estudante de pedagogia da Universidade do Estado da Bahia.
    Marianna Dias ingressou na Universidade no ano de 2009.
    Curso de Pedagogia = 8 semestres.
    2017 – 2009 = 8 anos
    8 anos = 16 semestres.
    Conclusão: a mina é triplamente burra pois não conseguiu concluir um curso mequetrefe de 8 semestres em 16 semestres, a ESTUDANTA aceita ser tratada por PRESIDENTA e ainda milita no socialismo.
    Faz o que quiser de sua vida minha filha mas pelo amor de Deus, desocupa a moita e deixa a vaga na Universidade para alguém que quer e precisa estudar e vai fazer política com dinheiro seu e não com o dos pagadores de impostos.
    Ainda temos que pagar pelo Restaurante Universitário, o vale transporte para os estudantes, a Universidade………é de K A I R O K U D A B U N D A……..

    • Se fosse presidente do Brasil até passaria né? Mas nesse caso não, já é demais. O importante é ter formação superior, é mais importante isso que experiência na área em que atua? Formamos massas de pessoas com ensino superior todos os dias que vão trabalhar em suma não diretamente na sua especialidade.

  12. Prioridade seria ela passar de ano e não ficar contando o tempo para jubilar

  13. Juventude com nova posição politica, isso faz a diferença….força ai Mariana Dias!!!

    Estamos com vc!!!

    • Que juventude mano??? Essa jovem senhora deveria estar fora da universidade e trabalhando faz tempo. Parasitas do estado.

  14. Mais uma manezona de esquerda ignorante igual uma porta e se achando pensando que está fazendo um grande feito!! Lixo petista!

  15. vão cutucando o diabo com vara curta que a SOS FFAA Sera convocada e esta pocilga encubadora de comunista terá as portas fechadas

  16. Mais uma alienada que é usada pela quadrilha dos criminosos do PT, sindicatos bandidos e seus aliados da esquerda falida.