Liberdade para Protógenes, decide Justiça

O ex-delegado da Polícia Federal Protógenes de Queiroz, acusado de vazar informações da Operação Satiagraha, teve a ordem de prisão revogada pelo Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF-3).

Pelo placar de 2 votos a 1, os juízes do colegiado entenderam que era “descabida” a prisão decretada em março deste ano pela juíza Andréia Sarney, da 1ª Vara Federal Criminal, em São Paulo.

Ex-deputado federal pelo PCdoB de São Paulo, Protógenes foi condenado em 2014 a dois anos e seis meses, pelo Supremo Tribunal Federal, e teve a pena convertida em serviços comunitários.

Por causa do pedido de prisão dele, o ex-delegado encontra-se asilado politicamente na Suíça desde 2015.

Esta semana a história de Protógenes Queiroz voltou à tona, aqui no Blog do Esmael, devido a similaridade do caso dele com o do juiz federal Sérgio Moro, da lava jato, acusado de vazar grampos ilegais dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff para a mídia golpista.

Em novembro do ano passado, ao CONJUR, Protógenes disse esperar invalidar a sentença contra ele porque “o juiz Sergio Moro, juiz que conduz a ‘lava jato’, vazou de forma ilegal, como já foi julgado pelo Supremo Tribunal Federal, conversa entre a então presidente Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva e não foi punido por isso”.

Economia

Comments are closed.