De olho em 2018, Requião assume presidência de “Frente Ampla” com 218 parlamentares

O senador Roberto Requião (PMDB-PR) assumirá nesta quarta-feira (21), em Brasília, a Frente Parlamentar Nacionalista, que visa implantar um projeto de nação em contraposição ao neoliberalismo advogado pela banca financeira e os rentistas.

O movimento que vai operar em defesa do petróleo e da soberania nacional, explica o senador do PMDB, embora nacionalista, não será xenófobo.

Com cerca de 218 parlamentares, a Frente presidida pelo senador Roberto Requião, na verdade, também é um embrião do que poderá vir a ser a “Frente Ampla” discutida na reforma política como uma alternativa às coligações partidárias atuais.

A experiência da “Frente Ampla” vem do Uruguai. A organização política reúne dezenas de partidos que sustentou Pepe Mujica, por exemplo.

Requião foi indicado para presidente a Frente pelo PT, PMDB, PDT, PSB, PCdoB, Rede e PSOL. O deputado Patrus Ananias (PT-MG) ficará na secretaria-geral.

Abaixo, leia matéria do Brasil 247

Parlamentares criam Frente Pela Soberania Brasileira

Um grupo de mais de 200 deputados e 18 senadores lançará na próxima quarta-feira (21), a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional. A Frente se contrapõe a algumas medidas tomadas pelo Governo Temer e seus aliados, como o desmonte da Petrobras, da infraestrutura, da pesquisa e da tecnologia; do crescente esvaziamento da indústria nacional; da liberação da venda de terras para estrangeiros; da internacionalização dos serviços públicos essenciais, como saúde e educação; da abertura do país ao oligopólio internacional de sementes e insumos agrícolas; e do retorno do governo brasileiro uma política externa submissa.

Para esses parlamentares, tais medidas são “atentatórias à soberania do Brasil”.

A Frente terá o senador Roberto Requião (PMDB-PR) na presidência e o deputado Patrus Ananias (PT-MG) na secretaria-geral. A comissão executiva da Frente reúne, além de Requião e Patrus, o deputado Glauber Braga (Psol-RJ), secretário de eventos e mobilização; a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e os deputados Celso Pansera (PMDB-RJ), Afonso Motta (PDT-RS) e Odorico Monteiro (PSB-CE), como vice-presidentes.

O ato de lançamento, na tarde de 21 de junho, terá a participação dos ex-ministros Luiz Carlos Bresser-Pereira e Celso Amorim, dois dos signatários originais do Projeto Brasil Nação, que contém cinco propostas econômicas, foi lançado por intelectuais no fim de abril e chegou à metade de junho subscrito na internet por mais de 10 mil pessoas.

Confira a Íntegra do Manifesto pela Soberania Nacional, lançado por essa Frente Parlamentar

1. O fundamento da democracia brasileira é a soberania, inscrito solenemente no Artigo 1° da Constituição.

2. Este mesmo Artigo Primeiro estabelece solenemente que todo Poder emana do povo que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente.

3. A soberania é o direito inalienável e a capacidade da sociedade brasileira de se organizar de acordo com sua história e características sociais para promover o desenvolvimento de todo o seu povo, de forma justa, próspera, democrática e fraterna.

4. Esta soberania não pode ser limitada por políticas ocasionais que a comprometam e que dificultem a autodeterminação do Brasil e sua capacidade de resistir a tentativas de interferência externa.

5. A renúncia a certos direitos invioláveis, tais como o direito de organizar seu Estado e sua sociedade de forma a promover o desenvolvimento, é inadmissível.

6. Assim, cabe ao Congresso Nacional, integrado por representantes eleitos pelo povo brasileiro, garantir a soberania, o desenvolvimento e a independência nacional.

7. A organização de uma Frente Parlamentar de Defesa da Soberania se justifica na medida que Estados subdesenvolvidos como o nosso enfrentam sempre a ação de Estados mais poderosos para que reduzam sua soberania, enquanto esses Estados defendem e preservam com todo o empenho sua própria soberania.

8. Os eixos principais de ação da Frente Parlamentar serão a defesa

· da exploração eficiente dos recursos naturais, entre eles o petróleo, para a promoção do desenvolvimento;

· da construção de uma infraestrutura capaz de promover o desenvolvimento;

· da contribuição da agricultura para a alimentação do povo e as exportações;

· do capital produtivo nacional e de um sistema de crédito que tenha como objetivo seu fortalecimento;

· do emprego e do salário do trabalhador brasileiro;

· de um sistema tributário mais justo;

· de Forças Armadas capazes de defender nossa soberania;

· de uma política externa independente.

123 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Excelente iniciativa. Esta mobilização de parlamentares defendendo os interesses do país e do povo é ultranecessária!
    Apoio total!!!

  2. Um bandido do Paraná querendo ser presidente! Deus nos livre dessa gente.

  3. Quero ver resultado, pq de demagogia estamos até o pescoço. Política no Brasil se resume em roubar e bla bla bla.

  4. VAGABUNDO CITADO NA LAVA JATO RECEBEU PROPINA CARA DE PAU O BRASIL TA FUDIDO NA MÃO DESSES LIXOS

  5. O povo brasileiro não vai mais colocar ratos velho no senado, cai fora pilantra.

  6. Esse senador representa o povo brasileiro parabéns Requião

  7. Esse velho babão do PMDB é de fato, um enrustido petista infiltrado. Talvez se envergonhava de se declarar petista pela roubalheira desse partideco, todavia, o seu PMDB de aluguel é tão sujo como essa facção criminosa chamada PT. Ambos vergonha nacional. Saia do armário Recuzão.

  8. Depois do Lula a melhor opção

  9. Requiao ladrão fdp criminoso

  10. Requião traidor dos brasileiros vergonha dos paranaense

  11. Alguém poderia me explicar porque o senador REQUIÃO de postura progressista e forte opositor ao governo golpista TEMER, se mantém no PMDB?

  12. Lá Fonte participações SA que é proprietários da OI telefonia foi adquirida apartir da privatização da telefonia em 1998. Pode um politicos comprar uma empresa pública? Já que Tarso Jereissati é o dono da Jereissati Participações que é Dono da Lá Fonte Participações dona da OI?

  13. este lixo vergonha do parana traidor do estado puxa saco de ladroes tipo lula gleise e outros bandidos entao bandido e sujeira um vagabundo que ta mamando na teta a anos e nao faz nada pelo estado seu pilantra mafioso

  14. Tem de fazer aliança com deus e o diabo mais acho que não adianta cedo ou tarde cai nas maos do Moro

  15. Vai passar vergonha em 2018 nasveleiçao o traidor da pátria

  16. Vc.vai ser reeleito na casa do caralho,!

  17. Pra vocês bom políticos são os BANDIDOS como Beto PINÓQUIO CORRUPTO CALOTEIRO, Aécio, Temer e companhia……

  18. E pegou o dinheiro da JBS ainda tá aí Tudo de boa ainda Safadão também tô legal quem vai votar em pessoas corruptas

  19. Me chama que eu não vou
    Requião enganador

  20. Toda vez que uma eleição se aproxima é a mesma coisa, esse vagabundo começa a discursar para essa claque esquerdista, que ele descobriu ser fácil fidelizar.

  21. PARABÉNS SENADOR REQUIÃO , ESSA FRENTE AMPLA TEM QUE SALVAR O PAIS DOS LADRÕES,

  22. Ou seja, não deveria ser defensor, porque não existe nenhum bom político. Muito menos petista.

  23. Dos bons políticos do PT, eu também sou defensor !

  24. Ele sempre está em defesa do povo , contra as reformas absurdas que nos levarão a volta da ESCRAVIDÃO ….ASSISTAM TV SENADO, TV CÂMARA E TV JUSTIÇA E FIQUE SABENDO QUEM NOS DEFENDE DESTA QUADRILHA QUE TOMOU O GOVERNO…

    • Ele nem ajuda o Paraná o que que ele traz no Paraná ele quer castigar o governo do Paraná por que ele perdeu para o governo no primeiro turno ele quer castigar o governo Paraná ele Castiga o povo Paranaense ele aquela vez páreo duro dá uma dupla

  25. Parabéns, Senador Requião, é desse tipo de oposiçào que o Brasil precisa, não podemos mais deixar nossas riquezas serem roubadas e escoadas para fora do país.

  26. Só pode ser brincadeira, esse cara é um demagogo , ele é um que quer manter o foro previlegiado, Eu acho que essa raça toda que recebeu propina em 2018 tem que estar fora e não se manter no poder, e nem os filhos deles.

    • Brincadeira é ter “gente” estúpida para seguir e acreditar em um Juizeco de muita aMOROsidade para com os BANDIDOS TUCANALHAS e LADRÕES TRAIDORES LESA-PÁTRIA.

    • Estupido e vc, não defendo o Juiz Moro, mas até pouco tempo ele fazia parte dos estupidos politicos do PMDB, não podemos agora, depois de todas as merdas que o PMDB fez confiar neles, daquela corja do planalto muitos poucos se salvam. vc e estupido.

    • Quero mesmo e que saia toda essa turma em 2018, pai, filho e todos que gostam de mamar na teta da republica. Isso serve pra vc tb se por acaso faça parte.

  27. Bravo. Precisamos disso, um projeto de nação.

  28. RIQUIÃO È UM. GRANDE HOMEM MUITO CORRETO DA ORGULHO

  29. Mais não vai da, esquerda neste país mais de jeito nenhum.

  30. O político mais desprezado, do Paraná vai liderar o que?

  31. Vagabundo, canalha sem moral, cadeia te aguardo nojento.

  32. Esse merece meu voto, nunca perdi meu voto votando nesse cidadão.

  33. Demorou senador o Brasil está precisando desde levante em favor do povo só aparece gente pra nós ferrar

  34. Prefiro um dos meus cachorros, do que esse pulha

  35. Esse senador está envolvido na corrupção os paranaense tá ligado vamos escolher serto pra não colocar corrupto no poder

  36. REQUIAO TAMOS FERRADOS NAO TEM QUALIFICAÇAO NENHUMA A FAVOR DO POVO TUDO LOUCO SO PODE

  37. esse é um lixo senador porcaria

  38. Esse senador é dá mesma quadrilha dó temer intervenção militar urgente.

  39. Bairrismos e corporativismo à parte,já passou da hora de botar freio no entreguismo dessa corja de Temer, tucanos, demoniocratas, bispos evangélicos, ruralistas, oportunistas,mídia burguesa, etc.Primeiro ato deve ser colocar pra fora os espiões infiltrados, agentes da CIA.SOBERANIA JÁ!

  40. Só conheço um animal mais fiel que o cachorro um lulista kkkkkk

  41. Sempre foi e sempre será meu candidato!

  42. Parabéns, Senador!!!!

  43. Como Presidente do PMDB estadual, está faltando se posicionar sobre o Rocha Loures e seus atos, eis que este além de deputado, salvo engano, integra o Conselho de Ética do PMDB-PR.

  44. Requião, aquele que defende a Carta Puebla vestindo camisa do “jacarezinho” bordado no peito.

    • Certo, Requião sempre foi cheio de contradições, e deve ser criticado por isso. Mas você é contra o manifesto, que representa parlamentares (não todos, óbvio) do PT, PMDB, PDT, PSB, PCdoB, Rede e PSOL? Tal “Frente Parlamentar” não é propriedade de Requião, e se o mesmo se exceder, pau nele na hora certa!

      • “Frente Parlamentar” integrada por políticos comprometidos e envolvidos em ilicitudes? Isso é palhaçada!
        Um não pode falar do outro lá naquele antro do Congresso Nacional.
        Mais um blá blá blá visando as eleições de 2018. Bando de oportunistas canalhas.

    • comprou no paraguay … 20 reais … e a qualidade é bem melhor que a original … tenho 03 delas … e 02 dudalina …

      • Tem jeito mesmo de quem compra bugigangas no Paraguai incluindo roupas de “marca” pra pagar de bem sucedido desfilando etiquetas. Bem típico de Kokô, digo Kaká.

  45. Aí eu venho aqui e leio “nacionalista”, “parabéns Senador”, “grande defensor do povo brasileiro”, “defensor dos interesses dos brasileiros”, tudo isso elogiando um cara que recebe aposentadoria de R$ 33,000,00 por 8 anos de trabalho como Governador. O cara que impetrou uma ADIN no supremo contra o piso salarial nacional dos professores achando que eles já estavam ganhando bem demais. Um cara que quando governador pagava o soldo dos militares abaixo do valor do salário mínimo. Um cara que após 7 anos sem dar reajuste salarial para o funcionalismo público do Paraná falou para um agente penitenciário que ele já tava ganhando bem demais e que a partir daquele momento eles seriam tratados na porrada, e isso foi filmado viu. Um cara que, ainda que esteja no segundo partido mais corrupto do Brasil, apoia descaradamente o partido mais corrupto do Brasil e não bastasse isso, apoia ainda a ditadura Venezuelana.
    Sério isso gente? Ou vocês esperam uma boquinha no governo dele ou então ganham algum dinheiro pra postarem esse elogios…… só pode!

    • Parabéns, Senador Requião!!!!!

    • Esqueceu-se que a aposentadoria soma-se ao salário de senador, criando um super salário. Além disso, ele é o inventor do Ferreirinha e do pedágio que baixa ou acaba, que depois de eleito nada acontece. Irmão do cabeça branca do Porto, que guardava dólar no armário e irmão do outro incompetents que tentou por no TC. Esse senador é uma fraude, discursando pra a esquerda pois descobriu como tirar o voto desses ignorantes e analfabetos funcionais

  46. VAMOS EM FRENTE, GRANDE SENADOR.

  47. Aprovada com todo eu empenho! Como cidadã brasileira comprometida com a justiça Social e os direitos cidadãos!

  48. Ai sim!
    Parabéns e o seu sucesso será bom para o Brasil.
    E ao apartidário, vai dormir!

  49. PARABÉNS e MUITÍSSIMO OBRIGADO GRANDIOSO SENADOR NACIONALISTA Roberto Requião, por ser este GRANDE defensor do povo brasileiro.

  50. nossa…como é importante esse traste…que faz nada no congresso a não ser se esconder e ser amiguinho do Lula…..e os 2,4 milhões???

  51. Requião liderando parte da quadrilha.

  52. Ninguém merece! Só vai passar vergonha.

    • Do jeito que está é que tá bom né? … imbecil …

      • Mais imbecil são aqueles como você que ainda acreditam nesses políticos cretinos , que estão aí há anos enganando os desavisados e querendo posar de honestos e salvadores da pátria com vistas as eleições de 2018.
        Bando de cafajestes!