Operação Saturno

O prefeito de Curitiba Rafael Greca (PMN) afirma que não deixará a região histórica da cidade, o Largo da Ordem, virar uma cracolândia. Segundo ele, em sua coluna desta quarta-feira (17), a Operação Saturno tem como objetivo proteger a área central, apontada pelo Mapa do Crime como a mais violenta, para depois se expandir para os 75 bairros.

Operação Saturno

Rafael Greca*

Na última segunda-feira, lançamos a Operação Saturno, uma nova estratégia de atuação para a Guarda Municipal. A operação consiste na divisão do policiamento em anéis perimetrais na cidade, para uma melhor proteção das pessoas e uma fiscalização urbana mais intensa e eficaz.

Os locais foram escolhidos a partir dos dados estatísticos extraídos do Mapa do Crime de Curitiba, que exibe as áreas com o maior índice de criminalidade. A operação começará pela área central, apontada no Mapa do Crime como a mais violenta, e vai se expandir para os bairros.

Para o início do trabalho, a operação será composta por um módulo móvel, de duas a quatro viaturas, oito motos e um efetivo de patrulhamento de 28 guardas municipais, além de apoio operacional da Regional Matriz.

Economia

Esta operação é uma resposta rápida no combate ao crime. Não vamos deixar que a região do Largo da Ordem, por exemplo, vire uma cracolândia. Nosso Centro Histórico é magnífico e vamos devolvê-lo aos curitibanos e incentivar o turismo, o Centro vai voltar a ser seguro.

Além de cuidar das pessoas, temos que evitar danos como o que sofreu a Praça Afonso Botelho, que ficou sem luz desde o fim do ano passado por conta dos furtos de cabos de energia. Todo o cabeamento está sendo refeito, agora com um sistema antifurto. Estamos repondo 13 mil metros de cabos, que compõem todo o sistema de iluminação da praça.

Com a Operação Saturno, vamos combater melhor essas ações marginais que trazem grande prejuízo. O valor dos reparos na Praça do Atlético é de R$ 25,9 mil, dinheiro que poderia ser usado em nova iluminação.

Temos também em andamento o Balada Protegida para cuidar de nossos jovens que se divertem na noite curitibana. E estamos formando um consórcio público para a integração das guardas municipais da capital e nove municípios da RMC.

Segurança pública é uma das grande preocupações da população e a Prefeitura está fazendo sua parte.

*Rafael Greca é prefeito de Curitiba.

Comments are closed.