Greca anuncia criação da Guarda Metropolitana

O prefeito Rafael Greca (PMN) anuncia em sua coluna desta quarta-feira (3) a instituição da Guarda Metropolitana de Curitiba, que contará com efetivo de 2 mil guardas. “O consórcio reforça a ideia de uma grande Curitiba, com mais de 3,3 milhões de habitantes, que terão as benesses de uma guarda integrada combatendo o crime e reforçando o sentimento de segurança”, escreve o colunista.

Segurança metropolitana

Rafael Greca*

Eu já disse aqui que não fui eleito prefeito pra ficar reclamando que segurança é um problema do Governo do Estado. Eu fui eleito para lutar pelo melhor para a população da cidade. E segurança é um dos setores que a integração com a Região Metropolitana é fundamental.

Recentemente, demos um passo importante para isso. Assinei um protocolo de intenções com nossos vizinhos para formação de um consórcio público para a integração das guardas municipais da capital e nove municípios da RMC. Além de Curitiba, o consórcio envolve Campo Largo, São José dos Pinhais, Araucária, Mandirituba, Fazenda Rio Grande e Colombo.

Será possível estabelecer programas integrados de segurança e de modernização administrativa, implementar melhorias em programas sociais de prevenção à violência, com o treinamento e aperfeiçoamento dos guardas municipais, e integrar ações operacionais e de inteligência dos municípios envolvidos. O consórcio também possibilitará a entrada de novos recursos e equipamentos para as guardas, com melhores preços e condições, com possibilidade de buscar recursos em Brasília de forma integrada.

Economia

Curitiba e RMC se unem para garantir uma unidade na atuação das corporações, para que as guardas se comuniquem, compartilhando estruturas e informações. Só em Curitiba, 1.350 guardas municipais estão atuando. Somando com o efetivo dos outros nove municípios, são cerca de 2 mil guardas. As guardas com maiores potencialidades podem colaborar com as que têm uma estrutura menor. A Academia da Guarda Municipal de Curitiba poderá ser usada para treinar oficiais de corporações das guardas vizinhas.

Já estávamos trabalhando com o Pró-Metrópole, o Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da RMC, que une Curitiba e os demais municípios. Agora, iniciamos a integração também na segurança pública. Vamos unir no presente o que a história separou. O consórcio reforça a ideia de uma grande Curitiba, com mais de 3,3 milhões de habitantes, que terão as benesses de uma guarda integrada combatendo o crime e reforçando o sentimento de segurança.

*Rafael Greca é prefeito de Curitiba.

Comments are closed.