UGT apoia a CPI da Previdência

Ricardo Patah, presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores, em Curitiba, anunciou nesta terça-feira (21) apoio à criação da CPI da Previdência.

A declaração ocorreu durante o “Ciclo de Debates” realizado na capital paranaense com todos os dirigentes das federações e sindicatos filiados à UGT no estado do Paraná.

Protocolado na tarde pelo senador Paulo Paim (PT-RS), o requerimento da instalação da comissão de investigação foi lido na noite de ontem pelo vice-presidente do Senado Cássio Cunha Lima (PSDB-PB).

A CPI da Previdência reuniu assinaturas de 61 senadores, 34 a mais que as 27 necessários para instalar as comissões de investigações no Senado. A Casa possui 81 parlamentares.

Prazo

De acordo com o requerimento, a comissão de inquérito terá um prazo de 120 dias para a realização dos seus trabalhos, prorrogáveis por igual período, e será integrada por 13 membros titulares e 13 suplentes.

Economia

O objetivo da CPI é a verdade. Mostrar primeiro que há superávit, combater a fraude, a sonegação e a corrupção — declarou Paim.

Com a apresentação do requerimento, a Mesa deverá agora realizar a conferência das assinaturas. Os senadores podem retirar ou acrescentar seus nomes na lista até a meia-noite desta terça-feira. Passado esse prazo, caso sejam confirmadas as assinaturas suficientes, os líderes partidários já podem indicar representantes para integrar a comissão.

Não há prazo determinado para que as indicações sejam feitas ou para a instalação da CPI após a escolha dos indicados. Caso haja demora excessiva das lideranças, o presidente do Senado pode, a seu próprio critério, indicar os nomes. A CPI só poderá ser instalada quando todos os seus membros titulares estiverem nomeados. Paim disse esperar que os trabalhos tenham início até a metade do mês de abril.

Por sua vez, Ricardo Patah, conclamou a todos os dirigentes que pressionem os senadores dos seus estados no sentido de pressionarem o presidente do Senado, Eunício de Oliveira (PMDB/CE), para que seja instalada e comece o mais breve possível os trabalhos da CPI.