Rafael Greca: Balada Protegida

O prefeito de Curitiba Rafael Greca (PMN) afirma em sua coluna desta quarta-feira (8) que “até em pesquisa de opinião feita pela oposição o Balada Protegida foi aprovado”. Ele se refere à sondagem da Paraná Pesquisa, contratada pelo jornal Gazeta do Povo, que aponta 61% de apoio ao programa Balada Protegida.

Balada Protegida

Rafael Greca*

Como é bom ser jovem, curtir a vida, bater um papo com os amigos numa noite agradável. A Curitiba da minha juventude já não era a mesma cidade de quando fui prefeito nos anos 90, e era muito diferente do que hoje. Cidade que fica grande atrai para si as vantagens e os problemas da cidade grande. Hoje um pai se preocupa com a segurança da criança que brinca na rua ou da do filho que sai para as chamadas baladas noturnas.

Eu não me elegi prefeito para ficar dizendo que segurança pública não é um problema da Prefeitura. Eu me elegi para brigar pela minha população, cobrar das autoridades de direito que nos ofereçam mais segurança, mas também para agir, fazer tudo que estiver ao alcance da administração municipal para oferecer mais segurança aos curitibanos.

E uma das ações que determinamos em janeiro, já nos primeiros dias da administração, foi o Balada Protegida, programa criado especialmente para proporcionar mais segurança aos frequentadores de bares e comerciantes, em especial aos nossos jovens que saem para se descontrair na noite curitibana.

Economia

As ações têm dado ótimos resultados, com centenas de autos de infração de trânsito; flagrantes de perturbação de sossego; embargo de estabelecimentos por falta de licença ou alvará; e encaminhamento à Polícia por porte de drogas.

Também são dadas orientações aos comerciantes sobre higiene sanitária, temperatura e descarte correto de alimentos.

São ações integradas, com a Guarda Municipal e equipes de Setran, Defesa Social, Meio Ambiente e Urbanismo. O programa tem o aval e sugestões da Abrasel, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes.

Tem gente que critica o Balada Protegida, ou por desconhecimento ou por outros interesses. Mas no geral nossa ação tem sido muito bem recebida pelas pessoas, e até em pesquisa de opinião feita pela oposição o Balada Protegida foi aprovado.

Quem é do bem, não tem o que temer. Os mercadores do mal são nosso alvo. Vamos em frente, porque nossa causa é a mesma dos pais curitibanos: proteção para nossos jovens curtirem o melhor da vida.

*Rafael Greca é prefeito de Curitiba.

Comments are closed.