O zelador da cidade

O prefeito Rafael Greca (PMN) revela nesta quarta-feira (15) que contratou um “chato” — Renato Kiche — para zelador municipal de Curitiba. O prefeito também lança o bordão “Viva Curitiba” com vistas às comemorações dos 324 anos da capital paranaense no próximo dia 29 de março.

O zelador da cidade

Rafael Greca*

Quando anunciei que nomearia um zelador municipal para Curitiba, muita gente achou que era brincadeira. Não era. Mais importante que tentar vender a ideia de que uma única pessoa, um zelador, conseguiria tabular e encaminhar solução para todos os problemas do cotidiano, a intenção, também, era mostrar que as pessoas comuns, os moradores, podem contribuir para a administração.

A nomeação do Renato Kiche, um curitibano chato assumido, um reclamão que conheci nas redes sociais, tem um significado amplo. Renato sempre teve iniciativa de questionar, cobrar solução para as coisas erradas em nossa Curitiba. Mas ele não reclamava somente na Prefeitura, onde sempre foi campeão de ligações ao 156. Renato também cobrava os demais moradores para que fizessem sua parte para o bom funcionamento do município. “A culpa não é só da Prefeitura, o morador também tem suas obrigações com a cidade”, diz ele.

E ser zelador, não só para o Renato, mas para todos os moradores que gostam de nossa querida Curitiba, e também para nossas equipes da Prefeitura, é tentar observar todos detalhes da rotina urbana e contribuir para a solução dos problemas.

Economia

A administração pública eficiente não faz somente grandes projetos, obras estruturantes, planejamento futuro, ela zela por todos os detalhes, por menores que sejam. Quando lavamos a Rua XV, quando limpamos a praça Rui Barbosa, fazemos o mesmo que um morador faz na calçada de sua casa, visando a limpeza, higiene, uma rua bonita para todos.

Esse zelo não deve ser apenas do Renato ou da Prefeitura. Cada cidadão também pode contribuir de alguma forma, com pequenas coisas do dia-a-dia. Quantos mais curitibanos fizerem isso, maior o conjunto de ações positivas. Um exemplo é aquele grupo de jovens que joga basquete na pracinha do Juvevê. Eles cuidam da quadra como se fosse na casa deles, até fazem vaquinha para comprar algo necessário para melhorar a quadra. Que maravilha isso, parabéns a todos os curitibanos que nos ajudam a fazer a cidade sempre melhor. Somos todos zeladores, Curitiba é nossa casa.

Viva Curitiba!

>*Rafael Greca é prefeito de Curitiba.

Comments are closed.