Richa vai reduzir em 50% salários de professores no Paraná; GREVE NELE!

Embora ostente um supersalário de R$ 67 mil, o governador Beto Richa (PSDB) vai reduzir em 50% os salários dos professores que tiveram afastamentos nos últimos cinco anos no Paraná.

O sistema de distribuição de aulas extraordinária penaliza o profissional que faltou por doença, cursos, licença-prêmio e morte do cônjuge, segundo a Resolução 113/2017.

O professor que tem padrão de 20 horas ficaria proibido de pegar mais 20 aulas (extraordinárias), por exemplo, caso ele tenha se licenciado em algum momento do passado para um tratamento de câncer. Portanto, o salário desse profissional ficaria reduzido a 50%.

Isto é motivo de greve ou não?

Esse critério draconiano havia sido suspenso no início da semana por força de uma liminar, mas um desembargador do TJPR a derrubou em decisão monocrática. A questão voltará para o pleno da corte.

Noutra frente da batalha jurídica, a 14ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba derrubou nesta quarta (8) o artigo 9º da Resolução 113, que previa a redução da hora-atividade de 33% para 25%. Esse lance representaria a demissão de até 10 mil professores nas escolas da rede pública.

A medida suspensa hoje atingiria, sobretudo, os professores contratados em regime PSS (mas também tocaria o quadro próprio).

É dentro desse contexto que a APP-Sindicato realizará neste sábado (11), na cidade de Maringá, a assembleia geral da categoria para deflagrar greve por tempo indeterminado. A expectativa é que o movimento seja iniciado dia 15 de fevereiro, o que suspenderia o início do ano letivo de 2017.

15 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. E mais uma vez quem mais sofre são os alunos👏👎

  2. APOIOADO,

    CORTEM OS CARGOS COMISSIONADOS, QUE SÓ SERVEM PARA ENGORDAR A FOLHA DE PAGAMENTO.

    ACHO QUE 20 A 30% DA FOLHA DO ESTADO.

    COMISSIONADOS E DIVERSOS DE ASSESSORES, PELOS ORGÃOS, POR QUE E PARA QUE?

    ECONOMIA GERAL! E DE O REAJUSTE DOS SERVIDORES PÚBLICOS, OS QUE TEM CCS, TEM MAIS QEU O DOBRO DOS OUTROS….E A RESPONSABILIDADE, É DE QUEM FAZ O CAFEZINHO.

    ESSE SIM, É O CARA!

    • No Paraná, não é só Beto Richa que tem supersalário. O senador Requião recebe 64,2 mil reais. Somado salário de senador e aposentadoria de governador.

  3. Já não sei se é o caso de greve. A classe está tão fragilizada que não sei se sustentaria a greve nesse momento. Mesmi porque um Estado que não tem um Judiciário imparcial, não tem muito o que fazer. Um estado que tem o Executivo como Beto Richa e equipe, um legislativo que prefere entrar no camburão e ferrar com o povo que o elegeu é um Judiciário que só tem o lado do governo. Greve pra quê? Para um desgaste que não vai chegar a lugar nenhum. Vejo nesse momento a greve como mais munição para o governo. Hora de juntarmos força e união nas trincheiras do chão da escola. A greve nesse momento fragiliza ainda mais a classe e fortalece o governo.

    • Oi, colega; sei lá, eu nunca fico fragilizado, sempre estou animado, se estivesse desanimado já teria partido pra outra profissão, que incluseve também tenho, mas gosto de lecionar; também não ando aí stressado, durmo bem, quando resolvo tomar uma gelada vou, sem problema, viajar vou, sabe; também não misturo magistério profissão com politica, acho até que é isso que ficam mais stressados, sei lá, me desculpe por comentar aqui na sua fala.

    • Concordo com vc Edna.

  4. Caros, é muito facil entrar na pagina da transparência,

    http://www.transparencia.pr.gov.br/pte/pessoal/servidores/poderexecutivo/remuneracao?windowId=4fd,

    aqui vc pode confirmar o valor citado acima, mas o que se deixa de dizer é que esse valor se refere a dezembro e conta com salario + decimo terceiro brutos. Então dá pra dizer que os professores também ganham o dobro do que estão dizendo. Se pode pro governador pode pra todos.

    Não estou comparando salários, apenas critérios de divulgação. Quando é professor mostram o valor com todos os descontos, mas pra outros pode pegar o valor bruto + 13º salario.

    • Ora, mas o próprio governador divulga o valor bruto do salário dos professores, além de fazer maquiagem nos cálculos para colocar a população contra os docentes.

  5. 50% do que…é isso mesmo, 50% de nada é NADA, será que alguém enxerga o que esta acontecendo já são mais de 10 mil na rua, (e a APP fazendo a guerrinha dela) e os outros educadores e profissionais da educação que não foram contratados, sem renda e emprego (outros 20 mil)…serve para que a greve para essas pessoas…alguém não sabe o que esta acontecendo…Governo Richa, chame os temporários que você resolve o problema…

  6. Mas tu és mesmo um cara de pau mentiroso! Eu até tinha alguma simpatia por ti, quiçá por nunca ter lido teus comentários! Publicar essa matéria com o título que escolheste… apresenta mesmo teu caráter mentiroso e tendencioso. Por que não te limitas a apresentar a verdade como ela é e deixar que teu leitor reflita e adote um posicionamento de acordo com suas conclusões? Ah, não, tu queres mesmo é ganhar em cima da mentira, da calúnia. É próprio dos covardes.

    • Concordo contigo, é o mesmo da matéria sobre as vaias ao Moro nos EUA, na verdade as vaias foram pró Moro e contra uma petista que estava lá pra atrapalhar tudo, como sempre fazem

      • Educação, concordo com você, pela cara do Moro aquelas vaias não eram para ele. Ele ficou em silêncio, “super alegre”até que as vaias parassem. Mas com certeza não eram para ele.

  7. de quais professores?
    da rede de ensino básica já que recebem pouco?
    muito pouco, comparados com os

    das universidades que recebe muito e muito mesmo, e ainda TIDES, congresso, incentivo a titulação, direito a fazer pos, ficar afastado e tudo conta na aposentadoria, recebem,
    15 mil, 20 mil, por 4 horas aula?

    é a vingança do governo frente aos professores do ensino básico,
    a parte da educação que deveria receber maior investimento e suporte, já que é a base de tudo, e nas universidades se prolifera o ensino a distancia.
    não em outra explicação já que a arrecadação do estado aumentou, e muito.

    • A APP não tem que ficar dando trela para reunião de última hora com o governo. É O CASO DE ENVIAR A PAUTA COM AVISO DE RECEBIMENTO AO GOVERNADOR, diretamente, COM a PAUTA, atendeu bem senão, GREVE.
      CHEGA DE REUNIÃO, FORAM QUANTAS PARA CHEGARMOS NESSA SITUAÇÃO VEXATÓRIA.
      Brio e luta pelos direitos, conquistas e condições de trabalho.
      APP A HORZ É AGORA OU VCS MOSTRA O QUE É UM SINDICATO DE VERDADE OU PODEM FECHAR AS PORTAS.

    • POVO DO PARANÁ EM TEMPOS DE CRISE TAO PROPAGADA, COMO PODE UM GOVERNADOR RECEBER O SALÁRIO EXPOSTO NESSA NOTA.
      DE QUALQUER FORMA VAMOS PEDIR QUE OS SALÁRIOS DE TODOS OS NOMEADOS DE GOVERNOS, SECRETÁRIOS, COMISSIONADOS EM GERAL SOFRAM UM REDUÇÃO DE 80℅.
      CADÊ O SACRIFÍCIO?