Rafael Greca: Inova, Curitiba

O prefeito de Curitiba Rafael Greca (PMN) discorre em sua coluna, nesta quarta (8), sobre os projetos de inovação que pretende para a cidade. Ele afirma que será parceiro da juventude e que apostará em coworkings, fablabs, startups, enfim, no Vale do Pinhão para criar empregos e renda.

Inova, Curitiba

Rafael Greca*

Vem inovar comigo Curitiba, vem comigo retomar a vanguarda em nossa cidade. Aonde é que foi parar aquela capacidade inovadora que no passado foi uma marca de nossa Capital? Que fim levou aquela tradição de apresentar ao País e ao Mundo soluções pioneiras para os problemas mais simples de uma cidade e projetos inovadores para as grandes necessidades estruturantes?

Curitiba já foi a cidade latino –americana que deu exemplos para o Planeta. Infelizmente, houve um adormecimento desse nosso diferencial, mas não podemos culpar o povo curitibano por isso. Faltaram, nos últimos anos, a liderança, o apoio, o abre-alas do poder público municipal.

Mas vamos fazer, de novo, Curitiba a mais vanguardista do País. Vem comigo, vem, vamos juntos para o Vale do Pinhão, o nosso Vale do Silício das Araucárias. Todos são bem-vindos, o inovador, o criador, o empreendedor, o que não tem medo de errar e tem a ousadia de arriscar.

Economia

Startups, fablabs, empreendedorismo, cooworking, o vocabulário é novo, mas no fundo a vontade, as ideias, a imaginação são as mesmas da Curitiba de um passado recente que criava dia sim dia não.

O Vale do Pinhão já começou, ali no Moinho Rebouças, sede da nossa Fundação Cultural, que agora passar a ser o Engenho da Inovação. Estamos integrando Agência Curitiba, Ippuc, universidades, órgãos públicos e instituições privadas, para que o Vale do Pinhão seja o elo entre essas frentes e instituições no desenvolvimento tecnológico da cidade, gerando emprego e renda.

Estamos revisando o plano de incentivo fiscal e tributário do ISS tecnológico e demais tributos municipais, e também readequando espaços e incentivos para as empresas instaladas ou que queiram se instalar no Vale do Pinhão. Nos preparamos para a nova modernidade, para vencer a burocracia, para promover o empreendedorismo com velocidade e eficiência.

Nossos jovens estão antenados, empolgados, dispostos a empreender, mas precisam de uma liderança, de um porto seguro, do nosso incentivo. A Prefeitura será parceira de coworkings, fablabs, startups e todos os agentes e espaços de economia criativa neste grande projeto. O futuro é agora, vem inovar comigo Curitiba.

*Rafael Greca é prefeito de Curitiba pelo PMN.

Comments are closed.