Rafael Greca: A Grande Curitiba

O prefeito Rafael Greca (PMN), em sua coluna desta quarta (22), anuncia a criação do “Mercado Comum Metropolitano” de olho na massa populacional com poder de compra de R$ 3 bilhões/ano na Grande Curitiba.

A Grande Curitiba

Rafael Greca*

A Grande Curitiba não acaba no Rio Atuba nem no Contorno Sul. A Grande Curitiba vai além do Parque São José e do Lago Azul. Somos uma grande cidade de 29 municípios e 3,2 milhões de corações de trabalhadores, estudantes, jovens, idosos e sonhadores, todos esperançosos de uma metrópole com infraestrutura, educação, saúde, segurança, lazer e cidadania.

O mapa metropolitano cresceu tanto que é quase uma região interestadual, com Rio Negro fazendo divisa com Santa Catarina; Adrianópolis e Dr. Ulysses na fronteira com São Paulo.

Nossa RMC tem área de 16,5 milhões de km2, 30% da população do Paraná e 42% do PIB do Estado. E vai aumentar mais: a taxa de crescimento populacional do Paraná é de 2,9%, a da RMC é de 3,8%, projetando uma população de 4 milhões em 2020.

Economia

A vida da Capital e das cidades da região se entrelaça, se preenche. Já passou da hora de termos um planejamento integrado, de agirmos de acordo com o que já somos: uma cidade só.

Essa tarefa eu quero assumir, quero liderar, junto com meus amigos prefeitos vizinhos e com o Pró-Metrópole, o Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da RMC, que une Prefeitura de Curitiba, Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba, Comec, Fiep, Sebrae, Fecomércio e Faciap.

Vamos fomentar cadeias produtivas e cadeias propulsivas locais, criando um verdadeiro Mercado Comum Metropolitano para uma massa populacional com poder de compra de R$ 3 bilhões/ano, mas hoje com absorção efetiva de apenas 12% deste total.

Temos que fazer funcionar melhor os consórcios metropolitanos, principalmente o do lixo, além de programas pró-indústria e pró-agricultura e a captação de recursos federais dos Programas Regionais de Desenvolvimento ao Turismo. Vamos trabalhar pela efetivação de uma rede de serviços comum e de uma malha viária comum à Rede Integrada de Transporte, uma RIT Metropolitana sem interrupções.

Com a formalização do Pró-Metrópole, Curitiba participará diretamente deste processo, em especial com o Ippuc, que já trabalha no Metrogeo, um sistema de integração de informações georreferenciadas da região. Por uma nova RMC, irmã, unida e integrada.

*Rafael Greca é prefeito de Curitiba pelo PMN.

Comments are closed.