Rafael Greca: Conhecimento em Linhas

O prefeito de Curitiba Rafael Greca (PMN) aborda em sua coluna desta quarta (15) o programa educacional voltado para o conhecimento profissional e à formação cidadã. O colunista conta experiência da Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag, no Cajuru, que recebeu o Prêmio Ozires Silva num projeto de robótica.

Conhecimento em Linhas

Rafael Greca*

Uma das ideias mais inovadoras que estamos implantando na Prefeitura está na Educação. É o Conhecimento em Linhas, programa que trará uma nova educação aos nossos alunos, com integração entre todas as áreas, para uma formação integral e mais cidadã.

Levaremos conhecimento aos estudantes dentro de pelo menos sete áreas: Linha da Vida (temas de Saúde); do Cuidado (Defesa Social); do Urbanismo (Planejamento Urbano); do Movimento (Esporte e Lazer); além das Linhas do Turismo, da Arte e da Ecologia. Além das escolas, o Conhecimento em Linhas usará diversos percursos educativos, como bibliotecas, Faróis do Saber, espaços culturais, parques, bosques e rios.

É um programa que tem como princípio inspirador a Paideia, termo originário da Grécia para a educação integral, não apenas voltada para o conhecimento profissional, mas para a formação das pessoas também como cidadãs.

Economia

Na minha primeira gestão na Prefeitura, tivemos as Linhas do Conhecimento, em que estudantes frequentavam os Piás no contraturno e já havia integração entre algumas áreas. Agora, vamos fazer isso de forma atual, inovadora, num mundo onde as crianças já estão conectadas, já nascem digitais.

Na última segunda-feira, estive com 300 estudantes da Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag, no Cajuru, para celebrar a volta às aulas. Conheci o projeto de robótica da escola, que recebeu o Prêmio Ozires Silva de empreendedorismo sustentável, um dos mais importantes do País. Os estudantes também inventaram um robô que abraça, desenvolvido para crianças autistas, e um sensor para cães cegos, que emite um sinal sonoro quando o animal chega a 50 cm de algum obstáculo.

As crianças já estão criando, inovando quase que naturalmente. Nós temos que acompanhá-las, oferecer oportunidades para que esse processo continue sempre. Essa é a nova educação, esse é o desafio, uma Paideia na perspectiva do século 21. Faremos isso qualificando, dialogando e respeitando todos os professores e profissionais da Educação, que terão a valorização merecida por dedicarem suas vidas à formação dos curitibanos do futuro.

*Rafael Greca é prefeito de Curitiba. Escreve às quartas-feiras.

Comments are closed.