Governo Richa mentiu ao dizer que estudante morto em ocupação estava “drogado” para enfraquecer movimento no PR

richa_safelO governo Beto Richa (PSDB), como sempre, mentiu sobre o estudante Lucas Eduardo de Araújo Mota, de 16 anos, morto em outubro dentro do Colégio Estadual Santa Felicidade (SAFEL), em Curitiba. Laudo técnico contraria a Secretaria de Segurança Pública, que, para esvaziar o movimento de ocupação de 800 escolas, divulgara na época que o adolescente assassinado estava drogado.

A declaração do secretário Wagner Mesquita de Oliveira, de que a vítima e seu jovem colega que o assassinou tinham usado drogas sintéticas, não se sustenta diante dos laudos técnicos. Aliás, essa falsa informação da autoridade do governo do PSDB foi utilizada para convencer os juízes a reintegrar as escolas ocupadas no Paraná.

Reportagem de Janaina Garcia, do portal UOL, diz que teve acesso ao laudo toxicológico oficial assinado pelo perito toxicologista Eduardo Rodrigues Cabrera. O documento é datado do último dia 3 e informa que não foram detectados na amostra de sangue da vítima, encaminhada para perícia, nem álcool etílico, nem benzoilmetilecgonina (nome químico da cocaína), nem antidepressivos, anticonvulsionantes, analgésicos, benzodiazepínicos ou neurolépticos.

De acordo com a mãe do estudante assassinado, a confeiteira Alexandra Nunes da Rosa, 36, ela quer que Richa e o secretário de Segurança se retratem publicamente.

“O orgulho de poder mostrar o filho que eu sei que tinha. Ninguém podia sair falando dele sem saber, senão eu; é muito revoltante ver a injustiça que fizeram com o nome e com a memória do meu menino”, disse aos prantos a mãe.

O advogado Jorge Luiz Fenianos, que representa a família de Lucas no caso, afirmou que o laudo toxicológico será utilizado na ação de indenização que será apresentada contra o Estado do Paraná, em 2017, após o recesso de janeiro no judiciário.

30 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Parece que qualquer opiniao ou luta por nos nao t valor vejo os politicos fazendo como querem e degedendo o seus lroprios entereves

  2. O pior disso tudo é q além do efeito q já trouxe, quem será condenado pela mentira do nosso governo será o Estado do Paraná e nós pagaremos a conta. Devia arder no bolso de quem faltou com a verdade e não no do povo. Lamentável!

  3. Que bom né. Assim o garoto morto pode voltar a viver ne mesmo? É como se não tivesse havido a morte. Cara, não foi o governador que matou o menino. O crime foi causado por conta do movimento. Simples assim. Se o menino tava ou não tava drogado é apenas um detalhe. Basta o blog procurar o menino assassino e vai descobrir a verdade. Foi a morte que enfraqueceu. Se tivesse sido por um espirro teria o mesmo efeito.

  4. Esmael,
    essa não é uma simples mentira.
    Essa foi uma acusação caluniosa, crime, portanto.

  5. PARA A REFLEXÃO:

    NÃO SEI O QUE MAIS NOS JUDIA, SOFRER PELA IGNORÂNCIA OU SOFRER PELA SABEDORIA…

    O VOTO É SINGULAR, MAS SUAS CONSEQUÊNCIAS SÃO NO PLURAL.

    A MELHOR POLÍTICA É A DA BOA VIZINHANÇA, CUJOS ENVOLVIDOS SEMPRE ESTÃO AO SEU LADO.
    W.P

  6. Os jovens, como sempre, os jovens CONSCIENTES lutando e se sacrificando pelo Brasil. Dou parabéns a esses jovens, xingados, brutalizados, e a esses diretores e professores que mesmo sob perigo enfrentaram a autoridade covarde.
    Corajosos, enquanto a ilegítima superintendente da Secretaria (esposa do Romanelli), sentada lá pela porta de trás, como tantos outros, às custas do marido covarde; os abutres da imprensa, e os bitolados de sempre, mandava a polícia militar os espancarem.
    Viva os jovens!

  7. é verdade marcelo santana.parece-me até que disseram que alunos fabricavam bombas para atirar na pm.mas na verdade fabricavam um antídoto para amenizar os efeitos do gáz lacrimogênio atirado pela pm.mas eu siceramente não acredito que a morte do adolescente dentro da escola foi um crime montado para enfraquecer as ocupações.

  8. O desgoverno beto lixo é uma mentira, no massacre dos professores o puxa saco do beitnho o então secretário de insegurança francischini dizia que tinha professores com coquetel molotofe.

  9. Procurador Aragão pega pesado com o “juiz” da Farsa a Jato: “É um criminoso”:

    https://www.brasil247.com/pt/247/poder/269841/Ex-ministro-da-Justi%C3%A7a-diz-que-Moro-%C3%A9-criminoso.htm

  10. tem que ir bem fundo neste caso.este caso é mesmo bem emblemático.

  11. Os advogados querem entrar com ação de indenização? Só pra entender, alguns alunos, convencidos pela APP e influenciado por professores resolveram, sem saber muito o porquê, opucar escolas. Ocorreu um crime dentro da escola levando a óbito um estudante que participava da ocupação (invasão) e a família da vitima quer ser indenizada? Por qual razão?

  12. Tem que ir todos pra cadeia, tanto oposição como situação. De preferência, levando os sindicalistas juntos.
    General Mourão nesses péssimos brasileiros, que enriquecem às custas da desgraça popular.

  13. beto lixo pensa que todos são como eles,desgoverno picareta ,a para não esquecer,ele e ficha limpa e diplomado,justiça da mentira…mais uma das vergonha do brasil.

  14. beto lixo e isso ,desgoverno e seu bando de corruptos até quando justiça da VERGONHA.

  15. Na verdade quem paga as bobagens cometidas por esse desgovernador somos nos o povo, deviam cobrar do, Beto Richa já que é ele que faz as patetadas,

  16. Quando ele não mente? Aliás, que político em alto cargo não mente?

  17. tem que exclarecer quem realmente matou o adolescente ! tem aqueles grupos que rondavam os colégios ocupados e ameaçavam os estudantes das ocupações.pode ter tambem outra linha de investigação.será que o assassino é realmente quem dizem ser ? esta caso é tão emblemático quanto o caso da morte da menina tayná !!

  18. Mentiras é o ofício dele, para mim é normal.

  19. Precatórios a perder de vista. Deviam cobrar do bolso dos envolvidos.

  20. Mas “beto rixa” mentiu?!??!??!?
    Não posso crer! kkkkkkkkk
    Votem nele para senador, cambada de “otário-eleitores”!!!

  21. PSDB: difamar é o meu nome!