Alvaro Dias: Os desafios do novo ano

O senador Alvaro Dias (PV-PR), em sua coluna desta quarta (21), afirma desejar que 2017 seja o ano da Lava Jato e que a PEC da autoria dele, que acaba com o foro privilegiado, seja aprovado pelo Congresso. Alvaro também destaca como pautas a serem retomadas no ano que vem as 10 medidas anticorrupção e cláusula de desempenho dos partidos.

Download do áudio

Os desafios do novo ano

Alvaro Dias*

Depois de um 2016 marcado por um processo de impeachment, pela crise econômica e por inúmeras denúncias de corrupção, o que esperar do próximo ano?

Primeiramente, temos que esperar que 2017 seja o ano da Operação Lava Jato, e que as autoridades judiciárias possam concluir as investigações com sucesso e sem obstáculos, e que todos os envolvidos em corrupção sejam punidos civil e criminalmente.

Economia

Mas para que a Lava Jato tenha sucesso, precisamos concluir, no próximo ano, a votação da PEC de minha autoria que acaba com o foro privilegiado. Essa deve ser a prioridade da pauta Legislativa.

O Supremo Tribunal Federal tem apenas onze ministros para cuidar de processos que envolvem todas as autoridades com foro, por isso, há lentidão e sensação de impunidade.

Além do foro, temos que concluir a votação das 10 medidas de combate à corrupção, encaminhadas pelo Ministério Público com o aval da sociedade brasileira (lembrando que caberá ao Senado fazer com que a proposta deturpada volte à forma original), e os projetos da reforma política aprovados pelo Senado, e que ainda precisam passar pelo crivo da Câmara dos Deputados.

Essas propostas que criam uma cláusula de desempenho para os partidos políticos e acabam com as coligações nas eleições proporcionais são fundamentais para que possamos reduzir os índices de corrupção no processo eleitoral.

No mais, acredito que 2017 será um ano de muitos debates e embates, especialmente em relação à reforma da previdência, mas também devemos ter esperanças de que será um ano melhor, com menos corrupção e mais oportunidades de emprego e renda. Essa é a nossa torcida!

Que a política deixe de remar contra a opinião pública; que a Operação Lava Jato possa continuar revelando e pondo um fim nos escândalos de corrupção e que, com isso, a economia recupere o seu fôlego para que o Brasil possa crescer como merece. São os nossos desejos. Um ótimo Natal a todos!

*Alvaro Dias é senador pelo Partido Verde. Ele escreve nas quartas-feiras para o Blog do Esmael sobre “Ética na Política”.

Comments are closed.